Proposta de autoria do vereador Hélio Silva determina que valores arrecadados com as multas aos estabelecimentos que descumprirem a medida serão aplicados integralmente em programas de combate e prevenção ao racismo
A Câmara Municipal de Sumaré aprovou o projeto de lei que obriga a afixação de placas ou cartazes divulgando o número do Disque 100 Racismo em estabelecimentos do município. A proposta, de autoria do vereador Hélio Silva (Cidadania), foi aprovada por 20 votos favoráveis durante a sessão desta terça-feira (28). Agora o texto do Projeto de Lei nº 287/2021 segue para sanção do prefeito Luiz Dalben.
A propositura obriga a divulgação do Serviço Disque Direitos Humanos especificamente para o caso de racismo em hotéis, pensões, motéis, pousadas e outros que prestem serviços de hospedagem; bares, restaurantes, lanchonetes e similares; casas noturnas de qualquer natureza; clubes sociais e associações recreativas ou desportivas; agências de viagens e locais de transportes de massa; salões de beleza, academias de dança, ginástica e atividades correlatas; postos de serviço de autoatendimento, abastecimento de veículos e demais locais de acesso público; e prédios comerciais de qualquer natureza, inclusive aqueles ocupados por órgãos e serviços públicos.
A obrigatoriedade se estende aos veículos destinados ao transporte público municipal. As placas ou cartazes deverão conter o seguinte teor: "DISQUE 100 – RACISMO: RACISMO É CRIME – DENUNCIE! Agora o Disque 100 também recebe denúncias de racismo. Se você foi vítima ou presenciou um crime de racismo, Disque 100 e denuncie!".
"O presente projeto busca apresentar uma importante ferramenta para o combate ao racismo no Município de Sumaré. É fundamental que a dignidade humana seja garantida a todos os cidadãos. Assim, atitudes ofensivas que atentem à raça, etnia, culto religioso, etc, devem ser denunciadas e receber o devido tratamento legal", defende Hélio Silva.
As placas ou cartazes informativos deverão ser afixados em locais de fácil acesso, de visualização nítida, de fácil leitura e que permitam aos usuários dos estabelecimentos a compreensão do seu significado.
O descumprimento da lei sujeitará o estabelecimento infrator a advertência escrita, com prazo de 30 dias para sanar a irregularidade, e multa de 50 Unidades Fiscais do Município de Sumaré (UFMS). Caso a irregularidade não seja sanada no prazo previsto, será aplicada o valor em dobro na reincidência.
Os valores arrecadados com as multas serão aplicados integralmente em programas de combate e prevenção ao racismo. Caso a lei seja aprovada, os estabelecimentos afetados terão o prazo de 90 dias, a contar da sua publicação, para se adequarem às suas disposições.
O Disque 100 é um serviço telefônico gratuito, de ampla divulgação nacional e compreende o recebimento de denúncias referentes a violações aos Direitos Humanos. Desde 2015, as denúncias que atingem pessoas no âmbito do racismo também são acolhidas pelo serviço telefônico.
ORDEM DO DIA
Além do projeto do vereador Hélio Silva, foi aprovado ainda o PL nº 238/2021, de autoria do vereador Rudinei Lobo (PL), que autoriza o poder Executivo de Sumaré a conceder atenção especial ao idoso, objetivando proporcionar-lhe acolhimento, abrigo diurno, cuidados, proteção e convivência adequados às suas necessidades, com atendimento de segunda a sexta-feira, em horário comercial.
Dois Projetos de Resolução também foram aprovados: nº 12/2021, do vereador Alan Leal (Patriota), que cria a Frente Parlamentar da Advocacia de Sumaré; e nº 13/2021, de autoria do presidente da Câmara, vereador Willian Souza (PT), que regulamenta normas e procedimentos para a criação e funcionamento de frentes parlamentares.
Os vereadores ainda aprovaram dois requerimentos que solicitam informações à concessionária BRK Ambiental: Requerimento nº 39/2021, de autoria do vereador Silvio Coltro (PL), que aborda a atual estiagem e crise hídrica; e o Requerimento nº 40/2021, de autoria do vereador Willian Souza (PT), que trata sobre o abastecimento de água alternativo, como caminhões pipa e poços artesianos.
Também foram aprovadas 16 moções, sendo nove de congratulação, seis de pesar e uma de apoio.
Publicado em: 29 de setembro de 2021
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Entre 2021 e 2024, vereadores bateram a marca de 69.573 indicações, principal tipo de documento apresentado no período, sugerindo medidas de interesse público como troca de lâmpadas, poda de árvores e reparos no asfalto A Câmara Municipal de Sumaré encerrou a 17ª Legislatura...
Presidente da Câmara de Sumaré se reuniu com o prefeito para discutir a situação dos fiscais aprovados no último concurso da Prefeitura O presidente da Câmara Municipal de Sumaré, vereador Hélio Silva (Cidadania), reuniu-se com o prefeito Henrique do Paraíso para discutir a r...
Amparado por novos vice-presidentes e secretários, vereador estará à frente do Legislativo até o final de 2026 O vereador Hélio Silva (Cidadania) foi reeleito presidente da Câmara de Sumaré para o biênio 2025/2026 em eleição da nova Mesa Diretora que aconteceu nesta quarta-fe...
Cerimônia aconteceu no salão social do Clube Recreativo de Sumaré e contou com a presença de centenas de pessoas Os vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos em Sumaré para o quadriênio 2025-2028 tomaram posse durante sessão solene realizada nesta quarta-feira (1º). A c...
Solenidade foi presidida pela juíza da 230ª Zona Eleitoral do Município de Sumaré, Dra. Roseane Cristina de Aguiar Almeida, Presidente da Junta Eleitoral Os 21 vereadores, o prefeito e o vice-prefeito eleitos para o quadriênio 2025-2028 foram diplomados pela Justiça Eleitoral...
Lei Orçamentária Anual foi aprovada com 17 votos favoráveis e um voto contrário na última sessão ordinária do ano A Câmara Municipal de Sumaré aprovou, em segundo turno, o projeto de lei de autoria do Executivo municipal que prevê receita líquida no valor de R$ 1.499.785.0...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.4