Pesquisar

Notícias



CEI do DAE encerrou os trabalhos nesta manhã e relator terá 15 dias para entregar relatório

CEI do DAE encerrou os trabalhos nesta manhã e relator terá 15 dias para entregar relatório
Visualize fotos

Foi realizada nessa manhã, 04, a última reunião de trabalhos da CEI (Comissão Especial de Inquérito) instaurada em junho do ano passado para investigar o processo de concessão do DAE (Departamento de Água e Esgoto) em Sumaré. Os cinco vereadores integrantes – Geraldo Medeiros (PT), Ronaldo Mendes (PSDB), Joel Cardoso da Luz (PROS), Henrique do Paraíso (SDD) e Claudio Meskan (PSB) – se reuniram às 09 horas no plenário da Câmara Municipal.
Logo no início da apresentação do edital da concessão pela prefeitura, o TCE apontou irregularidades. O edital foi refeito pela prefeitura e os vereadores da Comissão continuaram seu trabalho fiscalizando todo o processo, acompanhando de perto. Durante todo esse tempo a Comissão solicitou diversos documentos a respeito de todo o processo. A extinção do DAE e a concessão dos serviços de abastecimento de água e esgoto da cidade deveriam ser realizadas da forma mais transparente e regular possível. E os cinco vereadores se dispuseram do seu tempo para divulgar e investigar cada passo.
Mesmo após muita insistência e fiscalização, a Comissão não pôde impedir a concessão. A empresa Odebrecht Ambiental SA venceu o processo e assinou o contrato com o Poder Executivo Municipal. O período de transição assistida de DAE para Odebrecht também foi fiscalizado pelos vereadores que questionaram a prorrogação do prazo antes previsto para a transição.
O destino dos funcionários públicos da autarquia também foi uma luta abraçada pelos vereadores da CEI. Alguns foram absorvidos pela prefeitura, outros pelo PDV (Programa de Demissão Voluntária) e outros admitidos pela empresa.
No dia 21 de julho, a Comissão protocolou uma representação no Ministério Público Estadual em Sumaré para que possa propor uma Ação Civil Pública cabível ao caso contra o aumento abusivo da tarifa reclamado pela população de Sumaré após a concessionária Odebrecht Ambiental Sumaré SA assumir definitivamente os serviços de água e esgoto da cidade.
A tarifa mínima de consumo de água tratada pelo DAE Sumaré até então, antes da concessão, era de 5m³, que era equivalente a R$ 15,05. Agora, a Concessionária Odebrecht alterou a tarifa mínima para 10m³, equivalente a R$ 31,90. Com isso, o morador que tem um consumo baixo terá que pagar por um valor que não consumiu.
Na manhã de hoje, o presidente da Comissão, Geraldo Medeiros, anunciou o fim dos trabalhos. A partir de agora, assim que for notificado pela secretária da Comissão, o relator Ronaldo Mendes terá 15 dias úteis para concluir o relatório final que será votado pela Comissão.
O fato de o relator pertencer ao mesmo partido da prefeita gerou um incômodo ao final da reunião de hoje. O presidente Medeiros fez questão de deixar claro que essa situação não pode de forma alguma influenciar a imparcialidade do relatório. Ronaldo rebateu dizendo que não haverá parcialidade alguma e que fará o trabalho que deve ser feito. 



Versão para Impressão

Publicado em: 18 de agosto de 2015

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias


Sessão ordinária da Câmara de Sumaré acontecerá na próxima quarta-feira

16 de abril de 2025

Mudança na data acontece devido ao feriado de Tiradentes   Devido ao feriado de Tiradentes, a sessão ordinária da Câmara, que normalmente é realizada às terças-feiras, ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 23 de abril. O horário também foi alterado para as 11h, pois, no mesm...

Leia Mais

Câmara de Sumaré aprova participação do município em consórcios da área da saúde

16 de abril de 2025

Proposta do Executivo foi aprovada, em regime de urgência, na sessão ordinária desta terça-feira   Os vereadores de Sumaré aprovaram, em regime de urgência, o Projeto de Lei nº 299/2025, que autoriza a participação do município em consórcios intermunicipais na área da saúde....

Leia Mais

Confira a íntegra da audiência pública para discussão da LDO 2026

15 de abril de 2025

O plenário da Câmara Municipal de Sumaré sediou audiência pública da Prefeitura para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2026. A audiência aconteceu na segunda-feira (14), a partir das 18h, no plenário José Maria Matosinho (Travessa Primeiro Centenário, 32,...

Leia Mais

Famílias de doadores de tecido poderão ter gratuidade em tarifas públicas do serviço funerário

14 de abril de 2025

Votação da proposta, apresentada pelo vereador Valdir de Oliveira e que altera a legislação em vigor sobre o tema, acontece na reunião da Câmara Municipal desta terça-feira   O Projeto de Lei nº 265/2025, que inclui doadores de tecidos na dispensa do pagamento, pela famíli...

Leia Mais

Plenário da Câmara recebe audiência pública sobre a LDO 2026

14 de abril de 2025

Evento será realizado pela Prefeitura, que tem até o dia 15 de abril para apresentar o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano seguinte  O plenário da Câmara Municipal de Sumaré sediará uma audiência pública da Prefeitura para debater a Lei de Diretrizes Orçamen...

Leia Mais

Plenário da Câmara recebe audiência pública sobre a LDO 2026

10 de abril de 2025

Evento será realizado pela Prefeitura, que tem até o dia 15 de abril para apresentar o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano seguinte  O plenário da Câmara Municipal de Sumaré sediará uma audiência pública da Prefeitura para debater a Lei de Diretrizes Orçamen...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.6

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!