Pesquisar

Notícias



Vereadores discutiram sobre taxa de iluminação pública e falta de repasse à entidades

Vereadores discutiram sobre taxa de iluminação pública e falta de repasse à entidades
Visualize fotos

O atraso no repasse financeiro feito pela prefeitura às entidades e a desproporcionalidade entre elas foram temas amplamente discutidos na 39ª Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira, dia 21 de novembro. Outro assunto que provocou polêmica foi a insuficiência de investimentos na iluminação pública do município depois de implantada a taxa para o serviço.
O vereador Marcos de Paula (PSB) usou a tribuna para repudiar o tratamento diferente entre as entidades na questão do valor repassado pela prefeitura a cada entidade. “As instituições da nossa cidade, infelizmente, não são tratadas como merecem. Quero lamentar a diferença de tratamento pela administração. Não podemos deixar de reconhecer o grande trabalho desenvolvido por todas essas entidades de nossa cidade”, comentou.
O vereador Décio Marmirolli (PSB) apresentou um requerimento que será encaminhado ao Poder Executivo apontando o quanto o cidadão sumareense contribuiu com a taxa da CIP (Contribuição de Iluminação Pública) desde que foi implantada e solicitando informações sobre o quanto foi investido pela administração municipal em Sumaré. O assunto causou ampla discussão entre os parlamentares. O vereador Josué Cardozo (SD) e o vereador Dirceu Dalben (PPS) apresentaram projeto de lei para cancelar essa cobrança do cidadão sumareense e este projeto está em tramitação na Casa de Leis.
Na ordem do dia foi aprovado o projeto de lei nº 55/16, apresentado pela prefeitura em regime de urgência, que autoriza incluir na Lei Orçamentária Municipal crédito adicional especial no valor de R$ 529.740,00 para aplicação de recursos de “Proteção Social Especial de Média Complexidade” (Estadual), “Proteção Social Básica PAIF” (Federal) e “Proteção Social Especial PAEFI” (Federal), destinados ao custeio da folha de pagamento da Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social.
Os projetos de lei apresentados foram discutidos, mas não foram votados devido ao pedido do vereador Ronaldo Mendes (PSDB) para adiar a votação. São eles:
O projeto de lei nº 17/14 do vereador Marcos da Conceição (Prof. Marquinho – SD) que autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa de Adoção de Escolas e Creches da Rede Municipal de Ensino.
O projeto de lei nº 36/13 do vereador Dirceu Dalben (PPS) que dispõe sobre a criação do Programa Saúde Oftalmológica.
O Substitutivo Total ao Projeto de Lei nº 164/13 do vereador João Maioral (PDT) que dispõe sobre a concessão de auxílio às mães nas condições que menciona.
O projeto de lei nº 40/16 do vereador Rubens Champam (PSDB) que dispõe sobre a obrigatoriedade das Agências Bancárias centrais de Sumaré a disponibilizarem profissional capacitado para se comunicar em língua brasileira de sinais-libras. 



Versão para Impressão

Publicado em: 15 de dezembro de 2016

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias


Sessão ordinária da Câmara de Sumaré acontecerá na próxima quarta-feira

16 de abril de 2025

Mudança na data acontece devido ao feriado de Tiradentes   Devido ao feriado de Tiradentes, a sessão ordinária da Câmara, que normalmente é realizada às terças-feiras, ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 23 de abril. O horário também foi alterado para as 11h, pois, no mesm...

Leia Mais

Câmara de Sumaré aprova participação do município em consórcios da área da saúde

16 de abril de 2025

Proposta do Executivo foi aprovada, em regime de urgência, na sessão ordinária desta terça-feira   Os vereadores de Sumaré aprovaram, em regime de urgência, o Projeto de Lei nº 299/2025, que autoriza a participação do município em consórcios intermunicipais na área da saúde....

Leia Mais

Confira a íntegra da audiência pública para discussão da LDO 2026

15 de abril de 2025

O plenário da Câmara Municipal de Sumaré sediou audiência pública da Prefeitura para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2026. A audiência aconteceu na segunda-feira (14), a partir das 18h, no plenário José Maria Matosinho (Travessa Primeiro Centenário, 32,...

Leia Mais

Famílias de doadores de tecido poderão ter gratuidade em tarifas públicas do serviço funerário

14 de abril de 2025

Votação da proposta, apresentada pelo vereador Valdir de Oliveira e que altera a legislação em vigor sobre o tema, acontece na reunião da Câmara Municipal desta terça-feira   O Projeto de Lei nº 265/2025, que inclui doadores de tecidos na dispensa do pagamento, pela famíli...

Leia Mais

Plenário da Câmara recebe audiência pública sobre a LDO 2026

14 de abril de 2025

Evento será realizado pela Prefeitura, que tem até o dia 15 de abril para apresentar o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano seguinte  O plenário da Câmara Municipal de Sumaré sediará uma audiência pública da Prefeitura para debater a Lei de Diretrizes Orçamen...

Leia Mais

Plenário da Câmara recebe audiência pública sobre a LDO 2026

10 de abril de 2025

Evento será realizado pela Prefeitura, que tem até o dia 15 de abril para apresentar o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano seguinte  O plenário da Câmara Municipal de Sumaré sediará uma audiência pública da Prefeitura para debater a Lei de Diretrizes Orçamen...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.6

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!