O serviço do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Sumaré tem sido alvo constante de denúncias de usuários na imprensa local e regional e na Câmara Municipal. O presidente do Poder Legislativo, vereador Dirceu Dalben (PPS), e o vereador Sérgio de Carvalho Elias, o Sérgio Populina (PSB), querem melhorias neste serviço prestado à população e por isso apresentaram os requerimentos 957 e 959 na sessão do dia 15 de outubro.
O Art. 196 da Constituição Federal diz que a saúde é direito de todos e dever do Estado. E o Samu tem como finalidade prestar socorro a população nos casos de urgências e emergências.
“O assunto relacionado ao atendimento do Samu causou muita polêmica, já que nos últimos meses a situação da estrutura humana e material vem apresentando ineficiência diante da demanda existente hoje no município”, apontou Dalben.
No dia 12 de outubro, feriado, o Jornal Tribuna Liberal publicou matéria intitulada “Sem telefone, sede do SAMU encontra dificuldade para atender as chamadas”. A reportagem relata o problema de comunicação entre a central do Samu em Hortolândia com a base em Sumaré, prejudicando assim, o contato para as ocorrências na ocasião.
“O problema não é só a frota. As acomodações dos funcionários são inadequadas e vários outros aspectos precisam melhorar e isso inclui um plano de gestão e gerenciamento para que funcione adequadamente”, alertou Populina. “Como vereador o que podemos fazer é cobrar insistentemente porque cabe ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre a regulamentação, fiscalização e controle do Samu”, concluiu o parlamentar.
No último dia 15, Populina fez um “pente fino” no Samu, cobrando informações do serviço ao Poder Executivo sobre o serviço. Dentre os questionamentos, questionou como é feito o repasse da verba federal ao município e qual o valor; qual o acordo feito entre a Prefeitura de Hortolândia e Sumaré, uma vez que a base do Samu é na cidade vizinha; quais as medidas tomadas pela Secretaria de Saúde e coordenação do serviço para que se aproveite melhor a estrutura do serviço.
Esta não é a primeira vez que Populina oficia a Prefeitura sobre o assunto, No dia 17 de setembro ele levantou uma série de questionamentos sobre o Samu.
Dalben também questiona o Poder Executivo e cobra mais ação da Prefeitura para melhorar o serviço para a população. “Mesmo após reuniões, reclamações, indicações e requerimentos questionando a situação do Samu em nossa cidade, nenhuma providência foi tomada pelos órgãos competentes até o momento. Dessa forma eu reforço mais uma vez através de mais um requerimento a urgência de ações imediatas para resolver os problemas pontuados, para que o cidadão sumareense não venha ser penalizado com ocorrências negativas já comprovadas pela demora no atendimento”, concluiu Dalben.
Dentre várias informações e cobranças, o presidente da Câmara quer saber se com tantas reclamações referentes ao Samu, o Poder Executivo já cobrou severamente dos responsáveis pela unidade de Sumaré as soluções imediatas para os problemas.
Publicado em: 22 de outubro de 2013
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Solenidade foi presidida pela juíza da 230ª Zona Eleitoral do Município de Sumaré, Dra. Roseane Cristina de Aguiar Almeida, Presidente da Junta Eleitoral Os 21 vereadores, o prefeito e o vice-prefeito eleitos para o quadriênio 2025-2028 foram diplomados pela Justiça Eleitoral...
Lei Orçamentária Anual foi aprovada com 17 votos favoráveis e um voto contrário na última sessão ordinária do ano A Câmara Municipal de Sumaré aprovou, em segundo turno, o projeto de lei de autoria do Executivo municipal que prevê receita líquida no valor de R$ 1.499.785.0...
Evento será presidido pela Juíza da 230ª Zona Eleitoral do Município de Sumaré, Dra. Roseane Cristina de Aguiar Almeida, e poderá ser acompanhado pela internet, a partir das 11h Nesta quarta-feira (18), no plenário da Câmara Municipal de Sumaré, acontece a diplomação dos vere...
Projeto de lei que prevê cerca de R$ 1,5 bilhão para o orçamento do município em 2025 já havia sido aprovado em primeiro turno na sessão do dia 3 de dezembro Na última sessão ordinária do ano, os vereadores de Sumaré votam, em segundo turno, a Lei Orçamentária Anual (LOA)...
Entre as propostas aprovadas estão as que garantem isenção de IPTU a residências que possuam moradores com autismo e síndrome de Down Os vereadores de Sumaré aprovaram 43 projetos de lei na sessão ordinária desta terça-feira (10). Três proposituras aprovadas já estavam pre...
Através do fornecimento de kit básico de higiene e enxoval, programa tem como objetivo promover proteção à saúde e garantir bem-estar de recém-nascidos no município A Câmara Municipal de Sumaré vota, nesta terça-feira (10), o Projeto de Lei nº 156/2024, que autoriza a criaçã...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.2