A primeira acareação da CEI (Comissão Especial de Inquérito) criada para investigar a inexecução do contrato entre a prefeitura de Sumaré e a empresa Odebrecht Ambiental foi realizada nesta quarta-feira (31/05) no auditório da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Durante as investigações, surgiram depoimentos conflitantes da ex-diretora do Procon-Sumaré, Andréa Uchôa, e do ex-secretário de Controle Interno e Transparência, João Moreira.
Em depoimento prestado no dia 20 de abril, a ex-coordenadora do Procon, Andrea Uchôa, afirmou que foi orientada pelo então secretário de Controle Interno e Transparência, João Moreira, a omitir reclamações contra Odebrecht Ambiental, durante o período em que coordenou o órgão. Em seu depoimento dado na semana seguinte, Moreira negou as acusações.
Na acareação, ambos foram ouvidos e colocados frente a frente. Andrea afirmou que entregou todas as reclamações contra a Odebrecht para Moreira. O presidente da CEI confirmou afirmando que foram encontrados os ofícios com a assinatura de Andrea encaminhando as reclamações à João Moreira.
O que não ficou esclarecido é o que foi feito com essas reclamações. Moreira disse que repassou todas para o gestor do contrato, Valmir Ferreira. No entanto, a Comissão já fez diligências nos documentos da Secretaria anteriormente chefiada por Moreira e não encontrou nenhum despacho com a assinatura de Moreira encaminhando as reclamações para Valmir ou para qualquer outro local ou pessoa.
“A orientação que eu tinha do governo era de que, independentemente das reclamações que surgissem contra a Odebrecht, eu devia comunicar ao gestor do contrato. Eu passava as reclamações adiante, mas quem fazia a cobrança era a Andrea. Por isso, nunca tive conhecimento de que as reclamações não estavam sendo respondidas ou cumpridas”, disse João Moreira.
Quando o presidente da Comissão, Willian Souza, disse que de aproximadamente 500 reclamações apenas uma foi resolvida, Moreira disse que o gestor do contrato omitiu dele que não tinham sido resolvidas.
As investigações continuam e a próxima reunião da CEI da Odebrecht será no dia 12 de junho no plenário da Câmara Municipal às 10 horas. O ex-secretário de governo da ex-prefeita Cristina Carrara foi convocado mais uma vez para prestar esclarecimentos. A Comissão confirmou também o depoimento da ex-prefeita Cristina Carrara para o dia 19 de junho.
Publicado em: 02 de junho de 2017
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Evento ocorre na quarta-feira, às 19h, e será conduzido pelo escritor Leandro Rafer Venancio da Silva, especialista em acessibilidade e inclusão Na próxima quarta-feira (3), o plenário da Câmara de Sumaré recebe a palestra “Autismo na adolescência e na vida adulta”. Uma inic...
Sessão solene aconteceu no auditório da Faculdade Anhanguera de Sumaré, na noite desta quinta-feira Os estudantes eleitos para o Parlamento Jovem 2026 da Câmara Municipal de Sumaré tomaram posse na noite desta quinta-feira (27). A sessão solene aconteceu no auditório da Facul...
Evento promovido pela Comissão de Meio Ambiente do Legislativo e solicitado pela Associação de Defesa do Meio Ambiente de Sumaré acontece na segunda-feira A Câmara de Sumaré promove, na próxima segunda-feira (1º), audiência pública para debater assuntos relevantes ligados...
Reunião convocada pela Comissão de Saúde e Educação do Legislativo debateu políticas municipais para crianças com autismo, TDAH e outras condições que impactam o desenvolvimento infantil A Câmara Municipal de Sumaré realizou, na noite desta quarta-feira (26), uma audiência...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9