Na noite desta terça-feira (28/11), os vereadores de Sumaré aprovaram as propostas de lei durante a 39ª Sessão Ordinária e também durante uma sessão extraordinária realizada logo após. Também foi tema de discussão acalorada no plenário a dupla função acumulada por alguns motoristas de cobrador nos ônibus do transporte público do município e um artigo de um jornal relatando sobre o Horto Florestal que comemorou 100 anos no último sábado.
Na fase de expediente da sessão, o vereador Marcio Brianes usou a palavra para discutir a reclamação trazida pela população em relação aos atrasos nas linhas de ônibus da empresa Auto Viação Ouro Verde/Rápido Luxo Campinas. Por meio do requerimento nº 393, o vereador denuncia mais uma vez o descaso. “A população está sendo prejudicada pelos atrasos nas linhas ocorridos com freqüência com a saída dos cobradores dos ônibus”, comentou.
Outros vereadores discutiram a polêmica e o vereador Dr. Champam (PSDB) lembrou que há uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) em andamento e que, como relator, fará as devidas cobranças e indicações ao Ministério Público. “Se essa empresa não cumprir o contrato e continuar oferecendo esse péssimo serviço, vamos sugerir que se retire de nossa cidade”, disse.
A moção de repúdio do vereador Ulisses Gomes (PT) também foi outro motivo de discussão acalorada. Ela é direcionada às declarações feitas pelo senhor Alaerte Menuzzo, professor de história e diretor do Pró-Memória de Sumaré, em artigo no jornal Tribuna Liberal do último domingo, dia 26 de novembro de 2017, a respeito do Horto Florestal.
“O senhor Alaerte Menuzzo comete vários equívocos e omite parte da história do horto florestal, criminalizando os assentamentos e ataca vereadores, prefeitos e governadores. É muito triste ler esse tipo de matéria preconceituosa de uma pessoa que representa uma entidade pela qual tenho total respeito, mas que deveria proteger a memória de nossa cidade como um todo e não utilizar de ideologias pessoais para dar enfoque em uma parcela da história com estereótipos e omitir outras”, comentou o vereador.
PROJETOS APROVADOS
Os vereadores da Câmara Municipal de Sumaré aprovaram em primeiro turno o projeto de lei nº 159/17 do Poder Executivo que orça a receita e fixa a despesa do município para o exercício de 2018 nesta terça-feira (28) durante a 39ª Sessão Ordinária do ano.
O Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) prevê um montante no valor de R$ R$ 731.803.000,00 (setecentos e trinta e um milhões e oitenta e três mil reais).
Também aprovaram a proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 04 do vereador Hélio Silva (PPS) que altera a redação do inciso V do artigo 114.
O Artigo 114 diz que a administração pública direta, indireta e fundacional do Município obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, transparência. O inciso V diz que a Lei estabelecerá os casos de contratações por tempo determinado de um (01) ou dois (02) anos, vedada a recontratação, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, condicionada a admissão à prova de habilitação nas profissões cujos exercícios são regulamentados por lei.
O vereador Hélio propõe a retirada do trecho “vedada a recontratação”.
Na mesma noite, o presidente da Câmara Municipal de Sumaré convocou sessão extraordinária a pedido do prefeito Luiz Alfredo Dalben e os vereadores aprovaram dois projetos de lei.
O primeiro, de nº 45/17, dispõe sobre a jornada de trabalho dos recreacionistas municipais durante os períodos de recesso escolar. O objetivo é adaptar a jornada de trabalho das auxiliares e recreacionistas municipais aos interesses municipais nos períodos de recesso escolar, especialmente em relação às atividades desenvolvidas pelo corpo docente nos estabelecimentos de ensino onde eles exerçam as suas atribuições.
O segundo projeto, de nº 46/17, propõe readequação da Lei Municipal nº 5.960/17, que dispôs sobre a criação da agência reguladora de serviços públicos do município, objetivando melhor atendimento aos usuários.
Publicado em: 07 de dezembro de 2017
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Projeto de lei de autoria do vereador busca catalogar informações socioeconômicas, educacionais e de saúde para direcionar políticas públicas às pessoas com TEA no município Um projeto de lei que será votado na Câmara nesta terça-feira (25) quer instituir o Censo Qualificado...
Reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira na Câmara Municipal de Campinas Na 1ª reunião do Parlamento Metropolitano da RMC de 2025, ocorrida na manhã desta sexta-feira (21), o presidente do Legislativo sumareense, vereador Hélio Silva (Cidadania) foi eleito 1º vice-pres...
Ação lançada pela família de parlamentar jovem em tratamento de saúde no hospital incentiva a participação de novos doadores A Escola do Legislativo Profa. Ceilita Miranda de Nadai da Câmara Municipal de Sumaré se mobiliza na campanha lançada pela família da parlamentar jovem...
Projeto do vereador Ney do Gás foi aprovado durante sessão ordinária desta terça-feira A partir deste ano, Sumaré passa a contar com a Campanha Junho Verde, iniciativa voltada à educação ambiental no município. A proposta foi aprovada na sessão da Câmara Municipal de Sumar...
Policial militar aposentado e pastor da Assembleia de Deus, Raul cumpriu dois mandatos na Câmara Municipal de Sumaré O presidente da Câmara Municipal de Sumaré, vereador Hélio Silva (Cidadania), lamentou o falecimento do ex-vereador Raul João Paulo, ocorrido na última sexta-f...
Projeto do presidente do Legislativo, vereador Hélio Silva, está na pauta da sessão ordinária desta terça-feira juntamente com mais dois projetos A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é tema do Projeto de Lei nº 152/2025, que será votado na sessão ordinária desta terça-fe...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.4