Pesquisar

Notícias



Projeto aprovado quer gerar economia ao município com apoio da iniciativa privada

Visualize fotos

Na 11ª Sessão Ordinária do ano, realizada na noite desta terça-feira (18/04), os vereadores de Sumaré aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei nº 56/17 do vereador e presidente da Câmara Municipal, Joel Cardoso da Luz (SD). A proposta vem ao encontro das soluções buscadas para diminuir o impacto da crise financeira nos municípios brasileiros.
Joel Cardoso da Luz propõe a criação do Programa Municipal Parceiro da Cidade. O objetivo é incentivar a iniciativa privada a contribuir voluntariamente para a conservação do município.
Em troca, os colaboradores poderão divulgar, com fins publicitários, as ações praticadas em benefício ao município. “Se todo mundo trabalha junto, o ganho também é para todos. Com isso também será possível sensibilizar as empresas e a população para a participação na conservação dos espaços públicos”, comentou.
O vereador justifica que com essa parceria público-privada, “o município poderá reduzir custos em um momento de crise econômica que atinge todo o País, e garantir mais qualidade e ampliar os serviços oferecidos à população”.
Os vereadores de Sumaré também discutiram e aprovaram indicações, requerimentos moções.
Outro projeto de lei aprovado foi o de nº 57/17 denominando a Rua Dois do Jardim das Estâncias, na região do Matão, de Rua Silvano Santos do Nascimento. O cidadão, falecido no dia 28 de fevereiro deste ano, fez-se presente e atuante durante o processo de aquisição de pavimentação asfáltica no bairro Matão, o que o fez tornar-se ainda mais conhecido, admirado por sua presteza e dedicação.

PROJETO PROPÕE ISENÇÃO DE IPTU PARA MORADORES EM FRENTE DE FEIRAS
O vereador Marcio Brianes (PCdoB) apresentou o projeto de lei nº 49/17 que altera a Lei Municipal nº 2244, para conceder a isenção do pagamento de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) às residências localizadas em frente de feiras livres, tendo que comprovar por meio de uma declaração da secretaria responsável pelas feiras.
O projeto não foi votado porque recebeu uma emenda do próprio autor alterando a redação do texto que passa a vigorar com a seguinte redação: “contribuintes proprietários de residências que se encontram em frente a feiras livres, que comprovar por meio de declaração à Secretaria responsável pelas feiras livres, possuir renda mensal igual ou inferior a 05 (cinco) salários mínimos e que utilizem par a sua moradia. Os imóveis locados que comprovem por meio de contrato de locação e que o inquilino tem o compromisso de pagar o IPTU, também poderão obter o benefício. A isenção deverá ser renovada anualmente”.
O vereador Marcio Brianes entende que os moradores de área com feiras livres passam por muitos transtornos, sendo a dificuldade do acesso à residência com seus veículos, sujeira, perturbação do sossego, entre outros.

PROJETO REGULAMENTANDO UBER RECEBE EMENDA E É ADIADO
O vereador Décio Marmirolli (PSB) apresentou o projeto de lei nº 55/17 que proíbe o transporte remunerado de passageiros em veículos particulares, seja coletivo e/ou individual, estando ou não cadastrados em aplicativos ou sites.
O projeto quer determinar que os serviços de transporte público individual remunerado de passageiros serão mantidos por meio dos veículos autorizados pelo Poder Executivo, conforme legislação vigente.
A proposta não foi votada porque recebeu uma emenda do vereador Hélio Silva (PPS). O artigo 1º proposto por Marmirolli diz que fica proibido o transporte remunerado de passageiros em veículos particulares, seja coletivo e/ou individual, estando ou não cadastrados em aplicativos ou sites. A alteração do vereador Hélio retira da proibição os veículos cadastrados e licenciados no município.

RUDINEI PROPÕE AUMENTO DE DOIS MOTORISTAS AUXILIARES
O vereador Rudinei Lobo (PRB) apresentou o projeto de lei nº 39/17 alterando o § 5º do artigo 20 da Lei Municipal nº 4.307/06 que dispõe sobre o sistema municipal de transporte público coletivo no município. O objetivo da alteração é para poder atender ainda mais a população oferecendo mais opções e qualidade na mobilidade urbana.
Atualmente a Lei permite o máximo de 29 veículos complementares no sistema municipal de transporte público coletivo e o vereador quer que 29 seja o número mínimo de veículos. “A população tem enfrentado transtornos devido à falta de opção do transporte público em nossa cidade, com poucos carros do transporte alternativo e com a ineficiência da prestadora de serviço Rápido Luxo Campinas”, comentou.
O projeto não foi votado porque o autor apresentou uma emenda e a votação foi adiada. A alteração proposta pela emenda muda de um para dois o número de indicação de motoristas auxiliares ao operador individual que não poderá ser credenciado por mais de um veículo simultaneamente para a prestação de serviços.

PROJETO SOBRE DEPÓSITO DE MATERIAIS RECICLADOS É ADIADO
O vereador Décio Marmirolli (PSB) apresentou o projeto de lei nº 15/17 que proíbe a instalação e funcionamento de depósitos de materiais reciclados nas áreas de zoneamento ZM1 e ZM2. “A principal finalidade é a proteção ao meio ambiente, e a comunidade, tendo em vista que esses depósitos trazem transtornos aos moradores como odor fétido, criadouro de insetos e a depreciação dos imóveis circunvizinhos”, comentou Marmirolli.
O projeto não foi votado na sessão ordinária desta terça-feira (19/04) porque o autor apresentou uma emenda pedindo a alteração do prazo para regulamentação da lei após sancionada. Em vez de entrar em vigor na data da publicação, o vereador propõe que a lei seja regulamentada no prazo de 90 dias. 



Versão para Impressão

Fique por dentro

Outras Notícias


Sessão ordinária da Câmara de Sumaré acontecerá na próxima quarta-feira

16 de abril de 2025

Mudança na data acontece devido ao feriado de Tiradentes   Devido ao feriado de Tiradentes, a sessão ordinária da Câmara, que normalmente é realizada às terças-feiras, ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 23 de abril. O horário também foi alterado para as 11h, pois, no mesm...

Leia Mais

Câmara de Sumaré aprova participação do município em consórcios da área da saúde

16 de abril de 2025

Proposta do Executivo foi aprovada, em regime de urgência, na sessão ordinária desta terça-feira   Os vereadores de Sumaré aprovaram, em regime de urgência, o Projeto de Lei nº 299/2025, que autoriza a participação do município em consórcios intermunicipais na área da saúde....

Leia Mais

Confira a íntegra da audiência pública para discussão da LDO 2026

15 de abril de 2025

O plenário da Câmara Municipal de Sumaré sediou audiência pública da Prefeitura para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2026. A audiência aconteceu na segunda-feira (14), a partir das 18h, no plenário José Maria Matosinho (Travessa Primeiro Centenário, 32,...

Leia Mais

Famílias de doadores de tecido poderão ter gratuidade em tarifas públicas do serviço funerário

14 de abril de 2025

Votação da proposta, apresentada pelo vereador Valdir de Oliveira e que altera a legislação em vigor sobre o tema, acontece na reunião da Câmara Municipal desta terça-feira   O Projeto de Lei nº 265/2025, que inclui doadores de tecidos na dispensa do pagamento, pela famíli...

Leia Mais

Plenário da Câmara recebe audiência pública sobre a LDO 2026

14 de abril de 2025

Evento será realizado pela Prefeitura, que tem até o dia 15 de abril para apresentar o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano seguinte  O plenário da Câmara Municipal de Sumaré sediará uma audiência pública da Prefeitura para debater a Lei de Diretrizes Orçamen...

Leia Mais

Plenário da Câmara recebe audiência pública sobre a LDO 2026

10 de abril de 2025

Evento será realizado pela Prefeitura, que tem até o dia 15 de abril para apresentar o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano seguinte  O plenário da Câmara Municipal de Sumaré sediará uma audiência pública da Prefeitura para debater a Lei de Diretrizes Orçamen...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.6

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!