Além da criação do memorial, o PL nº 146/2022, de autoria de todos os 21 vereadores da cidade, institui o dia 23 de março como o "Dia em memória às pessoas que faleceram em virtude da Covid-19"
A Câmara Municipal de Sumaré aprovou um projeto de lei que autoriza a Prefeitura a criar o memorial em homenagem aos cidadãos mortos em decorrência da Covid-19. O PL nº 146/2022 tem autoria conjunta de todos os 21 vereadores de Sumaré. O texto, aprovado por unanimidade, será enviado para sanção do prefeito Luiz Dalben.
A ideia de se criar o memorial tem o objetivo de preservar a memória das vítimas da pandemia de Covid-19 em Sumaré, marcar historicamente o enfrentamento e as consequências da pandemia no município e homenagear os profissionais de saúde que prestaram serviços durante a pandemia.
"Trata-se de um marco para que não esqueçamos das grandes batalhas vividas diariamente, da dor da separação, da falta de emprego, das sucessivas crises econômicas e sociais pelas quais passamos. Para que não esqueçamos do poder intrínseco a cada um de nós na luta pela vida, no desprendimento pelo próximo, na solidariedade, na empatia. Um marco para nos referenciar do quanto podemos fazer quando estamos mobilizados, ainda que distantes geograficamente. Um marco para nos inspirar a construir relações melhores, lares melhores, cidades melhores", diz o texto da justificativa do projeto.
O PL prevê a criação de um memorial virtual em sites oficiais da Prefeitura, da Câmara ou de organismos de preservação histórica do município, mas também permite ao Executivo a criação de um memorial físico. Nos dois casos, deverão constar o nome completo das vítimas, uma foto, a biografia e as datas de nascimento e de óbito.
Além da criação do memorial, o PL nº 146/2022 institui o dia 23 de março como o "Dia em memória às pessoas que faleceram em virtude da Covid-19 no município de Sumaré". A data foi escolhida em referência ao dia em que foi decretado estado de calamidade pública e estabelecido o regime de quarentena na cidade.
ORDEM DO DIA
Também na sessão desta terça-feira (31), os parlamentares votaram e aprovaram os requerimentos nº 71/2022, de autoria do vereador Rudinei Lobo (PL), sobre a fiscalização do transporte público no município; e nº 73/2022, apresentado pelo vereador Lucas Agostinho (União Brasil), que solicita esclarecimentos à concessionária BRK Ambiental. Foram aprovadas ainda 12 moções, das quais seis foram de congratulação, três foram de apelo, duas de apoio e uma de pesar.
Em regime de urgência, foram aprovados três projetos do Executivo municipal: o PL nº 148/2022, que dispõe sobre autorização ao executivo municipal para promover a abertura de crédito adicional suplementar ao orçamento vigente no valor de R$ 2.150.000,00; o PL nº 151/2022, que dispõe sobre autorização ao executivo municipal para promover a abertura de crédito adicional suplementar ao orçamento vigente no valor de R$ 1.633.000,00, para fins que especifica e dá outras providências; e o PL nº 152/2022, que dá nova redação ao art. 164 da Lei Municipal nº 721 (Código de Postura), de 26 de abril de 1967.
Ainda como urgência, houve a aprovação do PL nº 69/2021, de autoria do vereador Hélio Silva (Cidadania), que dispõe sobre a instalação de banheiros químicos aos trabalhadores das Regionais durante a execução de trabalhos externos na cidade.
Os PLs nº 65/2022, do vereador Alan Leal (Patriota), que institui no município o “Programa Ecoponto Solidário”, que tem por finalidade disponibilizar aos munícipes os produtos que forem depositados nos pontos de entrega voluntária e ecopontos municipais; e nº 88/2022, apresentado pelo vereador Sirineu Araújo (PL), que institui o Dia da Mobilidade Urbana no Calendário Oficial de Eventos do município, saíram de pauta por apresentação de emenda.
Como parte da Ordem do Dia, foram aprovados os PLs nº 100/2022, também do vereador SIRINEU ARAUJO, que institui a Semana da Cidadania na rede municipal de ensino no município; nº 110/2022, de autoria do vereador Andre da Farmácia (PSC), que denomina a Rua 07, do Jardim Irmã Davina, de “Antonio Carlos de Nicolai"; e o nº 138/2022, do vereador Lucas Agostinho, que denomina a Área Verde 03, do loteamento Residencial Real Parque Sumaré, de “Praça José Gabriel dos Santos”.
Publicado em: 02 de junho de 2022
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Peça do orçamento será votada em segundo turno com duas emendas impositivas de autoria do presidente Hélio Silva A Câmara Municipal de Sumaré vota, nesta terça-feira (9), em segundo turno, o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. Enviado pelo prefeito Henrique do Pa...
Solenidade destacou trajetórias que contribuem para a história, a cultura e o desenvolvimento de Sumaré Em uma noite de celebração a personalidades e autoridades que ajudam a contar a história de Sumaré, a Câmara Municipal promoveu, nesta quinta-feira (4), uma sessão solene...
Discussão abordou barreiras sociais, expectativas e políticas de inclusão para pessoas autistas O plenário da Câmara Municipal de Sumaré recebeu, nesta quarta-feira (3), a palestra “Autismo na adolescência e na vida adulta”, iniciativa do gabinete do vereador Professor Edinh...
Projetos do Executivo são aprovados por unanimidade em regime de urgência; propostas sobre LGPD, Lei Anticorrupção e Identidade Pet foram adiadas por três sessões Dois projetos de lei foram aprovados durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Sumaré, que ocorreu na tar...
Encontro solicitado pela Ademas e convocado pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara promove diálogo entre Legislativo, sociedade civil e especialistas O meio ambiente foi tema de uma audiência pública realizada no plenário da Câmara Municipal de Sumaré na tarde desta segund...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9