Moção de apelo apresentada pelo presidente da Câmara recebeu 18 votos favoráveis
O presidente da Câmara Municipal de Sumaré, vereador Willian Souza (PT), apresentou moção de apelo ao presidente da República, Jair Bolsonaro, e ao governador do Estado de São Paulo, João Doria, pedindo incentivos ao crescimento da produção têxtil em Sumaré, bem como a implantação de mecanismos para que não haja alto índice de importações neste segmento. A moção foi aprovada com 18 votos durante a sessão ordinária realizada na noite desta terça-feira (17).
Sumaré é integrante da chamada Região do Polo Têxtil (RPT), formado ainda pelas cidades de Nova Odessa, Americana, Hortolândia e Santa Bárbara d’Oeste, conhecida como o maior polo da indústria têxtil do Brasil. Trata-se também de um dos principais locais em que são produzidas fibras artificiais e sintéticas na América Latina. A produção na região, em sua maior parte, é de tecidos para vestuário masculino e feminino, tecidos para decoração e tecidos técnicos.
“Nosso município abriga cerca de 50 fábricas de manufaturas têxteis (fios/linhas, tecidos e malhas), beneficiamento e confeccionados (vestuário e linha lar), gerando aproximadamente dois mil empregos diretos. Uma participação relevante na economia local e regional. No Estado, aproximadamente 450 mil trabalhadores e trabalhadoras dependem deste segmento”, destaca Willian Souza.
O vereador ressalta, no entanto, que tais indústrias e empresas convivem constantemente com o temor da entrada de produtos importados no mercado nacional, principalmente nesta área têxtil, fato que destrói a indústria nacional. “Nossa produção regional sofre a partir das mudanças comerciais, com o aumento da importação de produtos, principalmente asiáticos, perdendo a competitividade no segmento têxtil”.
Com a competição desigual, segundo o presidente da Mesa Diretora, muitas empresas perdem condições de permanecer no mercado, sofrendo grande impacto e sendo obrigadas a diminuírem sua produção e demitirem trabalhadores.
Entre as principais demandas das indústrias e que dependem da intervenção dos governos Estadual e Federal, estão a ampliação da concessão do benefício do crédito outorgado de ICMS para insumos ainda não contemplados, como o algodão; revisão dos preços do gás natural e GLP, permitindo a concorrência no mercado global; e a possibilidade de utilizar créditos acumulados do ICMS para o pagamento de fornecedores e uma ação de combate à informalidade.
Publicado em: 18 de setembro de 2019
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Evento ocorre na quarta-feira, às 19h, e será conduzido pelo escritor Leandro Rafer Venancio da Silva, especialista em acessibilidade e inclusão Na próxima quarta-feira (3), o plenário da Câmara de Sumaré recebe a palestra “Autismo na adolescência e na vida adulta”. Uma inic...
Sessão solene aconteceu no auditório da Faculdade Anhanguera de Sumaré, na noite desta quinta-feira Os estudantes eleitos para o Parlamento Jovem 2026 da Câmara Municipal de Sumaré tomaram posse na noite desta quinta-feira (27). A sessão solene aconteceu no auditório da Facul...
Evento promovido pela Comissão de Meio Ambiente do Legislativo e solicitado pela Associação de Defesa do Meio Ambiente de Sumaré acontece na segunda-feira A Câmara de Sumaré promove, na próxima segunda-feira (1º), audiência pública para debater assuntos relevantes ligados...
Reunião convocada pela Comissão de Saúde e Educação do Legislativo debateu políticas municipais para crianças com autismo, TDAH e outras condições que impactam o desenvolvimento infantil A Câmara Municipal de Sumaré realizou, na noite desta quarta-feira (26), uma audiência...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9