Pesquisar

Notícias



Professoras prestam esclarecimentos à Comissão da Câmara sobre complementação

Professoras prestam esclarecimentos à Comissão da Câmara sobre complementação
Visualize fotos

Três servidoras públicas municipais da área da educação falaram nesta sexta-feira, 10 de agosto, aos vereadores membros da Comissão de Assuntos Relevantes que discute sobre a complementação de aposentadoria e pensão de servidores em Sumaré. Elas afirmaram que a administração passada omitiu informação sobre a situação de irregularidade do direito apontada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A servidora Aparecida Alves Herrera ingressou no serviço público em agosto de 1991 após aprovação em concurso. “Em 2016 já ouvíamos boatos sobre a inconstitucionalidade da complementação e que não conseguiríamos ter esse direito. Nunca ninguém nos procurou para nos dizer que havia esse problema. Entendemos que é uma injustiça que foi feita conosco e fomos muito humilhadas por colegas e até autoridades. Eu trabalhei uma vida inteira e na hora de aposentar para descansar eu não consigo”, disse em depoimento.
O presidente da Comissão, vereador Dirceu Dalben (PPS), esclareceu que o TCE vinha apontando alguns questionamentos no pagamento de complementação de servidores e depois de alguns apontamentos houve uma determinação para cessar o pagamento no início de 2017. Portanto, as professoras que fizeram o pedido após o início de janeiro deste ano em questão, tiveram seu direito de complementação negado. Diante disso, em negociação com o Poder Executivo, resolveram voltar ao serviço até conseguirem resolver essa situação.

A professora Iara Aparecida de Oliveira Machado também afirmou que não foi notificada sobre essa contribuição. “Quando mudou o sistema previdenciário de Sumaré, de celetista para regime próprio, fomos orientadas a continuar no sistema que estávamos porque teríamos a complementação. Já que faltava pouco tempo para nos aposentar. Como leigas, acreditamos nas pessoas que se diziam autoridades no assunto. Então fomos chamadas para assinar a opção por CLT. Quando então eu aposentei veio alguém e me diz que não tenho o direito e que mentiram toda minha vida”, explicou à Comissão.

A professora Edna Cristina Peracini também ingressou no concurso de 1991 e passa pela mesma situação. “Houve uma negligência da administração anterior de não nos colocar a par. Se tinha que criar um fundo e se tinha um apontamento cabia a administração nos chamar e explicar o que estava acontecendo. Me sinto injustiçada. Outras pessoas abriram mão de outras oportunidades e escolheram prestar serviços na prefeitura de Sumaré devido a essa complementação”, afirmou em depoimento.

Dirceu lembra que as servidoras não são obrigadas a assumir um ônus que não é delas, uma vez que ninguém teria comunicado que teriam esse prejuízo. E explicou que a Comissão não tem o poder de tomar a decisão final, mas é sim um instrumento para ajudar o Poder Executivo e os servidores no sentido de manter os direitos.

“Essa comissão foi montada com intuito e interesse em apresentar algo alternativo no sentido de colaborar para que os servidores que têm direito a complementação continuem tendo este direito e quem já está recebendo também continue recebendo. Em nenhum momento a Câmara Municipal e essa comissão se omitiu”, explicou.

O vereador Claudio Meskan (PSB) lembrou a todos que prefeitura de Sumaré só cumpriu o que o TCE determinou. “Nós estivemos no Tribunal de Contas levando a reivindicação de todos. O sistema vem de lá de cima, não é daqui de Sumaré. E a administração hoje tem a preocupação de ajudar e resolver”, concluiu.

SOBRE A COMISSÃO

Como autor da proposta, o vereador Dirceu Dalben automaticamente tornou-se presidente da Comissão. Os outros membros foram indicados pelo presidente da Câmara de Sumaré, Joel Cardoso da Luz. Desta forma, o vereador João Maioral (PDT) foi indicado para relator e os vereadores Claudio Meskan (PSB), Sebastião Correa (PTB) e Valdir de Oliveira (DEM) como membros.



Versão para Impressão

Publicado em: 10 de agosto de 2018

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias


Câmara de Sumaré entrega Diploma de Honra ao Mérito Dandara e Zumbi dos Palmares

17 de novembro de 2025

Honraria será concedida a 12 personalidades em sessão solene, nesta quarta-feira, no plenário do Legislativo  A Câmara de Sumaré promove, nesta quarta-feira (19), a Sessão Solene de entrega do Diploma de Honra ao Mérito Dandara e Zumbi dos Palmares. Em 2025, serão homenageada...

Leia Mais

Presidente Hélio Silva quer “Dia Municipal do Motoboy” em Sumaré

17 de novembro de 2025

Proposta será debatida na sessão da Câmara desta terça-feira juntamente com outros três projetos  Os vereadores de Sumaré votam, na sessão ordinária desta terça-feira (18), um projeto de lei que institui no Calendário Oficial de Eventos o “Dia Municipal do Motoboy”. O PL nº 1...

Leia Mais

Câmara de Sumaré aprova PPA que prevê receita de R$ 7 bi para os próximos 4 anos

12 de novembro de 2025

Texto enviado pelo Executivo foi debatido em audiência pública e aprovado em dois turnos de votação Os vereadores de Sumaré aprovaram o Projeto de Lei nº 420/2025, de autoria do prefeito Henrique do Paraíso, que dispõe sobre o Plano Plurianual para o quadriênio 2026-2029. A m...

Leia Mais

Defesa Civil de Sumaré é homenageada pela Câmara após atuação em temporal

11 de novembro de 2025

Moção de congratulação destacou profissionalismo, agilidade e dedicação dos servidores, que trabalharam sob condições adversas para proteger vidas e minimizar prejuízos A equipe da Defesa Civil de Sumaré foi homenageada pela Câmara Municipal, durante a sessão ordinária desta...

Leia Mais

PPA 2026-2029 é votado em segundo turno pela Câmara de Sumaré

10 de novembro de 2025

Após ser debatido em audiência pública e aprovado em primeiro turno, projeto vai para sua última etapa antes de ser colocado em prática  Nesta terça-feira (11), os vereadores de Sumaré votam, em segundo turno, o Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2026-2029. O Projeto de...

Leia Mais

Parlamento Jovem aprova 34 documentos na última sessão do ano

10 de novembro de 2025

Estudantes votaram indicações, moções e projetos de lei na reunião deste sábado  Os parlamentares jovens da Câmara de Sumaré se reuniram na manhã deste sábado (8) para a última sessão do ano. Os estudantes debateram e votaram 34 documentos, entre indicações, moções e projetos...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!