Medida de autoria do presidente da Câmara foi aprovada na sessão ordinária desta terça-feira
O presidente da Câmara Municipal de Sumaré, vereador Hélio Silva (Cidadania), teve aprovado seu projeto de lei que autoriza a criação do "Plano municipal de informações e contingências sobre as chuvas". A meta é que a população tenha acesso ágil sobre grandes volumes de chuvas, áreas de alagamento, enchentes, medidas de prevenção contra alagamentos e comunicados gerais sobre condições climáticas. O PL nº 31/2024 foi aprovado durante sessão ordinária realizada nesta terça-feira (27). A matéria agora segue para sanção do prefeito Luiz Dalben.
Caso o projeto seja sancionado, a Prefeitura é que deverá criar efetivamente o "Plano municipal de informações e contingências sobre as chuvas". O documento deve seguir pelo menos três objetivos primordiais: divulgar informações sobre as chuvas, em linguagem acessível e, preferencialmente, nos meios de telecomunicação e telemático com alarme simultâneo aos cidadãos nos casos emergenciais, utilizando-se, inclusive, de redes sociais; estabelecer as ações de prevenção, de preparação e de resposta imediata a desastres causados por chuvas intensas; e instituir medidas de médio e longo prazo para minimizar os impactos negativos causados pelas chuvas.
"Embora o Poder Executivo, anualmente, decrete os protocolos e ações para contingência sobre as chuvas, é importante que exista um mecanismo que perdure de forma indeterminada, mantendo comunicação com todos os cidadãos sobre eventos de chuvas intensas e problemas decorrentes", explica o presidente Hélio Silva na justificativa do projeto.
"A população informada sobre a iminência de eventos de chuvas intermitentes, muito fortes ou muito concentradas tem condições de se preparar e de planejar suas ações. É um ganho para toda a sociedade, pois o conhecimento prévio ajuda nas ações de colaboração entre vizinhos e entre a coordenação da Defesa Civil e de outras secretarias municipais", completa o vereador autor do projeto.
De acordo com a proposta, o plano será atualizado a cada três anos ou conforme a ocorrência de eventos extremos. No documento deverão constar protocolos com medidas emergenciais e contingenciais a serem realizadas para o auxílio imediato à população afetada e para a minimização de danos em caso de alagamentos, enchentes, inundações, deslizamentos causados pelas chuvas e efeitos de descargas elétricas provocadas por raios.
Também deverá constar o planejamento de preparação e resposta à emergência em saúde pública por inundação, considerando os impactos negativos desses eventos sobre a saúde humana e sobre a infraestrutura dos serviços de saúde e assistência social. Por fim, o plano irá contemplar estratégias de acolhimento, socorro e assistência aos atingidos, incluindo o acompanhamento das condições de saúde dos cidadãos.
Sessão
Ainda durante a sessão desta terça-feira, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei nº 4/2024, de autoria do vereador Rodrigo Dorival Gomes (Cidadania), que denomina a Escola Municipal do Jardim das Estâncias de E.M. Dirce Aparecida Menuzzo Ricato.
Já o PL nº 164/2023, que também estava previsto na Ordem do Dia, foi retirado de pauta por apresentação de emenda. O projeto, de autoria do vereador Willian Souza (PT), dispõe sobre a obrigatoriedade da concessionária de saneamento básico do município de Sumaré a efetuar a limpeza de fossas e destinação dos resíduos para estação de tratamento de forma gratuita para às unidades residenciais e comerciais não servidas pela rede de esgotos sanitários, mas que pagam a taxa de esgotamento sanitário.
Em regime de urgência, foram aprovados dez projetos de lei de autoria do prefeito Luiz Dalben. Nove deles dispõem sobre autorização ao executivo municipal para promover a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente. Já o PL nº 41/2024 dispõe sobre a contribuição para o fim de custear as complementações de aposentadorias e pensões que vierem a ser concedidas aos servidores admitidos antes da promulgação da Lei Municipal nº 3.772, de 20 de fevereiro de 2003.
Os vereadores ainda aprovaram quatro moções de congratulação.
Publicado em: 27 de fevereiro de 2024
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Solenidade foi presidida pela juíza da 230ª Zona Eleitoral do Município de Sumaré, Dra. Roseane Cristina de Aguiar Almeida, Presidente da Junta Eleitoral Os 21 vereadores, o prefeito e o vice-prefeito eleitos para o quadriênio 2025-2028 foram diplomados pela Justiça Eleitoral...
Lei Orçamentária Anual foi aprovada com 17 votos favoráveis e um voto contrário na última sessão ordinária do ano A Câmara Municipal de Sumaré aprovou, em segundo turno, o projeto de lei de autoria do Executivo municipal que prevê receita líquida no valor de R$ 1.499.785.0...
Evento será presidido pela Juíza da 230ª Zona Eleitoral do Município de Sumaré, Dra. Roseane Cristina de Aguiar Almeida, e poderá ser acompanhado pela internet, a partir das 11h Nesta quarta-feira (18), no plenário da Câmara Municipal de Sumaré, acontece a diplomação dos vere...
Projeto de lei que prevê cerca de R$ 1,5 bilhão para o orçamento do município em 2025 já havia sido aprovado em primeiro turno na sessão do dia 3 de dezembro Na última sessão ordinária do ano, os vereadores de Sumaré votam, em segundo turno, a Lei Orçamentária Anual (LOA)...
Entre as propostas aprovadas estão as que garantem isenção de IPTU a residências que possuam moradores com autismo e síndrome de Down Os vereadores de Sumaré aprovaram 43 projetos de lei na sessão ordinária desta terça-feira (10). Três proposituras aprovadas já estavam pre...
Através do fornecimento de kit básico de higiene e enxoval, programa tem como objetivo promover proteção à saúde e garantir bem-estar de recém-nascidos no município A Câmara Municipal de Sumaré vota, nesta terça-feira (10), o Projeto de Lei nº 156/2024, que autoriza a criaçã...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.2