Com o objetivo de facilitar a comunicação e aproximar a Polícia Militar e a população, a Câmara de Sumaré recebeu audiência pública com a intenção de expor o que está sendo desenvolvido no policiamento preventivo e também ouvir sugestões e críticas da comunidade, estreitando o vínculo com o cidadão.
Presidida pelo vereador Valdir de Oliveira (DEM), o Comandante da 2ª Cia da PM, capitão Fábio Luiz Soares e o comandante da 1ª Cia da PM, capitão Michel Ricardo Berbel, a audiência realizada no último dia 24 trouxe para o plenário moradores das sete regiões de Sumaré, incluindo comerciantes, agricultores, empresários, lideranças religiosas e outros.
O capitão Fábio revelou que um problema muito crítico é o crescimento da frota de veículos. “Tínhamos 83 mil veículos há 10 anos e agora estamos com aproximadamente 159 mil circulando na região de Sumaré de acordo com dados do Detran. O que se torna um problema para nós, com a cidade se tornando uma rota de grande fluxo e não tendo mais espaço para tal”, comentou.
Para Fábio a solução seria estabelecer um convênio de trânsito com o município concedendo poder à Polícia Militar para fazer autuações.
O capitão Berbel explicou que a legislação de trânsito é dividida em infrações que são estaduais (só a PM lavra), infrações municipais (só o representante do município lavra) e infrações de dupla competência (qualquer um dos dois pode lavrar). Portanto, o estacionamento irregular, veículo na contramão, em frente de uma garagem e outros, são de competência municipal.
“Não vai virar uma indústria da multa como alguns reclamam, pelo contrário. Hoje quando a PM recebe o chamado da população reclamando do som alto de carros nos chamados fluxos até madrugada, não conseguimos aplicar multa e com esse convênio teremos essa autonomia”, comentou o capitão Fábio Soares.
“Outra reivindicação é a instalação de radares fotográficos com sistema OCR. A partir do momento que tivermos esse convênio e esses radares saberemos se o carro com a placa fotografada pelo radar é produto de furto ou roubo”, disse.
Outro ponto apontado pela população presente foi a falta de efetivo. O capitão Fábio Soares revelou uma solução que seria a implantação da “Atividade Delegada”. Esse projeto consiste basicamente em remunerar os policiais militares e civis para que trabalhem em suas folgas aumentando dessa forma o policiamento no município.
O vereador Valdir, que estudou em escola militar, ressaltou a importância da participação da população nesse encontro com a PM e falou também sobre a deficiência na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). “Nós temos uma delegada que esporadicamente vem à cidade para atender alguns casos, que é da cidade de Americana. Por isso, nós estamos com um projeto na Câmara para trazer mais delegados para a cidade, inclusive para atender a DDM, e acredito que até setembro estaremos recebendo mais delegados”, comentou.
O estupro dentro das residências foi outro ponto tratado na reunião. “Os dados comprovam que a maioria do estupro acontece dentro das residências. Cinco no mês de abril, cinco no mês de maio, quatro no mês de junho. E a PM não tem como combater esse crime preventivamente porque é dentro de casa. A solução é a conscientização”, comentou o capitão Fábio Soares.
A Audiência Pública é o maior instrumento que a população de todas das cidades tem. “Como disse também reafirmo, a PM faz o seu trabalho diuturno mas é muito importante que a comunidade participe, opine e reivindique, trabalhando unidos. A audiência traz informações para conduzir as estratégias tomadas para diminuir a violência nas cidades, o que só pode ser possível com a união e participação do poder público, das forças policiais, e da população como um todo”, concluiu o vereador Valdir de Oliveira.
Publicado em: 02 de agosto de 2018
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Solenidade foi presidida pela juíza da 230ª Zona Eleitoral do Município de Sumaré, Dra. Roseane Cristina de Aguiar Almeida, Presidente da Junta Eleitoral Os 21 vereadores, o prefeito e o vice-prefeito eleitos para o quadriênio 2025-2028 foram diplomados pela Justiça Eleitoral...
Lei Orçamentária Anual foi aprovada com 17 votos favoráveis e um voto contrário na última sessão ordinária do ano A Câmara Municipal de Sumaré aprovou, em segundo turno, o projeto de lei de autoria do Executivo municipal que prevê receita líquida no valor de R$ 1.499.785.0...
Evento será presidido pela Juíza da 230ª Zona Eleitoral do Município de Sumaré, Dra. Roseane Cristina de Aguiar Almeida, e poderá ser acompanhado pela internet, a partir das 11h Nesta quarta-feira (18), no plenário da Câmara Municipal de Sumaré, acontece a diplomação dos vere...
Projeto de lei que prevê cerca de R$ 1,5 bilhão para o orçamento do município em 2025 já havia sido aprovado em primeiro turno na sessão do dia 3 de dezembro Na última sessão ordinária do ano, os vereadores de Sumaré votam, em segundo turno, a Lei Orçamentária Anual (LOA)...
Entre as propostas aprovadas estão as que garantem isenção de IPTU a residências que possuam moradores com autismo e síndrome de Down Os vereadores de Sumaré aprovaram 43 projetos de lei na sessão ordinária desta terça-feira (10). Três proposituras aprovadas já estavam pre...
Através do fornecimento de kit básico de higiene e enxoval, programa tem como objetivo promover proteção à saúde e garantir bem-estar de recém-nascidos no município A Câmara Municipal de Sumaré vota, nesta terça-feira (10), o Projeto de Lei nº 156/2024, que autoriza a criaçã...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.2