Com o objetivo de facilitar a comunicação e aproximar a Polícia Militar e a população, a Câmara de Sumaré recebeu audiência pública com a intenção de expor o que está sendo desenvolvido no policiamento preventivo e também ouvir sugestões e críticas da comunidade, estreitando o vínculo com o cidadão.
Presidida pelo vereador Valdir de Oliveira (DEM), o Comandante da 2ª Cia da PM, capitão Fábio Luiz Soares e o comandante da 1ª Cia da PM, capitão Michel Ricardo Berbel, a audiência realizada no último dia 24 trouxe para o plenário moradores das sete regiões de Sumaré, incluindo comerciantes, agricultores, empresários, lideranças religiosas e outros.
O capitão Fábio revelou que um problema muito crítico é o crescimento da frota de veículos. “Tínhamos 83 mil veículos há 10 anos e agora estamos com aproximadamente 159 mil circulando na região de Sumaré de acordo com dados do Detran. O que se torna um problema para nós, com a cidade se tornando uma rota de grande fluxo e não tendo mais espaço para tal”, comentou.
Para Fábio a solução seria estabelecer um convênio de trânsito com o município concedendo poder à Polícia Militar para fazer autuações.
O capitão Berbel explicou que a legislação de trânsito é dividida em infrações que são estaduais (só a PM lavra), infrações municipais (só o representante do município lavra) e infrações de dupla competência (qualquer um dos dois pode lavrar). Portanto, o estacionamento irregular, veículo na contramão, em frente de uma garagem e outros, são de competência municipal.
“Não vai virar uma indústria da multa como alguns reclamam, pelo contrário. Hoje quando a PM recebe o chamado da população reclamando do som alto de carros nos chamados fluxos até madrugada, não conseguimos aplicar multa e com esse convênio teremos essa autonomia”, comentou o capitão Fábio Soares.
“Outra reivindicação é a instalação de radares fotográficos com sistema OCR. A partir do momento que tivermos esse convênio e esses radares saberemos se o carro com a placa fotografada pelo radar é produto de furto ou roubo”, disse.
Outro ponto apontado pela população presente foi a falta de efetivo. O capitão Fábio Soares revelou uma solução que seria a implantação da “Atividade Delegada”. Esse projeto consiste basicamente em remunerar os policiais militares e civis para que trabalhem em suas folgas aumentando dessa forma o policiamento no município.
O vereador Valdir, que estudou em escola militar, ressaltou a importância da participação da população nesse encontro com a PM e falou também sobre a deficiência na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). “Nós temos uma delegada que esporadicamente vem à cidade para atender alguns casos, que é da cidade de Americana. Por isso, nós estamos com um projeto na Câmara para trazer mais delegados para a cidade, inclusive para atender a DDM, e acredito que até setembro estaremos recebendo mais delegados”, comentou.
O estupro dentro das residências foi outro ponto tratado na reunião. “Os dados comprovam que a maioria do estupro acontece dentro das residências. Cinco no mês de abril, cinco no mês de maio, quatro no mês de junho. E a PM não tem como combater esse crime preventivamente porque é dentro de casa. A solução é a conscientização”, comentou o capitão Fábio Soares.
A Audiência Pública é o maior instrumento que a população de todas das cidades tem. “Como disse também reafirmo, a PM faz o seu trabalho diuturno mas é muito importante que a comunidade participe, opine e reivindique, trabalhando unidos. A audiência traz informações para conduzir as estratégias tomadas para diminuir a violência nas cidades, o que só pode ser possível com a união e participação do poder público, das forças policiais, e da população como um todo”, concluiu o vereador Valdir de Oliveira.
Publicado em: 02 de agosto de 2018
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Projeto de lei de autoria do vereador busca catalogar informações socioeconômicas, educacionais e de saúde para direcionar políticas públicas às pessoas com TEA no município Um projeto de lei que será votado na Câmara nesta terça-feira (25) quer instituir o Censo Qualificado...
Reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira na Câmara Municipal de Campinas Na 1ª reunião do Parlamento Metropolitano da RMC de 2025, ocorrida na manhã desta sexta-feira (21), o presidente do Legislativo sumareense, vereador Hélio Silva (Cidadania) foi eleito 1º vice-pres...
Ação lançada pela família de parlamentar jovem em tratamento de saúde no hospital incentiva a participação de novos doadores A Escola do Legislativo Profa. Ceilita Miranda de Nadai da Câmara Municipal de Sumaré se mobiliza na campanha lançada pela família da parlamentar jovem...
Projeto do vereador Ney do Gás foi aprovado durante sessão ordinária desta terça-feira A partir deste ano, Sumaré passa a contar com a Campanha Junho Verde, iniciativa voltada à educação ambiental no município. A proposta foi aprovada na sessão da Câmara Municipal de Sumar...
Policial militar aposentado e pastor da Assembleia de Deus, Raul cumpriu dois mandatos na Câmara Municipal de Sumaré O presidente da Câmara Municipal de Sumaré, vereador Hélio Silva (Cidadania), lamentou o falecimento do ex-vereador Raul João Paulo, ocorrido na última sexta-f...
Projeto do presidente do Legislativo, vereador Hélio Silva, está na pauta da sessão ordinária desta terça-feira juntamente com mais dois projetos A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é tema do Projeto de Lei nº 152/2025, que será votado na sessão ordinária desta terça-fe...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.4