Pesquisar

Notícias



Vereadores exigem do Poder Executivo a solução para o abandono da saúde

Vereadores exigem do Poder Executivo a solução para o abandono da saúde
Visualize fotos

O vereador Welington da Farmácia (PDT) foi o primeiro a usar a tribuna no final do expediente da 16ª Sessão Ordinária na noite de hoje (21). Ele relatou que foi chamado a comparecer na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Macarenko na última quarta-feira (15) e foi surpreendido com o abandono dos pacientes e a presença da Guarda Municipal no local. “Chegando lá, nos deparamos com pessoas do nosso município que chegaram nove horas da manhã e onze, mas já era nove horas da noite e não tinham recebido atendimento. Só tinha um médico atendendo e essa empresa RPS está tendo um problema muito grande para administrar a unidade”.

O vereador Marcos de Paula (PSB) relatou que no dia de hoje uma sobrinha sua teria entrado às 14 horas na UPA Macarenko e até às 20 horas não teria sido atendida. O vereador Cícero Ceará (PDT) lembrou que ainda não recebeu as respostas às perguntas feitas à secretária de saúde, Tânia Pupo, na sabatina realizada pelos vereadores no plenário da Câmara.

O vereador Sérgio Populina (PSB) informou que também foi chamado à UPA Macarenko, mas em outra ocasião, no dia 15 de maio. “Fui informado no local que os médicos se ausentaram às 17 horas, sendo que o plantão termina às 19 horas. Por isso fiz um requerimento questionando a administração se essa ausência será descontada e se serão tomadas providências”, declarou.

O vereador Welington volta a reforçar que disse á Secretária Tânia Pupo no dia da sabatina que a realidade da saúde no município era pior do que os dados apresentados por ela. “Não sei se é falta de cobrança da administração. São 19 milhões que a RPS tem para administrar e não é pouco dinheiro. Creio que devemos tomar outras medidas. Já passou da hora”, cobrou o vereador.

O vereador Dr. Rui Macedo (PSDB) também concordou que é preciso tomar uma atitude. “Como fiscalizadores temos que tomar ações e manter um compromisso com o resultado positivo. Existem vários estudos e a situação de Sumaré é complexa. O compromisso de estar presente no plantão é de ordem ética e jurídica. Entendo que temos tomar alguma atitude pelo compromisso de uma realidade melhor”, declarou.

O vereador Ulisses Gomes (PT) mostrou sua indignação. “Era preciso ter chamado médico e não a Guarda Municipal. Quando disse que estava tapando o sol com a peneira, disse a verdade, pois é o que está acontecendo”, declarou.

O vereador Dito Lustosa (PCdoB) trouxe a informação sobre uma medida adotada pelo Conselho Municipal de Saúde. “Está presente aqui o (José Luiz) Crepaldi, do Conselho e me parece que sábado foi feita uma comissão para que em final ou começo de plantão seja verificado qual médico está faltando e fazer um boletim de ocorrência. Porque para romper o contrato com a RPS existe uma multa muito alta”, revelou.

O vereador Geraldo Medeiros (PT) também usou a palavra para destacar a urgência em resolver o problema da saúde. “Na quarta-feira fui chamado para ir à UPA e vi uma situação caótica. Mais de 200 pacientes aguardando atendimento. No final da noite apareceu uma médica, mas se recusava a atender, pois tinha medo de ser até agredida. E o que mais me dói é que a saúde foi o tema principal de uma campanha política que talvez levou esse pessoal ao comando da cidade. Dizendo que a mudança estava chegando, mas chegou para pior”, declarou.

O vereador Medeiros mostrou-se indignado também em relação à presença da Guarda Municipal no local. “Na quarta-feira junto com vários órgãos de imprensa vi que em vez de chamar médico, chamaram a GM para repreender os pacientes que estavam precisando de médico. Foi-se falado muito nessa RPS e mesmo assim foi renovado seu contrato. A mudança chegou e foi para pior. Se uma coisa não presta porque manter? Falta ação, falta vontade política, falta gestão. Não podemos criticar uma secretária de saúde porque o povo de Sumaré não votou na secretária, votou em nós e na prefeita. E quem tem a caneta para tirar e colocar o secretário é a prefeita”, concluiu.

O vereador Décio Marmirolli (PSDB) também fez coro aos outros vereadores. “Cabe sim a essa Câmara cobrar uma resposta séria. É preciso fazer uma gestão eficiente oferecendo o mais necessário, o básico que é ser atendido pelo médico e sair com remédio na mão. Não respeitar o contrato é passível de romper o contrato, mas não fazem. E a nossa população sofre com a inércia da secretária de saúde”, comentou.

O vereador João Maioral (PDT) revelou uma informação que surpreendeu a muitos presentes. “Rodrigo Portela Soares é médico cardiologista, trabalha na prefeitura e é proprietário da empresa RPS”, declarou.

O último a usar a tribuna foi o presidente Dirceu Dalben (MD) “Estamos falando de atendimento médico, da saúde. E quem é pai, quem é mãe sabe do desespero que dá quando procura um atendimento médico e não encontra. E muitas vezes não tem recursos próprios para pagar um atendimento. No começo do ano eu pedi paciência e infelizmente estamos terminando o quinto mês e nada de melhoria”, comentou.

Ele falou também sobre a medida tomada pelo Conselho. “O que o Conselho tem de autoridade para conferir horário de médico? Uma vez que o conselho é consultivo. Na unidade quem comanda é a prefeita e sua equipe e não é o conselheiro que nem salário tem. Estamos mexendo com vidas e se faltasse dinheiro podia dizer que era falta de dinheiro, mas sobra. Dinheiro tem, recurso tem. O que não tem é gestão, é comprometimento com o povo”, diz indignado.

E por último ele cobra mais atitude do Poder Executivo. “O Poder Público tem muito mais poder. O contrato tem direitos e deveres e se não estiver sendo cumprido é preciso cancelar. O que não pode é o povo continuar sofrendo. Precisamos de material humano, médicos, enfermeiros e pessoal capacitado. Não adianta cobrar de RPS ou Conselho. Tem que cobrar da Cristina Carrara”, comentou.

Ele ainda mencionou que há 16 anos quando foi prefeito a rede municipal de saúde contava com 220 médicos, quantidade próxima a atual, e mesmo assim havia dificuldades. 



Versão para Impressão

Fique por dentro

Outras Notícias


Exposição “Sumaré: Um olhar sobre o tempo” resgata a história da cidade com fotos e arte ao vivo

08 de julho de 2025

Numa iniciativa cultural do mandato do vereador Dudu Lima (Cidadania), será realizada no próximo domingo, dia 13 de julho, a partir das 8h30, a abertura oficial da exposição “Sumaré: Um olhar sobre o tempo”. A mostra promete encantar os moradores com uma viagem visual pela his...

Leia Mais

Câmara de Sumaré e Sumprev realizam seminário para esclarecer concessão de aposentadoria aos servidores municipais

01 de julho de 2025

Evento gratuito acontece em agosto, no plenário do Legislativo; inscrições já podem ser realizadas pelos servidores públicos A Câmara Municipal de Sumaré e o Fundo de Previdência Social do Município (Sumprev) abriram inscrições para um seminário que vai abordar as novas reg...

Leia Mais

Vereadores de Sumaré homenageiam religiosos na sessão desta terça-feira

26 de junho de 2025

Moções de congratulação às paróquias que participaram da procissão de Corpus Christi e aos 35 anos de ministério dos pastores Antônio Benedito e Sônia Capelleto foram aprovadas por unanimidade em plenário   Duas moções com temática religiosa fizeram parte da sessão ordinária...

Leia Mais

Rai do Paraíso faz homenagem a policiais que realizaram parto em via pública e à delegação sumareense nos Jogos da Melhor Idade

25 de junho de 2025

Reconhecimentos foram feitos por meio de duas moções, aprovadas durante a sessão ordinária dessa semana, na Câmara de Sumaré   O vereador Rai do Paraíso (Republicanos) apresentou duas moções de congratulação durante a sessão dessa semana, na Câmara Municipal de Sumaré. A moç...

Leia Mais

LDO que prevê receita de R$ 1,6 bilhão para Sumaré em 2026 é aprovada no Legislativo

24 de junho de 2025

Peça orçamentária foi confirmada em segundo turno pela Câmara Municipal, nesta terça; texto vai orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o próximo ano   A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2026 foi aprovada, em segundo turno, na Câmara Mun...

Leia Mais

Saúde preventiva é tema de palestra na Câmara

24 de junho de 2025

Conduzido pelo fisioterapeuta Dr. Renato Costa, evento acontece nesta quinta-feira, com transmissão pelo Youtube   O plenário da Câmara de Sumaré recebe, nesta quinta-feira (26), a palestra “Bem estar físico, mental e social: a Saúde Preventiva”. Ministrado pelo gestor do De...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!