Pesquisar

Notícias



Câmara de Sumaré elege vereadores para compor Conselho de Ética

Câmara de Sumaré elege vereadores para compor Conselho de Ética
Visualize fotos

A Câmara de Sumaré elegeu na noite desta terça-feira (16/05) os vereadores para compor o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. A chapa foi aprovada em sessão extraordinária realizada ao fim da 15ª Sessão Ordinária do ano. São titulares os vereadores Décio Marmirolli (PSB), João Maioral (PDT) e Rubens Champam (PSDB). E suplentes os vereadores Dudu Lima (PPS), Josué Cardozo (SD) e Valdir de Oliveira (DEM).
A cada biênio é feita uma nova votação para determinar os vereadores que compõem o Conselho. Dessa forma, a partir desta Legislatura que é a 16ª, a Câmara passa a ter Conselho de Ética.
Já na sessão ordinária, os vereadores discutiram sobre a geração de empregos no município. O assunto entrou na pauta após a leitura do requerimento nº 229, apresentado pelo vereador Prof. Edinho (REDE), que será encaminhado ao Poder Executivo solicitando informações sobre a existência de algum programa de aceleração da economia local visando à geração de empregos.
“Quero mais informações da prefeitura sobre o que está sendo feito pelo governo para gerar empregos. A população tem me cobrado muito e eu preciso me informar. Mas caso ainda não haja nenhum programa de incentivo de qualquer forma, já deixo claro que sou a favor de um estudo no intuito de encontrar soluções para atrair mais empresas para Sumaré e, com isso, gerar mais empregos”, disse o vereador Prof. Edinho.
Após a leitura, o vereador Prof. Edinho usou a palavra para explicar aos outros parlamentares a tamanha procura da população desempregada em seu gabinete. Durante a discussão, outros vereadores usaram a palavra para relatar que também são procurados diariamente.
Por isso, os vereadores discutiram sobre as propostas que poderiam ajudar o trabalhador sumareense. Foi levantada a sugestão de diminuição da alíquota do ISS, imposto sobre serviços de qualquer natureza, cobrado das empresas instaladas no município. “Já estive com alguns empresários que comentaram ser esse o motivo de não trazerem suas empresas para o nosso município. Segundo levantamento que realizei, a alíquota de Sumaré é uma das mais caras da região, enquanto em Indaiatuba é de 3%, aqui é de 5%”, comentou o vereador Claudio Meskan (PSB).
Após ampla discussão do requerimento, outros requerimentos foram lidos e também as indicações e moções.
Na Ordem do Dia, período onde se discutem os projetos, os vereadores discutiram sobre o projeto de lei nº 39/17 do vereador Rudinei Lobo (PRB) e decidiram por adiar sua votação. A proposta deve receber emenda do vereador Hélio Silva (PPS), como já adiantado pelo parlamentar durante a discussão.
O projeto altera o § 5º do artigo 20 da Lei Municipal nº 4.307/06 que dispõe sobre o sistema municipal de transporte público coletivo no município. O objetivo da alteração é para poder atender ainda mais a população oferecendo mais opções e qualidade na mobilidade urbana.
Atualmente a Lei permite o máximo de 29 veículos complementares no sistema municipal de transporte público coletivo e o vereador quer que 29 seja o número mínimo de veículos. “A população tem enfrentado transtornos devido à falta de opção do transporte público em nossa cidade, com poucos carros do transporte alternativo e com a ineficiência da prestadora de serviço Rápido Luxo Campinas”, comentou.
Os outros dois projetos de lei apresentados na sessão tiveram suas votações adiadas por pedido de vistas do vereador Rubens Champam (PSDB). Um deles é o do vereador Tião Correa (PTB) que proíbe a distribuição, venda e comercialização de agrotóxico pertencente ao grupo químico dos organofosforados e carbamatos, mais conhecido por “chumbinho”, que produzam risco à vida humana e animal, em farmácias, supermercados, mercearias, lojas agropecuárias e similares em Sumaré.
E o outro é do vereador Dudu Lima (PPS) que altera o inciso X do Art. 19 da lei Municipal nº 4.859, de 01 de outubro de 2009, com a seguinte redação: “implantar Locais de Entrega Voluntária de materiais recicláveis (LEV) e Pontos de Entregas Voluntária de resíduos sólidos da construção civil, poda, óleo, vegetal, eletroeletrônicos e móveis inservíveis (PEV)”.
Dudu explica que “tal alteração na lei não altera seu teor e visa apenas complementá-la para que se possa acrescentar a premissa de viabilização de locais para o descarte dos referidos materiais nas ações estratégicas da política de resíduos sólidos”. 



Versão para Impressão

Fique por dentro

Outras Notícias


Welington da Farmácia quer censo para mapear pessoas com autismo em Sumaré

24 de fevereiro de 2025

Projeto de lei de autoria do vereador busca catalogar informações socioeconômicas, educacionais e de saúde para direcionar políticas públicas às pessoas com TEA no município Um projeto de lei que será votado na Câmara nesta terça-feira (25) quer instituir o Censo Qualificado...

Leia Mais

Hélio Silva é eleito 1º vice-presidente do Parlamento Metropolitano da RMC

21 de fevereiro de 2025

Reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira na Câmara Municipal de Campinas   Na 1ª reunião do Parlamento Metropolitano da RMC de 2025, ocorrida na manhã desta sexta-feira (21), o presidente do Legislativo sumareense, vereador Hélio Silva (Cidadania) foi eleito 1º vice-pres...

Leia Mais

Escola do Legislativo da Câmara de Sumaré se engaja em campanha de doação de sangue ao Boldrini

19 de fevereiro de 2025

Ação lançada pela família de parlamentar jovem em tratamento de saúde no hospital incentiva a participação de novos doadores A Escola do Legislativo Profa. Ceilita Miranda de Nadai da Câmara Municipal de Sumaré se mobiliza na campanha lançada pela família da parlamentar jovem...

Leia Mais

Câmara de Sumaré aprova Campanha Junho Verde com ações de educação ambiental

18 de fevereiro de 2025

Projeto do vereador Ney do Gás foi aprovado durante sessão ordinária desta terça-feira   A partir deste ano, Sumaré passa a contar com a Campanha Junho Verde, iniciativa voltada à educação ambiental no município. A proposta foi aprovada na sessão da Câmara Municipal de Sumar...

Leia Mais

Presidente Hélio Silva lamenta morte de ex-vereador Raul João Paulo

18 de fevereiro de 2025

Policial militar aposentado e pastor da Assembleia de Deus, Raul cumpriu dois mandatos na Câmara Municipal de Sumaré O presidente da Câmara Municipal de Sumaré, vereador Hélio Silva (Cidadania), lamentou o falecimento do ex-vereador Raul João Paulo, ocorrido na última sexta-f...

Leia Mais

Câmara de Sumaré vota Dia Municipal da Língua Brasileira de Sinais

17 de fevereiro de 2025

Projeto do presidente do Legislativo, vereador Hélio Silva, está na pauta da sessão ordinária desta terça-feira juntamente com mais dois projetos   A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é tema do Projeto de Lei nº 152/2025, que será votado na sessão ordinária desta terça-fe...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.6

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!