Pesquisar

Notícias



Câmara realiza audiência pública para discutir corte de energia da Flaskô

Câmara realiza audiência pública para discutir corte de energia da Flaskô
Visualize fotos

A Comissão de Assuntos Relevantes em Defesa dos Direitos Humanos da Câmara de Sumaré realiza nesta quarta-feira (19), a partir das 19h, audiência pública para discutir o corte de energia da Fábrica Ocupada Flaskô, realizada pela CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) no último dia 30 de março.

Estão convidados para o encontro parlamentares de Sumaré e Campinas, representantes da CPFL, Prefeitura de Sumaré, OAB Campinas (Ordem dos Advogados do Brasil), Sinergia (Sindicato dos Trabalhadores Eletricitários do Estado de São Paulo), além de acadêmicos e especialistas em energia elétrica.

“Estamos acompanhando de perto a situação dramática pela qual a Flaskô está passando, e acreditamos que é importante trazer essa discussão para a Comissão de Direitos Humanos por se tratar da defesa dos postos de trabalho para dezenas de pessoas que dependem da fábrica para sustentar suas famílias”, disse o vereador Willian Souza (PT), presidente da Comissão.

O parlamentar pede ainda que a CPFL religue a energia da fábrica e retome as negociações com os trabalhadores. “Na semana passada, apresentamos uma moção de apelo à CPFL para regularizar a situação da fábrica, inclusive esse gesto seria coerente com o compromisso da CPFL frente às questões sociais, respeitando os princípios e as diretrizes éticas assumidas pela concessionária frente ao público consumidor”, finalizou Willian.

Para o coordenador do Conselho de Fábrica da Flaskô, Pedro Além Santinho, levar a discussão para a Câmara é uma maneira de aproximar a Flaskô do Poder Público, evidenciando que a empresa carrega forte responsabilidade social. “A CPFL tem nos tratado como uma empresa comum, e a Flaskô é uma fábrica que significa mais que a simples manutenção dos 54 postos de trabalho. Está inserida num contexto importante para o Parque Bandeirantes, para a Vila Operária, para a cooperativa de lixo que funciona nas suas dependências. Seu fechamento seria desastroso sob vários aspectos”, garante.

Santinho explica ainda que os trabalhadores reconhecem a dívida de R$ 1,5 milhão com a CPFL e esperam retomar as negociações para formalizar um acordo e pagar os débitos. “Nunca fugimos de negociação. Pagamos em 100 vezes a dívida deixada pelos patrões. Agora, a crise econômica e o pagamento da antiga dívida impactaram gravemente o fluxo de caixa para seguir com os pagamentos de energia”, ponderou.

A Flaskô produz bombonas plásticas e é a única fábrica ocupada do Brasil, produzindo sob controle operário há 14 anos. No terreno da Fábrica foi iniciada uma ocupação de moradia em 2005, dando origem a Vila Operária e Popular, onde hoje vivem mais de 500 famílias. 



Versão para Impressão

Fique por dentro

Outras Notícias


Câmara de Sumaré recebe palestra sobre autismo na adolescência e na vida adulta

28 de novembro de 2025

Evento ocorre na quarta-feira, às 19h, e será conduzido pelo escritor Leandro Rafer Venancio da Silva, especialista em acessibilidade e inclusão  Na próxima quarta-feira (3), o plenário da Câmara de Sumaré recebe a palestra “Autismo na adolescência e na vida adulta”. Uma inic...

Leia Mais

Estudantes eleitos para o Parlamento Jovem 2026 tomam posse

28 de novembro de 2025

Sessão solene aconteceu no auditório da Faculdade Anhanguera de Sumaré, na noite desta quinta-feira Os estudantes eleitos para o Parlamento Jovem 2026 da Câmara Municipal de Sumaré tomaram posse na noite desta quinta-feira (27). A sessão solene aconteceu no auditório da Facul...

Leia Mais

Meio ambiente é tema de audiência pública na Câmara de Sumaré

27 de novembro de 2025

Evento promovido pela Comissão de Meio Ambiente do Legislativo e solicitado pela Associação de Defesa do Meio Ambiente de Sumaré acontece na segunda-feira   A Câmara de Sumaré promove, na próxima segunda-feira (1º), audiência pública para debater assuntos relevantes ligados...

Leia Mais

Em audiência pública na Câmara, mães e famílias atípicas relatam desafios enfrentados pelas crianças neurodivergentes em Sumaré

27 de novembro de 2025

Reunião convocada pela Comissão de Saúde e Educação do Legislativo debateu políticas municipais para crianças com autismo, TDAH e outras condições que impactam o desenvolvimento infantil   A Câmara Municipal de Sumaré realizou, na noite desta quarta-feira (26), uma audiência...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!