Pesquisar

Notícias



Oitiva da CEI da Pró-Saúde traz à tona carga horária médica incompleta e prestação de contas rejeitadas

Oitiva da CEI da Pró-Saúde traz à tona carga horária médica incompleta e prestação de contas rejeita
Visualize fotos

A CEI (Comissão Especial de Inquérito) que investiga o contrato entre a Prefeitura de Sumaré e a Pró-Saúde ouviu três testemunhas durante oitiva realizada na tarde desta quinta-feira (06/04) na Câmara Municipal. As revelações confirmam suspeitas de irregularidades investigadas pelos vereadores.
Constituída na sessão do dia 07 de fevereiro, a comissão é composta pelos vereadores Décio Marmirolli (PSB) como presidente, Marcio Brianes (PCdoB) como relator e como membros Valdir de Oliveira (DEM), João Maioral (PDT) e Prof. Edinho (REDE).
Vanessa Gomes da Silva era auditora do contrato na parte assistencial. Informou que era responsável pelo relatório mensal encaminhado à prefeitura para fazer as melhorias cabíveis. “Entregava para Luciane que repassava para a então secretária de saúde Fauzia Abou Abbas Raiza. Relatava também a falta de médicos e medicamentos”, disse.
No depoimento, Vanessa também falou da “operação tartaruga”. “A operação tartaruga começou por volta do final de agosto, já a greve foi em novembro que teve início. A operação tartaruga iniciou por falta de pagamento aos médicos. Na operação tartaruga, os médicos não chegavam a faltar, mas não saíam para atender. Apenas um médico fazia todo o atendimento”, comentou.
O servidor concursado desde 2009 na prefeitura de Sumaré, Bruno Reina, conta que foi designado para trabalhar no planejamento da saúde no final de 2015 e revelou que a carga horária não era cumprida rigidamente por todos os médicos. “Eu ficava no controle das horas médicas desses profissionais da rede. Meu trabalho era compilar mês a mês esse controle de todas as unidades da rede, mas não era cumprido. 90% dos profissionais não atingia a carga horária do mês. Tudo era repassado para análise do contrato, mas não tinha auditor das horas médicas. O gerente da unidade era quem repassava qualquer problema”, revelou.
A transparência financeira foi outro assunto respondido pelo servidor Bruno. “A prestação de contas de 2014 foi rejeitada e o Tribunal de Contas apontou mais de uma situação. A prestação de contas de 2015 também teve apontamentos. Diante disso, tivemos uma série de reunião, mas sempre foi muito difícil que eles (a Pró-Saúde) enviassem documentos”, disse.
Outra testemunha ouvida nessa tarde foi Maria Luiza Guerra Martineli da controladoria interna. Ela informou que faltavam documentos na prestação de contas da Pró-Saúde. “Tem nota fiscal que chegava com a informação descrita como serviços prestados, mas não especificava quais eram estes serviços. E não foi uma, nem duas notas assim”, revelou.
Como responsável pelo controle interno, Maria Luiza afirmou que todos os erros encontrados foram apontados para a Pró-Saúde com a devida solicitação para a realização das correções necessárias. “Mas não recebi resposta com as correções. Só vi a prestação de contas novamente quando o Tribunal de Contas chegou. E não foram feitas as correções que apontei”, comentou.
A secretária de saúde citada pelas testemunhas, Fauzia Abou Abbas Raiza, foi convocada para prestar depoimento, mas encaminhou pedido de adiamento para a próxima reunião da CEI. A data não foi definida hoje e será discutida pelos membros da Comissão.
Na última reunião realizada no dia 23 de março, os vereadores aprovaram a sugestão para a Câmara Municipal contratar uma empresa idônea para auditar o contrato firmado entre a prefeitura de Sumaré e a Organização Social Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, entidade responsável pela operacionalização da gestão e execução das atividades e serviços complementares de saúde desenvolvidos na UPA 24 Horas (Unidade de Pronto Atendimento) e PA Matão 24 Horas (Pronto Atendimento).
 



Versão para Impressão

Fique por dentro

Outras Notícias


Câmara de Sumaré e Sumprev realizam seminário para esclarecer concessão de aposentadoria aos servidores municipais

01 de julho de 2025

Evento gratuito acontece em agosto, no plenário do Legislativo; inscrições já podem ser realizadas pelos servidores públicos A Câmara Municipal de Sumaré e o Fundo de Previdência Social do Município (Sumprev) abriram inscrições para um seminário que vai abordar as novas reg...

Leia Mais

Vereadores de Sumaré homenageiam religiosos na sessão desta terça-feira

26 de junho de 2025

Moções de congratulação às paróquias que participaram da procissão de Corpus Christi e aos 35 anos de ministério dos pastores Antônio Benedito e Sônia Capelleto foram aprovadas por unanimidade em plenário   Duas moções com temática religiosa fizeram parte da sessão ordinária...

Leia Mais

Rai do Paraíso faz homenagem a policiais que realizaram parto em via pública e à delegação sumareense nos Jogos da Melhor Idade

25 de junho de 2025

Reconhecimentos foram feitos por meio de duas moções, aprovadas durante a sessão ordinária dessa semana, na Câmara de Sumaré   O vereador Rai do Paraíso (Republicanos) apresentou duas moções de congratulação durante a sessão dessa semana, na Câmara Municipal de Sumaré. A moç...

Leia Mais

LDO que prevê receita de R$ 1,6 bilhão para Sumaré em 2026 é aprovada no Legislativo

24 de junho de 2025

Peça orçamentária foi confirmada em segundo turno pela Câmara Municipal, nesta terça; texto vai orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o próximo ano   A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2026 foi aprovada, em segundo turno, na Câmara Mun...

Leia Mais

Saúde preventiva é tema de palestra na Câmara

24 de junho de 2025

Conduzido pelo fisioterapeuta Dr. Renato Costa, evento acontece nesta quinta-feira, com transmissão pelo Youtube   O plenário da Câmara de Sumaré recebe, nesta quinta-feira (26), a palestra “Bem estar físico, mental e social: a Saúde Preventiva”. Ministrado pelo gestor do De...

Leia Mais

Câmara de Sumaré vota LDO 2026 em segundo turno

23 de junho de 2025

Projeto de autoria do prefeito Henrique do Paraíso prevê receitas de R$ 1,6 bilhão para o próximo exercício financeiro Os vereadores de Sumaré votam, em segundo turno, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2026. A votação ocorre na sessão ordinária desta terça...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!