Pesquisar

Notícias



Vereador Rui Macedo cobra medidas da prefeitura em defesa da Lei 3.773/03

Vereador Rui Macedo cobra medidas da prefeitura em defesa da Lei 3.773/03
Visualize fotos

Após receber ofício da Procuradoria de Justiça, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rui Macedo (PSDB), cobra da prefeitura informações referentes à Lei Municipal nº 3.773/03 que trata das promoções verticais de servidores do quadro do magistério em Sumaré.
A Câmara Municipal recebeu no dia 30 de setembro o ofício da Procuradoria de Justiça solicitando certidão de vigência da Lei Municipal em questão. No mesmo documento, foi anexado Despacho de Prorrogação do MPT, no qual informa a existência de investigação quanto as promoções verticais com base na Lei 3.773/03 e ainda que em alguns acórdãos foi enfrentada a questão da inconstitucionalidade dando parcial provimento ao município por entender que o provimento vertical derivado feria o artigo 37 inciso II da Constituição Federal.
Dr. Rui Macedo explica que no despacho do MPT, de 30 de junho, previa-se que o município fosse notificado para comparecimento em audiência administrativa a fim de ser proposto o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) perante o MPT.
Após o recebimento do ofício, o presidente da Câmara buscou orientação jurídica e informações para melhor entendimento do assunto em questão. Por isso, neste requerimento apresentado e aprovado na 34ª Sessão Ordinária realizada ontem (dia 07), o vereador quer saber se os servidores do quadro do magistério foram informados das ações do MPT, da existência do TAC e do processo instrutório para possível Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade).
Em outro questionamento, o vereador quer saber se foram realizadas medidas jurídicas pelo Poder Executivo.
E, por último, pede cópia integral do processo da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região – Campinas no qual apresenta como inquirido o município de Sumaré, bem como cópia integral do TAC.
A prefeitura tem o prazo de 15 dias prorrogáveis para responder o requerimento.
SEGUNDA-FEIRA
O presidente da Câmara Municipal, vereador Dr. Rui Macedo (PSDB), esteve reunido com o jurídico da Casa e algumas servidoras do magistério nesta segunda-feira, dia 06, para esclarecimentos sobre a possível Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) da Lei 3.773/03.
Esses profissionais eram professores antes de 2003 quando foi sancionada a Lei Municipal 3.773 aprovando a promoção vertical que é a passagem do servidor, mediante processo seletivo interno, de um nível a outro de maior complexidade, responsabilidade e remuneração, respeitada a respectiva carreira.
A efetivação sem concurso destes funcionários para os cargos de direção e coordenação pedagógica veio à tona por meio do Ministério Público do Trabalho que oficiou a Procuradoria Geral de Justiça do Estado de São Paulo. A Câmara Municipal foi oficiada através da Procuradoria de Justiça para informar sobre a vigência da referida lei. 



Versão para Impressão

Publicado em: 22 de outubro de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias


Sessão ordinária da Câmara de Sumaré é transferida para a próxima quinta-feira

24 de outubro de 2025

Por conta do feriado do Dia do Servidor Público, reunião que ocorreria na terça-feira, dia 28, deve acontecer no dia 30 de outubro   Os vereadores de Sumaré se reúnem para a 34ª sessão ordinária da Câmara na próxima quinta-feira (30). A mudança na data da reunião, que normal...

Leia Mais

Audiência Pública LOA 2026: Confira a íntegra

23 de outubro de 2025

A Câmara Municipal de Sumaré realizou, nesta quarta-feira (22), audiência pública para debater o Projeto de Lei nº 446/2025, de autoria do prefeito Henrique do Paraíso, que orça a receita e fixa as despesas de Sumaré para 2026. Conhecido como Lei Orçamentária Anual (LOA), o pr...

Leia Mais

Vereadores aprovam Carteira de Identificação da Pessoa com Epilepsia em Sumaré

21 de outubro de 2025

Proposta do presidente do Legislativo, vereador Hélio Silva, recebeu 20 votos favoráveis na reunião desta terça-feira   A Câmara de Sumaré aprovou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (21), um projeto de lei que institui no município a Carteira de Identificação da P...

Leia Mais

Câmara promove audiência pública para debate da Lei Orçamentária Anual (LOA) de Sumaré  

20 de outubro de 2025

  Projeto apresentado pelo prefeito Henrique do Paraíso prevê receita de mais de R$ 1,8 bilhão para o exercício financeiro de 2026   A Câmara Municipal de Sumaré realiza, nesta quarta-feira (22), audiência pública para debater o Projeto de Lei nº 446/2025, de autoria do pre...

Leia Mais

Rodrigo Digão quer “Farmácia de Todos” em Sumaré

20 de outubro de 2025

Projeto de autoria do vereador entra em votação na sessão da Câmara desta terça-feira   Os vereadores de Sumaré se reúnem nesta terça-feira (21) para votar o Projeto de Lei nº 463/2025, que institui o Programa "Farmácia de Todos", sob a supervisão da Secretaria Municipal de...

Leia Mais

Convite Audiência Pública – LOA – 2026

17 de outubro de 2025

A Câmara Municipal de Sumaré, através de seu Presidente Vereador Hélio Silva, tem a honra de convidar a todos (as) os interessados (as) para a AUDIÊNCIA PÚBLICA com a finalidade de apreciar o Projeto de Lei nº 446, de 26 de setembro de 2025, que “Orça a Receita e fixa a Despes...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!