Pesquisar

Notícias



Vereadores criticam EMTU e a redução do número de vans do transporte intermunicipal

Vereadores criticam EMTU e a redução do número de vans do transporte intermunicipal
Visualize fotos

Os vereadores de Sumaré aprovaram na terça-feira (12), durante a 36ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal, uma moção de apelo à prefeita municipal e à EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano) pela redução do número de vans que fazem o transporte intermunicipal. Desde setembro, 50 vans do Sistema Orca (Operador Regional de Coletivo Autônomo) deixaram de circular na RMC (Região Metropolitana de Campinas). Grande parte destas linhas que complementam o transporte público opera entre Campinas e Sumaré. Os vereadores criticaram a decisão.

“Retiraram as peruas de circulação e as empresas não estão repondo os ônibus. Os munícipes estão esperando mais de uma hora para embarcar num ônibus”, disse o vereador Sérgio de Carvalho Elias, o Sérgio Populina (PSB), autor da moção 204, que pede que a Prefeitura interceda junto à EMTU.

Segundo o documento, os moradores agora “dependem exclusivamente da empresa de ônibus, alvo de reclamações há muito tempo”. Parte das vans do Sistema Orca agora atende alunos com deficiência física, devidamente matriculados em escolas estaduais. Contudo, os ônibus ainda não ocupam as linhas que foram deixadas pelas vans.

O presidente da Casa, Dirceu Dalben (PROS), ressaltou a importância da concorrência na qualidade da prestação de serviços. “A reclamação é no município todo e a demanda é maior que a oferta. As vans estão fazendo falta, pois elas faziam uma concorrência direta com os ônibus. Havia uma disputa pelo passageiro no ponto. Quero registrar a falta que faz uma concorrência. As vans prestavam um serviço social, pois faziam com que a grande empresa de ônibus cumprisse o horário, pois a única forma dela cumprir horário é mexendo no bolso”, relatou Dalben. Ainda sobre a concorrência entre empresas, o vereador Marcos da Conceição, o Professor Marquinho (PT) reforçou que “o monopólio não é bom para a economia”.

Os vereadores devem criar uma comissão para dialogar com a EMTU.

LINHA PARA O JARDIM AMANDA
Ainda sobre o transporte público, outro documento sobre o assunto foi protocolado e aprovado na noite de ontem na Câmara Municipal. O requerimento 1.048 cobra o retorno da linha que interliga o Jardim Amanda, em Hortolândia à rodoviária de Sumaré. Segundo o documento assinado pelos vereadores Marcos de Paula (PSB) e Welington Domingos, o Welington da Farmácia (PROS), os passageiros vão até Campinas e de lá, seguem para o Jd. Amanda.
 



Versão para Impressão

Publicado em: 14 de novembro de 2013

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias


Personalidades de Sumaré recebem Diploma de Honra ao Mérito Dandara e Zumbi dos Palmares 

19 de novembro de 2025

Honraria destinada a pessoas que prestaram relevantes serviços à população negra e afrodescendente foi entregue em sessão solene na noite desta quarta-feira, no plenário da Câmara   A Câmara Municipal de Sumaré entregou, na noite desta quarta-feira (19), os Diplomas de Honra...

Leia Mais

Projeto aprovado pela Câmara prevê energia solar fotovoltaica em edifícios públicos de Sumaré

19 de novembro de 2025

Proposta dos vereadores Ney do Gás e Rai do Paraíso faz parte do Programa Sustentabilidade Energética no Serviço Público Municipal   Um projeto de lei aprovado pela Câmara de Sumaré prevê a adoção progressiva de sistemas de energia renovável, como placas solares fotovoltaic...

Leia Mais

Audiência pública em Sumaré debate Autismo, TDAH e outros transtornos do desenvolvimento

19 de novembro de 2025

Reunião é organizada pela Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura, Lazer e Turismo da Câmara Municipal   A Câmara Municipal de Sumaré realiza audiência pública para debater as políticas municipais voltadas à saúde, educação e assistência social de crianças...

Leia Mais

Programa de vacinação domiciliar para autistas é aprovado na Câmara de Sumaré

18 de novembro de 2025

Projeto apresentado pelo vereador Tavares que quer garantir respeito às necessidades das pessoas com TEA foi votado durante a reunião do Legislativo desta terça-feira  A Câmara de Sumaré aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (18), o Projeto de Lei nº 345/2025, que in...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!