Os cidadãos sumareenses atenderam ao chamado dos vereadores e compareceram à primeira sessão ordinária de 2016 realizada na noite desta terça-feira no plenário da Câmara Municipal. A abertura oficial do ano parlamentar recebeu um grupo de moradores vítimas da enchente em Sumaré interessado no projeto de lei que prevê autorização para descontar o prejuízo no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), advogados, profissionais de diversas áreas e cidadãos curiosos para ver o início dos trabalhos e a volta do vereador Antônio Dirceu Dalben (PROS).
Os problemas da cidade foram sendo apresentados por cada vereador e discutido por todos de forma ampla e democrática de tal forma que a duração do expediente não foi suficiente para todas as reivindicações dos moradores entregues aos parlamentares durante a semana.
O expediente é o período onde são lidos, discutidos e votados as indicações, requerimentos e moções, nessa ordem, e pode durar até três horas sem contar suspensão. A quantidade de requerimentos protocolados foi expressiva, se comparada com outras sessões. 67 requerimentos foram protocolados, mas o tempo só permitiu a leitura e discussão até o número 54. Dessa forma, os requerimentos restantes e as moções são adiados para a próxima sessão a ser realizada excepcionalmente na próxima quinta-feira, dia 11, devido ao carnaval.
A rejeição aos requerimentos apresentados pelo vereador Dirceu Dalben causaram revolta ao parlamentar que usou a tribuna para defender seus pedidos de informações ao Poder Executivo. A população presente também polemizou diante os pedidos para votar separados os requerimentos de Dalben. Os documentos foram rejeitados, em sua maioria, por 11 a 10.
O desconto no IPTU para vítimas da enchente em Sumaré era o projeto mais aguardado pela população presente. O projeto foi apresentado pelo vereador Dirceu Dalben inicialmente, mas um outro projeto substitutivo entrou em regime de urgência de autoria dos vereadores.
O projeto inicial do vereador Dirceu Dalben, de nº 35/2013, faculta o contribuinte que teve prejuízos causados por enchentes a compensá-lo quando do pagamento do IPTU. Para ser indenizado, o contribuinte apresentará ao órgão competente da prefeitura de Sumaré requerimento indicando sua qualificação, relação e os valores a serem indenizados. “O objetivo deste projeto é reparar a injustiça histórica, sem exagero à população de nossa cidade, que vive à época das chuvas o suplício das enchentes”, comentou o parlamentar.
O projeto substitutivo concede a isenção ou remissão do IPTU incidente sobre imóveis edificados atingidos por enchentes e alagamentos causados pelas chuvas ocorridas no município a partir de 1º de novembro de 2015. Serão considerados também os danos com a destruição de alimentos, móveis e eletrodomésticos.
O projeto substitutivo foi votado e aprovado por unanimidade. Dessa forma, o projeto de lei inicial do vereador Dirceu foi substituído.
Outro projeto aprovado na noite desta terça-feira foi o projeto de lei nº 11/16 apresentado em regime de urgência pelo Poder Executivo. O projeto revoga o artigo 8º da Lei nº 5797, de 24 de setembro de 2015, que institui o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS). O procedimento, segundo o projeto, é necessário uma vez que, com o fim dos prazos da anistia dos juros e multas dado pelo REFIS, o contribuinte passa novamente a ter o prazo citado na redação do artigo 321 da Lei Municipal 2244/90, dada pela Lei Municipal 3995, de 24 de fevereiro de 2005.
Publicado em: 23 de fevereiro de 2016
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Além do projeto apresentado pelo prefeito Henrique do Paraíso, que prevê arrecadação de R$ 1,8 bilhão para o próximo ano, vereadores aprovaram duas emendas impositivas de autoria do presidente do Legislativo, vereador Hélio Silva Durante a sessão ordinária desta terça-fei...
Peça do orçamento será votada em segundo turno com duas emendas impositivas de autoria do presidente Hélio Silva A Câmara Municipal de Sumaré vota, nesta terça-feira (9), em segundo turno, o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. Enviado pelo prefeito Henrique do Pa...
Solenidade destacou trajetórias que contribuem para a história, a cultura e o desenvolvimento de Sumaré Em uma noite de celebração a personalidades e autoridades que ajudam a contar a história de Sumaré, a Câmara Municipal promoveu, nesta quinta-feira (4), uma sessão solene...
Discussão abordou barreiras sociais, expectativas e políticas de inclusão para pessoas autistas O plenário da Câmara Municipal de Sumaré recebeu, nesta quarta-feira (3), a palestra “Autismo na adolescência e na vida adulta”, iniciativa do gabinete do vereador Professor Edinh...
Projetos do Executivo são aprovados por unanimidade em regime de urgência; propostas sobre LGPD, Lei Anticorrupção e Identidade Pet foram adiadas por três sessões Dois projetos de lei foram aprovados durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Sumaré, que ocorreu na tar...
Encontro solicitado pela Ademas e convocado pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara promove diálogo entre Legislativo, sociedade civil e especialistas O meio ambiente foi tema de uma audiência pública realizada no plenário da Câmara Municipal de Sumaré na tarde desta segund...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9