Pesquisar

Notícias



PL garante vaga para gestantes e lactantes com crianças de colo em Sumaré

Visualize fotos

 

Proposta apresentada pelo vereador Ulisses Gomes vale para estacionamentos públicos e particulares do município

 

Um Projeto de Lei que será votado durante a sessão ordinária desta terça-feira (10), na Câmara Municipal de Sumaré, assegura a reserva de vagas preferenciais para gestantes e lactantes com crianças de colo. A medida vale tanto para estacionamentos públicos quanto para os privados. O PL nº 269/2019 tem autoria do vereador Ulisses Gomes (PT).

A proposta reserva 2% do total de vagas às gestantes e lactantes acompanhadas de crianças de colo, garantida, no mínimo, uma vaga devidamente sinalizada e com as especificações técnicas de desenho e traçado de acordo com as normas vigentes.

A utilização das vagas, conforme o vereador, será feita mediante uso de adesivo de identificação afixado no veículo e fornecido pela autoridade de trânsito local. O adesivo terá validade de nove meses, iniciando-se da data da constatação da gestação por parte da mulher, sendo atualizado por mais 12 meses após o nascimento da criança.

“O período gestacional é, para a mulher, um momento divino, em que o corpo dá o alimento e energia para que outro corpo se desenvolva”, justifica Ulisses Gomes em seu projeto.

“É nesse período que surgem as maiores dificuldades para a mulher, conforme os meses vão passando e a criança em seu útero vai crescendo e se desenvolvendo. Aumentam as visitas ao médico, as pernas incham, a circulação do sangue fica dificultada, o andar começa a ser uma atividade que exige maior cuidado, entre tantas outras situações que só podem ser explicadas pela mulher”, completa o vereador.

Quem estacionar nas vagas em desacordo com as normas estará cometendo infração grave e ficará sujeito ao Código de Trânsito Brasileiro, que prevê multa e remoção do veículo como penalidade. Se o PL for aprovado, o Poder Executivo Municipal deverá regulamentar a lei em 120 dias.

ORDEM DO DIA

Além do PL do vereador Ulisses Gomes, outros oito projetos entram em votação durante a sessão desta terça. O PL nº 308/2019, do vereador Ronaldo Mendes (PSDB), dispõe sobre o atendimento preferencial à pessoa com fibromialgia em Sumaré. O PL nº 105/2018, de autoria de Marcio Brianes (PCdoB), proíbe informes de qualquer natureza em estacionamentos ou similares com dizeres que isentem os estabelecimentos comerciais ou congêneres da responsabilidade por danos materiais e/ou objetos deixados no interior do veículo.

O PL nº 191/2019, de autoria do vereador Dr. Rubens Champam (PSDB), institui no calendário oficial do município o “Dia do Nascituro” e a “Semana da Vida”. O PL nº 274/2019, apresentado pelo vereador Dr. Sérgio Rosa (PDT), altera e acrescenta dispositivo à Lei 2.604, de 3 de novembro de 1993, e dispõe sobre atendimento preferencial a gestante, mulheres com crianças no colo, deficientes, aposentados, idosos de ambos os sexos e portadores de neoplasia maligna, em estabelecimentos comerciais de serviços e similares do município de Sumaré.

Serão debatidos ainda o PL nº 293/2019, de autoria do vereador Dudú Lima (Cidadania), que dispõe sobre a obrigatoriedade de empresas prestadoras de serviço a enviar a identificação e notificação de funcionários quando forem prestar serviços em propriedade privada no âmbito do município; além do  PL nº 314/2019, do vereador Professor Edinho (Rede), que institui o Dia Municipal do Inspetor de Alunos no calendário oficial de Sumaré.

Para finalizar a Ordem do Dia, serão votados o PL nº 323/2019, do prefeito Luiz Dalben, que aprova o Plano Diretor Municipal de Turismo; e o PL nº 330/2019, que estabelece obrigatoriedade de reserva especial para permanência de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida em eventos públicos e privados no município.

A Câmara de Sumaré fica na Travessa 1º Centenário, 32, Centro.



Versão para Impressão

Publicado em: 09 de dezembro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias


Convite Audiência Pública – A não renovação da concessão do Hospital Estadual e Sumaré à Unicamp e seus impactos na saúde pública municipal

04 de junho de 2025

CAMARA MUNICIPAL DE SUMARÉ   EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA   A Câmara Municipal de Sumaré, através de seu Presidente Helio Silva, torna pública a data da realização da AUDIÊNCIA PÚBLICA para discussão sobre “A Não renovação da Concessão do Hospital Estadual de...

Leia Mais

Câmara aprova moção de apoio à campanha de doação de sangue para parlamentar jovem de Sumaré

20 de maio de 2025

Luana Machado está em tratamento no Hospital Boldrini, em Campinas, especializado em oncologia e hematologia pediátrica  A campanha de doação de sangue em nome da parlamentar jovem Luana Machado ganhou reforço após aprovação de uma moção de apoio pela Câmara Municipal de Suma...

Leia Mais

Parlamento Jovem aprova quatro moções na sessão deste sábado

19 de maio de 2025

Estudantes eleitos se reuniram para debater homenagens a figuras do esporte e comemoração de datas históricas; indicações sobre bibliotecas comunitárias e ensino de Libras também foram apresentadas   Na manhã deste sábado (17), os parlamentares jovens de Sumaré aprovaram qua...

Leia Mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA

19 de maio de 2025

CAMARA MUNICIPAL DE SUMARÉ   EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA   A Câmara Municipal de Sumaré, através de seu Presidente Helio Silva, torna pública a data da realização da AUDIÊNCIA PÚBLICA para discussão sobre “A Não renovação da Concessão do Hospital Estadual de...

Leia Mais

Escola do Legislativo retoma campanha de doação de sangue ao Boldrini

19 de maio de 2025

Ação lançada pela família de parlamentar jovem em tratamento de saúde no hospital incentiva a participação de novos doadores   A Escola do Legislativo Profa. Ceilita Miranda de Nadai da Câmara Municipal de Sumaré retoma a campanha lançada pela família da parlamentar jovem Lu...

Leia Mais

Vereadores votam uso de pulseira lilás para pacientes com TEA em Sumaré

19 de maio de 2025

Proposta do vereador Wellington Souza está na Ordem do Dia da sessão ordinária da Câmara Municipal dessa terça-feira A Câmara de Sumaré se reúne nesta terça-feira (20) para apreciar o Projeto de Lei nº 296/2025, que assegura às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.6

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!