Pesquisar

Notícias



“A emenda não vai atrapalhar o município”, diz Dalben

“A emenda não vai atrapalhar o município”, diz Dalben
Visualize fotos

A Câmara Municipal de Sumaré aprovou por unanimidade na noite desta terça-feira (11) a proposta do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro do município em 2014 na 19ª Nona Sessão Ordinária. O projeto da LDO estabelece as metas e prioridades municipais para o exercício de 2014, além de orientações à elaboração do Orçamento-Programa do próximo ano.

Aprovado por 21 votos, o projeto da LDO recebeu uma emenda do vereador Welington Domingos (PDT) que reduz de 30% para 05% a suplementação de créditos adicionais pelo Poder Executivo. A emenda causou discussão e cinco vereadores fizeram uso da palavra. A proposta foi rejeitada pelo parecer da Comissão de Justiça e Redação, mas teve parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento. Portanto, foi possível sua apresentação para votação que terminou com 13 votos favoráveis e 08 contrários.

A Comissão de Justiça e Redação apresentou parecer desfavorável à emenda por entender ser contra o interesse público. Este parecer foi rejeitado por 13 votos contrários a 08 favoráveis. Três vereadores se posicionaram contra a emenda.

O autor da emenda, Welington Domingos (PDT), afirmou que a emenda é constitucional e defende o seu direito de fiscalizador do Poder Executivo. “A minha obrigação é fiscalizar o Executivo. Não vamos engessar nada, porque não mandar para a Câmara aprovar e ter transparência? Considerando que todos os pedidos da prefeita foram aprovados, mesmo ela vetando muito projeto dos nossos vereadores?”, disse.

O vereador Dirceu Dalben (MD) finalizou esclarecendo que a emenda vai contribuir para o bom andamento do município. “A LDO é uma noção do orçamento que vai acontecer no próximo ano. Cabe a nós vereadores fazermos as emendas agora, pois este é o nosso papel”, declarou.
“Essa emenda não vai engessar nada. O Orçamento é inteiro, 100%, para a prefeita. Se ocorrer um excesso de arrecadação ou for preciso um remanejamento ela terá 5% além para esta finalidade.

O que essa Casa de Leis está querendo deixar estabelecido é que haja uma comunicação de onde será aplicado e de que forma será feito. Não é nosso objetivo engessar. Pelo contrário, estamos aprovando tudo que a prefeita mandou. Inclusive no começo do ano aprovamos R$ 3 milhões para a educação”, diz Dalben.

O presidente da Câmara lembrou que quando foi prefeito também foi aprovado no Poder Legislativo uma emenda determinando o número de 5% para suplementação. “Eu administrei com 5% quando fui prefeito há 10 anos e nem por isso deixei de administrar ou engessou algum trabalho. A prefeita, inclusive, era vereadora na época e votou pela emenda de 5%. Se precisar dessa Casa, com certeza nenhum vereador vai votar contra algo que vai beneficiar a população. Não podemos ser apenas despachante do Poder Executivo. Nós temos que exercer o nosso papel de vereador. A emenda vai ajudar e muito a prefeita, dando balizas e diretrizes para administração”, explicou Dirceu.
 



Versão para Impressão

Fique por dentro

Outras Notícias


Primeira sessão de 2026 do Parlamento Jovem de Sumaré acontece neste sábado

04 de fevereiro de 2026

Estudantes eleitos devem escolher Mesa Diretora e participar de oficina sobre conceitos e técnicas para redação de proposituras   Neste sábado (7), o plenário da Câmara de Sumaré recebe a primeira sessão do Parlamento Jovem de 2026. Os 21 estudantes eleitos se reúnem, a part...

Leia Mais

Vereadores de Sumaré aprovam “Lei Manuela” para aumentar segurança em piscinas

03 de fevereiro de 2026

Apresentado pelo vereador Ney do Gás, projeto obriga o uso de grades ou dispositivos de segurança em bombas de sucção de piscinas localizadas em clubes, academias, condomínios, associações, hotéis e pousadas do município  A Câmara Municipal de Sumaré aprovou, na sessão desta...

Leia Mais

Câmara de Sumaré retoma sessões ordinárias com votação de quatro projetos de lei

02 de fevereiro de 2026

Primeira reunião de 2026 acontece nesta terça-feira (3), às 10h, com transmissão ao vivo pelo YouTube A Câmara Municipal de Sumaré retoma as sessões ordinárias nesta terça-feira (3), com a votação de quatro projetos de lei de autoria dos vereadores. A primeira reunião de 2026...

Leia Mais

Servidores recebem treinamento sobre proteção de dados na Câmara de Sumaré

21 de janeiro de 2026

Capacitação integra o processo de adequação do Legislativo à LGPD   Os servidores da Câmara Municipal de Sumaré participaram, nesta terça-feira (20), de uma capacitação sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A iniciativa integra o processo de adequação do Le...

Leia Mais

Câmara de Sumaré recebe mais de 500 projetos de lei no primeiro ano da legislatura 2025-2028

20 de janeiro de 2026

Do total, 441 matérias foram protocoladas pelos parlamentares, que pautaram avanços e melhorias para a população sumareense em diversas áreas   A Câmara Municipal de Sumaré encerrou o ano de 2025 com 523 projetos de lei apresentados ao Parlamento. Desse total, 441 matérias f...

Leia Mais

Câmara de Sumaré aprova LOA para 2026 em segundo turno

09 de dezembro de 2025

Além do projeto apresentado pelo prefeito Henrique do Paraíso, que prevê arrecadação de R$ 1,8 bilhão para o próximo ano, vereadores aprovaram duas emendas impositivas de autoria do presidente do Legislativo, vereador Hélio Silva   Durante a sessão ordinária desta terça-fei...

Leia Mais

Copyright 2026 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.10

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!