Pesquisar

Notícias



Vereadores aprovam fim do voto secreto na Câmara de Sumaré

Visualize fotos

 

Decisão unânime foi tomada na noite desta terça-feira (05) na primeira sessão de 2019


A primeira sessão de 2019, realizada na noite desta terça-feira (05) na Câmara Municipal de Sumaré, foi marcada pela aprovação do fim do voto secreto nas deliberações feitas em plenário. O Projeto de Resolução nº 01/2019 assinado pelos 21 vereadores alterou todos os casos previstos para votação secreta.

De acordo com o artigo 278 do Regimento Interno da Casa, o processo de votação secreta era utilizado nos casos de eleição da Mesa Diretora, concessão de título de cidadão, honorário, benemérito ou qualquer outra honraria e homenagem, além de apreciação de vetos do Executivo.

Na justificativa, os parlamentares reforçaram a importância de dar transparência nos processos de votação e argumentaram que a discussão do fim do voto secreto alcança abrangência nacional. “Com a evolução da sociedade e as mudanças no cotidiano do direito público, é notória a necessidade de se acompanhar as mudanças e dar aos cidadãos sumareenses a transparência em tudo aquilo que é proposto dentro do Legislativo municipal”, diz o texto.

Para o presidente da Câmara, vereador Willian Souza (PT), a primeira sessão do biênio 2019/2020 já entra para a história do município por aprovar matéria de elevado interesse social, conectando o parlamento municipal com os anseios da população. “Essa Legislatura ficará marcada pela corajosa e necessária decisão de ampliar as fronteiras da democracia sumareense. O fato de termos 21 assinaturas no Projeto de Resolução confirma o compromisso destes parlamentares com a construção de uma política transparente e limpa. Fico muito honrado por ser o presidente da Câmara nesse momento ímpar da nossa história”, disse Willian.

O vereador Dirceu Dalben (PR) também comemorou a decisão da Casa e lembrou que o atual momento político exige lisura e seriedade dos representantes eleitos pela população. “O voto secreto teve sua função nos momentos de ruptura democrática no Brasil, servindo para proteger a integridade física e moral de parlamentares, sobretudo em períodos de ditadura. Entendemos que hoje já não é mais necessário para Sumaré”, disse.

O Projeto de Lei nº 103/2018, de autoria do vereador Marcio Brianes (PCdoB), que visa estimular a criação do programa “Doe uma Placa”, e o Projeto de Lei nº 153/2018, de autoria do Vereador Ronaldo Mendes (PSDB), que regulamenta o uso de buzina por composições ferroviárias que trafegam no período noturno, saíram da Ordem do Dia por apresentação de emenda. Já o Projeto de Lei nº 64/2018, que institui o Cadastro de Ideias Legislativas no município, e o Projeto de Lei nº 65/2018, que institui o Maio Laranja em Sumaré, visando o Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ambos do vereador Dirceu Dalben (PR) foram retirados por pedido de vista feito pelo próprio parlamentar.

O Substitutivo Total ao Projeto de Resolução nº 02/2017, de autoria do vereador Décio Marmirolli (PSB), foi declarado sem objeto com a apresentação do Projeto de Resolução nº 01/2019.

EXTRAORDINÁRIA

Os parlamentares votaram ainda, em sessão extraordinária iniciada na sequência, a composição do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar para o biênio 2019/2020. O vereador Hélio Silva (PPS) foi eleito presidente, enquanto o vereador Ulisses Gomes (PT) foi escolhido para ser relator. Décio Marmirolli (PSB) ficou como membro e os vereadores Antônio Dirceu Dalben (PR), Dr. Rubens Champam (PSDB) e João Maioral (PDT) foram eleitos suplentes.    



Versão para Impressão

Publicado em: 06 de fevereiro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias


Sessão ordinária da Câmara de Sumaré é transferida para a próxima quinta-feira

24 de outubro de 2025

Por conta do feriado do Dia do Servidor Público, reunião que ocorreria na terça-feira, dia 28, deve acontecer no dia 30 de outubro   Os vereadores de Sumaré se reúnem para a 34ª sessão ordinária da Câmara na próxima quinta-feira (30). A mudança na data da reunião, que normal...

Leia Mais

Audiência Pública LOA 2026: Confira a íntegra

23 de outubro de 2025

A Câmara Municipal de Sumaré realizou, nesta quarta-feira (22), audiência pública para debater o Projeto de Lei nº 446/2025, de autoria do prefeito Henrique do Paraíso, que orça a receita e fixa as despesas de Sumaré para 2026. Conhecido como Lei Orçamentária Anual (LOA), o pr...

Leia Mais

Vereadores aprovam Carteira de Identificação da Pessoa com Epilepsia em Sumaré

21 de outubro de 2025

Proposta do presidente do Legislativo, vereador Hélio Silva, recebeu 20 votos favoráveis na reunião desta terça-feira   A Câmara de Sumaré aprovou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (21), um projeto de lei que institui no município a Carteira de Identificação da P...

Leia Mais

Câmara promove audiência pública para debate da Lei Orçamentária Anual (LOA) de Sumaré  

20 de outubro de 2025

  Projeto apresentado pelo prefeito Henrique do Paraíso prevê receita de mais de R$ 1,8 bilhão para o exercício financeiro de 2026   A Câmara Municipal de Sumaré realiza, nesta quarta-feira (22), audiência pública para debater o Projeto de Lei nº 446/2025, de autoria do pre...

Leia Mais

Rodrigo Digão quer “Farmácia de Todos” em Sumaré

20 de outubro de 2025

Projeto de autoria do vereador entra em votação na sessão da Câmara desta terça-feira   Os vereadores de Sumaré se reúnem nesta terça-feira (21) para votar o Projeto de Lei nº 463/2025, que institui o Programa "Farmácia de Todos", sob a supervisão da Secretaria Municipal de...

Leia Mais

Convite Audiência Pública – LOA – 2026

17 de outubro de 2025

A Câmara Municipal de Sumaré, através de seu Presidente Vereador Hélio Silva, tem a honra de convidar a todos (as) os interessados (as) para a AUDIÊNCIA PÚBLICA com a finalidade de apreciar o Projeto de Lei nº 446, de 26 de setembro de 2025, que “Orça a Receita e fixa a Despes...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!