Pesquisar

Notícias



CEI do DAE encerrou os trabalhos nesta manhã e relator terá 15 dias para entregar relatório

CEI do DAE encerrou os trabalhos nesta manhã e relator terá 15 dias para entregar relatório
Visualize fotos

Foi realizada nessa manhã, 04, a última reunião de trabalhos da CEI (Comissão Especial de Inquérito) instaurada em junho do ano passado para investigar o processo de concessão do DAE (Departamento de Água e Esgoto) em Sumaré. Os cinco vereadores integrantes – Geraldo Medeiros (PT), Ronaldo Mendes (PSDB), Joel Cardoso da Luz (PROS), Henrique do Paraíso (SDD) e Claudio Meskan (PSB) – se reuniram às 09 horas no plenário da Câmara Municipal.
Logo no início da apresentação do edital da concessão pela prefeitura, o TCE apontou irregularidades. O edital foi refeito pela prefeitura e os vereadores da Comissão continuaram seu trabalho fiscalizando todo o processo, acompanhando de perto. Durante todo esse tempo a Comissão solicitou diversos documentos a respeito de todo o processo. A extinção do DAE e a concessão dos serviços de abastecimento de água e esgoto da cidade deveriam ser realizadas da forma mais transparente e regular possível. E os cinco vereadores se dispuseram do seu tempo para divulgar e investigar cada passo.
Mesmo após muita insistência e fiscalização, a Comissão não pôde impedir a concessão. A empresa Odebrecht Ambiental SA venceu o processo e assinou o contrato com o Poder Executivo Municipal. O período de transição assistida de DAE para Odebrecht também foi fiscalizado pelos vereadores que questionaram a prorrogação do prazo antes previsto para a transição.
O destino dos funcionários públicos da autarquia também foi uma luta abraçada pelos vereadores da CEI. Alguns foram absorvidos pela prefeitura, outros pelo PDV (Programa de Demissão Voluntária) e outros admitidos pela empresa.
No dia 21 de julho, a Comissão protocolou uma representação no Ministério Público Estadual em Sumaré para que possa propor uma Ação Civil Pública cabível ao caso contra o aumento abusivo da tarifa reclamado pela população de Sumaré após a concessionária Odebrecht Ambiental Sumaré SA assumir definitivamente os serviços de água e esgoto da cidade.
A tarifa mínima de consumo de água tratada pelo DAE Sumaré até então, antes da concessão, era de 5m³, que era equivalente a R$ 15,05. Agora, a Concessionária Odebrecht alterou a tarifa mínima para 10m³, equivalente a R$ 31,90. Com isso, o morador que tem um consumo baixo terá que pagar por um valor que não consumiu.
Na manhã de hoje, o presidente da Comissão, Geraldo Medeiros, anunciou o fim dos trabalhos. A partir de agora, assim que for notificado pela secretária da Comissão, o relator Ronaldo Mendes terá 15 dias úteis para concluir o relatório final que será votado pela Comissão.
O fato de o relator pertencer ao mesmo partido da prefeita gerou um incômodo ao final da reunião de hoje. O presidente Medeiros fez questão de deixar claro que essa situação não pode de forma alguma influenciar a imparcialidade do relatório. Ronaldo rebateu dizendo que não haverá parcialidade alguma e que fará o trabalho que deve ser feito. 



Versão para Impressão

Publicado em: 18 de agosto de 2015

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias


Clube Recreativo recebe cerimônia de entrega de títulos e medalhas da Câmara Municipal

05 de dezembro de 2025

Solenidade destacou trajetórias que contribuem para a história, a cultura e o desenvolvimento de Sumaré  Em uma noite de celebração a personalidades e autoridades que ajudam a contar a história de Sumaré, a Câmara Municipal promoveu, nesta quinta-feira (4), uma sessão solene...

Leia Mais

Palestra na Câmara de Sumaré discute desafios do autismo na adolescência e na vida adulta

05 de dezembro de 2025

Discussão abordou barreiras sociais, expectativas e políticas de inclusão para pessoas autistas  O plenário da Câmara Municipal de Sumaré recebeu, nesta quarta-feira (3), a palestra “Autismo na adolescência e na vida adulta”, iniciativa do gabinete do vereador Professor Edinh...

Leia Mais

Câmara de Sumaré aprova mudanças administrativas e crédito adicional em sessão

02 de dezembro de 2025

Projetos do Executivo são aprovados por unanimidade em regime de urgência; propostas sobre LGPD, Lei Anticorrupção e Identidade Pet foram adiadas por três sessões Dois projetos de lei foram aprovados durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Sumaré, que ocorreu na tar...

Leia Mais

Audiência pública na Câmara aborda desafios e soluções para o meio ambiente

02 de dezembro de 2025

Encontro solicitado pela Ademas e convocado pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara promove diálogo entre Legislativo, sociedade civil e especialistas  O meio ambiente foi tema de uma audiência pública realizada no plenário da Câmara Municipal de Sumaré na tarde desta segund...

Leia Mais

Câmara de Sumaré celebra trajetória de 33 personalidades e autoridades na última sessão solene do ano

01 de dezembro de 2025

Títulos e medalha serão entregues nesta quinta-feira, em cerimônia aberta ao público no Clube Recreativo   Em sua última sessão solene do ano, a Câmara Municipal de Sumaré entrega, nesta quinta-feira (4), o Título de Cidadão Sumareense, o Título Benemérito, o Título Honorífi...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!