O Juiz Diretor do Fórum de Sumaré, Gilberto Vasconcelos, esteve na tarde de hoje (21), na Câmara Municipal, para explicar aos vereadores o projeto que pede a doação de uma área no Distrito de Nova Veneza, para a construção de um novo Fórum para a cidade. Após a explanação, os vereadores se mostraram satisfeitos com a proposta.
Atualmente, o Fórum de Sumaré fica na Rua Antônio de Carvalho, no Centro. Segundo o Projeto de Lei 239, os atendimentos do Fórum serão centralizados numa área de 20 mil metros quadrados no Residencial Real Park, na Estrada Mineko Ito (Estrada do Barreiro), Região de Nova Veneza.
“Ali é centro geográfico da cidade, além de ser uma área que comportaria o novo prédio”, argumentou Vasconcelos. O Juiz Diretor também garantiu que, se o projeto for aprovado, a construção não terá custo ao município. “Até cinco anos, o Tribunal de Justiça pretende construir 30 prédios, que estão dentro das prioridades e Sumaré é um deles”, disse.
Além de Vasconcelos, visitaram a Câmara a Juiza da 3ª Vara Civil Dra. Ana Lia Beall, o Juiz da 1ª Vara Criminal, Dr. Aristóteles de Alencar Sampaio, O Juiz da Vara do Juizado Especial Civil e Criminal, Dr. Olavo Paula Leite Rocha e o Supervisor de Administração do Fórum, Emílio César Fernandes.
O atual Fórum da cidade possui uma estrutura física de mais de trinta anos, onde passam cerca de mil pessoas diariamente.
Os vereadores se mostraram satisfeitos com a proposta do judiciário. “A área é bem localizada e vai facilitar muito a vida da população, contemplando todas as regiões de nossa cidade”, disse o vereador Welington Domingos, o Welington da Farmácia (PDT). Para o vereador Sérgio de Carvalho Elias, o Sérgio Populina (PSB), o novo Fórum vai beneficiar as regiões mais populosas da cidade. “O Matão e a Área Cura vão ficar bem mais próximas do Poder Judiciário e isso vai colaborar muito na mobilidade de mais de 100 mil pessoas”, afirmou o parlamentar.
O presidente da Casa, Dirceu Dalben (PPS), lembrou da importância do diálogo entre os poderes. “Quero agradecer a gentileza dos magistrados, que se dispôs a vir até aqui e explicar o projeto aos vereadores. E é isso que nós defendemos. Embora os três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário sejam independentes, com diálogo e conversa podemos solucionar os problemas da população”, disse.
Dalben também ressaltou que outros imóveis utilizados atualmente pelo Fórum seriam devolvidos para o município, que poderia reaproveitá-los para a construção de unidades de saúde, escolas, etc.
Além de Welington, Dalben e Populina, participaram da reunião os vereadores Ulisses Gomes (PT), Josué Cardozo (PT), Cícero Eleotério, o Ceará (PDT), Rubens Champam (PSDB), Benedito Lustosa, o Dito Lustosa (SDD), Geraldo Medeiros (PT), Décio Marmirolli (PSDB), Clauduir Menes, o Cláudio Meskan (PSB), Joel Cardoso (PPL) e Heliomar Geremias, o Mineirinho (PSC).
O novo prédio deve custar aproximadamente R$ 20 milhões ao Tribunal de Justiça. O projeto pode ser votado através de uma sessão extraordinária ou na sessão ordinária da semana que vem.
Publicado em: 22 de outubro de 2013
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Seis moções de congratulação à categoria foram aprovadas durante a sessão desta terça-feira, em homenagem ao Dia do Corretor de Imóveis A Câmara Municipal de Sumaré aprovou seis moções de congratulação ao Dia do Corretor de Imóveis, comemorado anualmente em 27 de agosto. As h...
Proposta dos vereadores Tião Correa e Hélio Silva, presidente do Legislativo, estabelece a data de 17 de setembro como Dia Municipal de Conscientização sobre as Distrofias Musculares; projeto integra a pauta da sessão desta terça-feira A conscientização sobre as distrofias...
Participação acontece por meio de uma palestra com o tema “Erradicação da fome, garantia de direitos e participação social”, ministrada pelo professor Luis Carlos Gonçalves, da equipe da Escola do Legislativo A Escola do Legislativo Professora Ceilita Miranda de Nadai, da...
Proposta dos vereadores Alan Leal, Welington da Farmácia e Hélio Silva prevê que os equipamentos poderão ser instalados tanto pelo Poder Público quanto por meio de parcerias com a iniciativa privada A Câmara Municipal de Sumaré aprovou, nesta terça-feira (19), durante a 24ª...
Iniciativa da Câmara Municipal de Sumaré terá disputa entre 233 candidatos de 25 escolas que oferecem ensino médio O Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Sumaré recebeu 233 inscrições para a edição de 2026 do projeto, que seleciona estudantes do ensino médio para vivencia...
18/08/2025 (segunda-feira) | Credencial prevista em projeto dos vereadores Wellington Souza e Hélio Silva pretende garantir prioridade no acesso a serviços públicos, assistência social, psicológica e apoio familiar A Câmara de Sumaré vota, na sessão ordinária desta terça-f...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9