Pesquisar

Notícias



Câmara aprova criação do Dia Municipal de Prevenção e Combate ao Diabetes

Visualize fotos

 

Projeto de Lei apresentado pelo vereador Dr. Rubens Champam estabelece o dia 14 de novembro como data de conscientização sobre a doença que afeta quase 7% da população brasileira

 

A Câmara Municipal de Sumaré aprovou o Projeto de Lei que estabelece 14 de novembro como o "Dia Municipal de Prevenção e Combate ao Diabetes". A proposta, de autoria do vereador Dr. Rubens Champam (PSDB), foi aprovada por 18 votos durante sessão ordinária realizada na noite desta terça-feira (2). A matéria, que seguirá agora para sanção do prefeito Luiz Dalben, determina que a data seja incluída no Calendário de Eventos Oficiais do Município.

Entre os objetivos do PL nº 204/2018 estão o apoio, a divulgação de informação e a conscientização das pessoas a respeito do diabetes, suas características, prevenção e tratamento, além do auxílio no controle do diabetes e demais doenças, visando a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Para isso, a lei permite que o Poder Executivo celebre convênios com órgãos públicos federais e estaduais e com entidades da sociedade civil, visando a elaboração de projetos de ação social.

Durante a semana de realização do “Dia Municipal de Prevenção e Combate ao Diabetes”, poderão ser realizados debates, palestras, campanhas educativas, entre outras iniciativas que visam atingir os objetivos da lei. Ainda conforme o PL, as ações deverão ser incluídas no calendário escolar municipal com o intuito de alertar e educar as crianças, especialmente do Ensino Fundamental, sobre os riscos da doença.

“O diabetes é considerado um problema de saúde pública mundial, em constante ascensão, o qual apresenta complicações que podem abreviar o tempo de vida do paciente ou levá-lo mesmo a incapacidade", esclarece o Dr. Champam na justificativa de seu projeto.

“Hoje, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população, sendo que este número só vem crescendo. Em alguns casos, o diagnóstico demora, favorecendo o aparecimento de complicações”, prossegue o parlamentar.

O vereador explica ainda que o diabetes é uma doença crônica, que faz com que o corpo pare de produzir insulina ou não consiga empregá-la adequadamente. Com isso, há a elevação da glicose no sangue (hiperglicemia), podendo ocorrer defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas pelas chamadas células beta.

“A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta, portanto, em acúmulo de glicose no sangue (hiperglicemia)”, completa Champam.

PROJETOS

A 9ª sessão ordinária contou também com a discussão e votação do PL nº 58/2019, de autoria do vereador Professor Edinho (Rede), que garante número mínimo de funcionários na função "Posso ajudar" nos caixas eletrônicos do município, foi aprovado por 18 votos.

O PL nº 192/2018, de autoria do vereador Willian Souza (PT) e do ex-vereador Antônio Dirceu Dalben (PR), que obriga a concessionária de serviços de saneamento básico a comunicar sobre as interrupções de abastecimento de água programadas e seu devido restabelecimento, teve aprovação de 20 vereadores.

A mesma votação foi registrada para o PL nº 44/2019, que dispõe sobre a “Semana de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”, apresentado pelo vereador Marcio Brianes (PCdoB). O PL nº 56/2019, do vereador Edgardo Cabral (PRB), que institui a Festa do Outono no calendário oficial, foi aprovado com 19 votos.

Já o PL nº 153/2018, de autoria do vereador Ronaldo Mendes (PSDB), que regulamenta o uso da buzina por composições ferroviárias que trafegam no período noturno no perímetro urbano de Sumaré, teve pedido de vista solicitado pelo vereador Marcio Brianes acatado pelo plenário.



Versão para Impressão

Fique por dentro

Outras Notícias


Câmara de Sumaré recebe palestra sobre autismo na adolescência e na vida adulta

28 de novembro de 2025

Evento ocorre na quarta-feira, às 19h, e será conduzido pelo escritor Leandro Rafer Venancio da Silva, especialista em acessibilidade e inclusão  Na próxima quarta-feira (3), o plenário da Câmara de Sumaré recebe a palestra “Autismo na adolescência e na vida adulta”. Uma inic...

Leia Mais

Estudantes eleitos para o Parlamento Jovem 2026 tomam posse

28 de novembro de 2025

Sessão solene aconteceu no auditório da Faculdade Anhanguera de Sumaré, na noite desta quinta-feira Os estudantes eleitos para o Parlamento Jovem 2026 da Câmara Municipal de Sumaré tomaram posse na noite desta quinta-feira (27). A sessão solene aconteceu no auditório da Facul...

Leia Mais

Meio ambiente é tema de audiência pública na Câmara de Sumaré

27 de novembro de 2025

Evento promovido pela Comissão de Meio Ambiente do Legislativo e solicitado pela Associação de Defesa do Meio Ambiente de Sumaré acontece na segunda-feira   A Câmara de Sumaré promove, na próxima segunda-feira (1º), audiência pública para debater assuntos relevantes ligados...

Leia Mais

Em audiência pública na Câmara, mães e famílias atípicas relatam desafios enfrentados pelas crianças neurodivergentes em Sumaré

27 de novembro de 2025

Reunião convocada pela Comissão de Saúde e Educação do Legislativo debateu políticas municipais para crianças com autismo, TDAH e outras condições que impactam o desenvolvimento infantil   A Câmara Municipal de Sumaré realizou, na noite desta quarta-feira (26), uma audiência...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!