Pesquisar

Notícias



Em Nova Veneza, CPI descobre mais um processo movido contra a Odebrecht

Em Nova Veneza, CPI descobre mais um processo movido contra a Odebrecht
Visualize fotos

Na noite desta segunda-feira (24), os moradores da região de Nova Veneza reuniram-se na EMEF Antonieta Cia Viel para avaliar os serviços de água e esgoto prestados pela Odebrecht Ambiental em Sumaré. Foi a terceira audiência promovida pelos vereadores membros da CEI (Comissão Especial de Inquérito) aberta para investigar o contrato da concessionária com a prefeitura.
Durante o evento, os parlamentares informaram que o ex-executivo da Odebrecht que delatou a ex-prefeita Cristina Carrara confirmou presença e será ouvido no dia 10 de maio, às 10 horas, na Câmara Municipal. Também aprovaram a data desta quinta-feira (27) para realizar a oitiva com o ex-secretário de Transparência e Controle Interno, João Moreira.
A CEI é formada pelo presidente, vereador Willian Souza (PT), o relator Josué Cardozo (SD), e os membros Rudinei Lobo (PRB), Tião Correa (PTB) e Marcio Brianes (PCdoB). Também estiveram em Nova Veneza os vereadores Dudu Lima (PPS) e Ulisses Gomes (PT).
Clóvis é morador da região e conta que os transtornos causados pelos serviços da Odebrecht o levaram a tomar uma decisão. “Fui até o Ministério Público e fiz a minha denúncia. Eles responderam e não resolveram. Falei para o promotor que queria continuar com o processo”, revelou.
A CEI vai solicitar ao MP cópia do processo movido por Clóvis para constar nos autos do processo e fazer parte do relatório final, que será elaborado ao término das investigações.
Outro a tomar a palavra foi o professor Edson Rocha Peres. Segundo ele, se não fosse a concessão dos serviços de saneamento, o município já teria rede coletora de esgoto do Parque da Amizade, Virgílio Viel e Jatobá, bairros da região de Nova Veneza. “Infelizmente, com a concessão para a Odebrecht, a grande perda foi as duas estações de tratamento de esgoto. E outro fato que me assusta é o alto valor da taxa de religação”, desabafou Peres.
O morador William Ricardo apresentou fotos em seu celular de um buraco grande na rua onde mora. Já Emílio, contou o problema que teve com a empresa. “Tenho uma casa de aluguel e os últimos inquilinos deixaram uma dívida que agora eu tenho de pagar. E mesmo com a casa vazia há seis meses, estou tendo de pagar todos os meses o valor mínimo da tarifa de água”, disse.
Outro problema relatado pelos moradores é a troca do hidrômetro sem prévia autorização. Dalva conta que flagrou os funcionários da concessionária entrando sem permissão em sua residência para realizar o serviço.
Edson reclama do serviço de tapa buraco, que considera ineficiente. “Os funcionários fazem o serviço na rua e quando vão fechar o buraco que foi aberto o serviço é de muito baixa qualidade. Fecha uma, duas, três vezes e o buraco continua reabrindo. A empresa que tapa buraco é muito ruim”.
Giovani reclamou das tarifas que considera abusivas e do atendimento ao cliente. “O atendimento é muito diferente de quando era o DAE (Departamento de Água e Esgoto) que era baseado na proximidade e agora é bem distante”, se queixou.
José Pedroni trouxe uma informação nova. “Eu estou pagando a conta do mês e quando chego em casa já tem foi entregue a conta do mês seguinte. Como pode isso se eu ainda nem usei?”, questionou.
Ana Cléia Meneguetti diz que falta humanização na prestação dos serviços da concessionária. “Eu acredito que com os serviços da Odebrecht não contam com a humanização. Essa empresa visa o lucro. Acredito que existem muitos sumareenses pagando religação porque não dão conta de pagar e eles não estão nem um pouco preocupados, não negociam, não dão sequer um tempo”, comentou.
A quarta audiência pública da CPI da Odebrecht será realizada na Escola Profª Neusa de Souza Campos, região administrativa do Picerno, no dia 04 de maio, a partir das 19 horas.



Versão para Impressão

Fique por dentro

Outras Notícias


Câmara de Sumaré faz homenagem a corretores de imóveis que atuam na cidade

26 de agosto de 2025

Seis moções de congratulação à categoria foram aprovadas durante a sessão desta terça-feira, em homenagem ao Dia do Corretor de Imóveis A Câmara Municipal de Sumaré aprovou seis moções de congratulação ao Dia do Corretor de Imóveis, comemorado anualmente em 27 de agosto. As h...

Leia Mais

Câmara vota conscientização sobre distrofias musculares em Sumaré

25 de agosto de 2025

Proposta dos vereadores Tião Correa e Hélio Silva, presidente do Legislativo, estabelece a data de 17 de setembro como Dia Municipal de Conscientização sobre as Distrofias Musculares; projeto integra a pauta da sessão desta terça-feira   A conscientização sobre as distrofias...

Leia Mais

Escola do Legislativo participa da VII Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Sumaré

21 de agosto de 2025

Participação acontece por meio de uma palestra com o tema “Erradicação da fome, garantia de direitos e participação social”, ministrada pelo professor Luis Carlos Gonçalves, da equipe da Escola do Legislativo   A Escola do Legislativo Professora Ceilita Miranda de Nadai, da...

Leia Mais

Monitoramento em passarelas e passagens subterrâneas de Sumaré é aprovado pela Câmara

19 de agosto de 2025

Proposta dos vereadores Alan Leal, Welington da Farmácia e Hélio Silva prevê que os equipamentos poderão ser instalados tanto pelo Poder Público quanto por meio de parcerias com a iniciativa privada  A Câmara Municipal de Sumaré aprovou, nesta terça-feira (19), durante a 24ª...

Leia Mais

Parlamento Jovem amplia alcance nas escolas e registra 40% a mais de inscritos

18 de agosto de 2025

Iniciativa da Câmara Municipal de Sumaré terá disputa entre 233 candidatos de 25 escolas que oferecem ensino médio  O Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Sumaré recebeu 233 inscrições para a edição de 2026 do projeto, que seleciona estudantes do ensino médio para vivencia...

Leia Mais

Câmara de Sumaré vota documento de identificação para pacientes com câncer

18 de agosto de 2025

18/08/2025 (segunda-feira) | Credencial prevista em projeto dos vereadores Wellington Souza e Hélio Silva pretende garantir prioridade no acesso a serviços públicos, assistência social, psicológica e apoio familiar   A Câmara de Sumaré vota, na sessão ordinária desta terça-f...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!