Pesquisar

Notícias



Instituto de Promoção do Menor de Sumaré recebe homenagem

Instituto de Promoção do Menor de Sumaré recebe homenagem
Visualize fotos

O Instituto de Promoção do Menor de Sumaré (IPMS) foi homenageado nesta terça-feira (29/05) durante a 17ª sessão ordinária do ano, ocorrida na Câmara Municipal de Sumaré. O 48º ano de fundação foi o motivo que levou o vereador Dr. Sérgio Rosa (PDT) a apresentar a moção de congratulação nº 93/18, que foi aprovada por unanimidade.

“Posso apresentar essa moção com muita tranquilidade, pois tive o prazer de ser patrulheiro no ano de 1970, então eu conheço muito o trabalho que o Instituto faz. Esses valores são essenciais na formação da cidadania nas sociedades modernas”, disse o vereador.

Atualmente, o IPMS é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos que proporciona aos jovens dos 16 aos 18 anos de idade, que cursam o ensino médio, uma capacitação para o mercado de trabalho conforme o programa de aprendizagem previsto na Lei nº 1097/2000 que possibilita a inclusão educacional e social desses jovens.

A instituição foi fundada em 05 de junho de 1970 pelo juiz de direito Dr. Geraldo Barreto Fonseca, falecido em 2014 aos 72 anos, e pelo promotor de justiça Dr. José Carlos Vieira. A princípio, a entidade denominava-se Pia Sociedade dos Patrulheiros Mirins de Sumaré, a qual atendia as crianças e adolescentes carentes do Município.

Passando-se os anos e aumentando a possibilidade de ampliação de suas atividades, a diretoria promoveu uma reestruturação da entidade, que passou a denominar-se como Instituto de Promoção do Menor de Sumaré, tendo como princípios primordiais a ética, tolerância e a responsabilidade de suas ações educativas.

O foco de atendimento do IPMS é realizado sem distinção de raça, credo, política ou religião, visando o objetivo de integrar estes jovens na vida social através da promoção, educação, recreação e aprendizagem profissional. O programa de aprendizagem na empresa possibilita ao aprendiz a continuidade na formação profissional e inserção no mercado de trabalho, ampliando assim a sua perspectiva para o futuro.

O processo de seleção inicia-se quando o adolescente está com 15 anos de idade. Após ser aprovado no processo, é proporcionado aos jovens o acesso à informática, incentivo a leitura, reflexão sobre ética e cidadania, saúde, realização de atividades culturais e outros atendimentos conforme as necessidades do adolescente em desenvolvimento. Concluindo esta fase de preparação, aos 16 anos é encaminhado para o estágio de aprendizagem.

Ao longo desse tempo de existência, a prioridade tem sido a expansão do projeto Jovem Aprendiz, o qual conta com cerca de 8.000 (oito) mil adolescentes já inseridos no mercado de trabalho através do projeto de capacitação profissional.



Versão para Impressão

Fique por dentro

Outras Notícias


Câmara de Sumaré recebe palestra sobre autismo na adolescência e na vida adulta

28 de novembro de 2025

Evento ocorre na quarta-feira, às 19h, e será conduzido pelo escritor Leandro Rafer Venancio da Silva, especialista em acessibilidade e inclusão  Na próxima quarta-feira (3), o plenário da Câmara de Sumaré recebe a palestra “Autismo na adolescência e na vida adulta”. Uma inic...

Leia Mais

Estudantes eleitos para o Parlamento Jovem 2026 tomam posse

28 de novembro de 2025

Sessão solene aconteceu no auditório da Faculdade Anhanguera de Sumaré, na noite desta quinta-feira Os estudantes eleitos para o Parlamento Jovem 2026 da Câmara Municipal de Sumaré tomaram posse na noite desta quinta-feira (27). A sessão solene aconteceu no auditório da Facul...

Leia Mais

Meio ambiente é tema de audiência pública na Câmara de Sumaré

27 de novembro de 2025

Evento promovido pela Comissão de Meio Ambiente do Legislativo e solicitado pela Associação de Defesa do Meio Ambiente de Sumaré acontece na segunda-feira   A Câmara de Sumaré promove, na próxima segunda-feira (1º), audiência pública para debater assuntos relevantes ligados...

Leia Mais

Em audiência pública na Câmara, mães e famílias atípicas relatam desafios enfrentados pelas crianças neurodivergentes em Sumaré

27 de novembro de 2025

Reunião convocada pela Comissão de Saúde e Educação do Legislativo debateu políticas municipais para crianças com autismo, TDAH e outras condições que impactam o desenvolvimento infantil   A Câmara Municipal de Sumaré realizou, na noite desta quarta-feira (26), uma audiência...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!