Pesquisar

Notícias



População ganha voz na Área Cura e fala sobre os serviços da Odebrecht em Sumaré

População ganha voz na Área Cura e fala sobre os serviços da Odebrecht em Sumaré
Visualize fotos

A Comissão Especial de Inquérito para investigar o contrato entre a prefeitura e a empresa Odebrecht Ambiental deixou os trabalhos internos na Travessa Primeiro Centenário no Centro da cidade na noite de ontem (30/03) e foi até o bairro Bom Retiro, região da Área Cura, para ouvir a população durante audiência pública. Foi a primeira vez na história do Legislativo sumareense que uma CEI promove audiência fora das dependências da Câmara.
A iniciativa foi motivo de aplausos por todos os cidadãos presentes na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Anália Oliveira Nascimento, que pediram a continuidade desse contato mais próximo dos parlamentares com a realidade do povo.
O presidente da Comissão, vereador Willian Souza (PT), explicou que esta é a primeira de uma série de audiências públicas que serão realizadas durante as investigações. “Essa é uma noite histórica para a cidade e significa a aproximação efetiva do Poder Público com a população. Os vereadores vieram até aqui para ouvir o que os moradores pensam sobre os serviços prestados pela Odebrecht. Essa é uma fase importante das investigações realizadas pela comissão”, disse.
A taxa cobrada para fazer a religação de água foi apontada por mais de um morador como abusiva. Os moradores lembraram também que para famílias de baixa renda havia isenção da taxa quando Sumaré tinha o DAE (Departamento de Água e Esgoto). “No DAE nós tínhamos até o direito de atrasar três contas antes de cortarem nossa luz”, comentou o vereador Rudinei Lobo (PRB).
Outra questão levantada por um morador foi o tratamento de esgoto. “Sumaré não trata nem 20% do esgoto e mesmo assim é cobrado. Vemos o esgoto sendo despejado irregularmente aqui próximo de nossas casas. Já foram assinados vários TAC’s (Termos de Ajustamento de Conduta firmados com o Ministério Público), mas até não foram cumpridos”, desabafou.
O vereador Márcio Brianes (PCdoB) lembrou que o contrato de concessão da Odebrecht prevê que a empresa tem até 2028 para tratar o esgoto 100% no município de Sumaré. “O ex-prefeito Bacchim deixou uma verba no valor de R$ 90 milhões para o tratamento de esgoto e a prefeita Cristina Carrara perdeu”, disse o parlamentar.
Outro morador repercutiu a falta de atenção com a população de baixa renda. “O que a população clama é que o governo olhe para os mais necessitados que são contemplados com moradia, mas, por outro lado, são contemplados com uma conta de água alta, um absurdo. Essa empresa não é bem vinda na nossa cidade”, disse.
A diretora do Procon-Sumaré, Andrea Uchoa, também fez uso da palavra e revelou que estava à frente do órgão quando a Odebrecht ganhou a licitação. “Recebemos muitas ligações de moradores revoltados e insatisfeitos com o fim do DAE, mas fui orientada a não registrar essas manifestações. Em outra ocasião, quando foram emitidas várias contas duplas, a população compareceu em massa para reclamar. Por isso, chamei o Procon-Campinas e fizemos uma reunião com a Odebrecht. Estávamos com uma multa para ser aplicada, mas no outro dia cedo o problema foi resolvido”, garantiu.
“Estação de tratamento de esgoto que exala mau cheiro é estação que não funciona”, disse o morador outro morador. “O mau cheiro do esgoto retorna para dentro de casa. As crianças são as mais prejudicadas e ficam mal de saúde, tendo que procurar um posto de saúde”, comentou outra moradora.
“Nós pagamos para a Odebrecht e o serviço não é de qualidade, o atendimento é péssimo, os valores cobrados pelos serviços são um absurdo”, comentou outro participante.
A instalação da Comissão foi realizada no dia 23 de fevereiro e é formada pelo presidente, Willian Souza (PT), relator Josué Cardozo (SD), e membros Rudinei Lobo (PRB), Tião Correa (PTB) e Marcio Brianes (PCdoB). Também estiveram presentes os vereadores João Maioral (PDT) e Valdir de Oliveira (DEM). A próxima audiência pública está marcada para o dia 10 de abril, na região do Maria Antônia. 



Versão para Impressão

Fique por dentro

Outras Notícias


Câmara de Sumaré faz homenagem a corretores de imóveis que atuam na cidade

26 de agosto de 2025

Seis moções de congratulação à categoria foram aprovadas durante a sessão desta terça-feira, em homenagem ao Dia do Corretor de Imóveis A Câmara Municipal de Sumaré aprovou seis moções de congratulação ao Dia do Corretor de Imóveis, comemorado anualmente em 27 de agosto. As h...

Leia Mais

Câmara vota conscientização sobre distrofias musculares em Sumaré

25 de agosto de 2025

Proposta dos vereadores Tião Correa e Hélio Silva, presidente do Legislativo, estabelece a data de 17 de setembro como Dia Municipal de Conscientização sobre as Distrofias Musculares; projeto integra a pauta da sessão desta terça-feira   A conscientização sobre as distrofias...

Leia Mais

Escola do Legislativo participa da VII Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Sumaré

21 de agosto de 2025

Participação acontece por meio de uma palestra com o tema “Erradicação da fome, garantia de direitos e participação social”, ministrada pelo professor Luis Carlos Gonçalves, da equipe da Escola do Legislativo   A Escola do Legislativo Professora Ceilita Miranda de Nadai, da...

Leia Mais

Monitoramento em passarelas e passagens subterrâneas de Sumaré é aprovado pela Câmara

19 de agosto de 2025

Proposta dos vereadores Alan Leal, Welington da Farmácia e Hélio Silva prevê que os equipamentos poderão ser instalados tanto pelo Poder Público quanto por meio de parcerias com a iniciativa privada  A Câmara Municipal de Sumaré aprovou, nesta terça-feira (19), durante a 24ª...

Leia Mais

Parlamento Jovem amplia alcance nas escolas e registra 40% a mais de inscritos

18 de agosto de 2025

Iniciativa da Câmara Municipal de Sumaré terá disputa entre 233 candidatos de 25 escolas que oferecem ensino médio  O Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Sumaré recebeu 233 inscrições para a edição de 2026 do projeto, que seleciona estudantes do ensino médio para vivencia...

Leia Mais

Câmara de Sumaré vota documento de identificação para pacientes com câncer

18 de agosto de 2025

18/08/2025 (segunda-feira) | Credencial prevista em projeto dos vereadores Wellington Souza e Hélio Silva pretende garantir prioridade no acesso a serviços públicos, assistência social, psicológica e apoio familiar   A Câmara de Sumaré vota, na sessão ordinária desta terça-f...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!