O serviço do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Sumaré tem sido alvo constante de denúncias de usuários na imprensa local e regional e na Câmara Municipal. O presidente do Poder Legislativo, vereador Dirceu Dalben (PPS), e o vereador Sérgio de Carvalho Elias, o Sérgio Populina (PSB), querem melhorias neste serviço prestado à população e por isso apresentaram os requerimentos 957 e 959 na sessão do dia 15 de outubro.
O Art. 196 da Constituição Federal diz que a saúde é direito de todos e dever do Estado. E o Samu tem como finalidade prestar socorro a população nos casos de urgências e emergências.
“O assunto relacionado ao atendimento do Samu causou muita polêmica, já que nos últimos meses a situação da estrutura humana e material vem apresentando ineficiência diante da demanda existente hoje no município”, apontou Dalben.
No dia 12 de outubro, feriado, o Jornal Tribuna Liberal publicou matéria intitulada “Sem telefone, sede do SAMU encontra dificuldade para atender as chamadas”. A reportagem relata o problema de comunicação entre a central do Samu em Hortolândia com a base em Sumaré, prejudicando assim, o contato para as ocorrências na ocasião.
“O problema não é só a frota. As acomodações dos funcionários são inadequadas e vários outros aspectos precisam melhorar e isso inclui um plano de gestão e gerenciamento para que funcione adequadamente”, alertou Populina. “Como vereador o que podemos fazer é cobrar insistentemente porque cabe ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre a regulamentação, fiscalização e controle do Samu”, concluiu o parlamentar.
No último dia 15, Populina fez um “pente fino” no Samu, cobrando informações do serviço ao Poder Executivo sobre o serviço. Dentre os questionamentos, questionou como é feito o repasse da verba federal ao município e qual o valor; qual o acordo feito entre a Prefeitura de Hortolândia e Sumaré, uma vez que a base do Samu é na cidade vizinha; quais as medidas tomadas pela Secretaria de Saúde e coordenação do serviço para que se aproveite melhor a estrutura do serviço.
Esta não é a primeira vez que Populina oficia a Prefeitura sobre o assunto, No dia 17 de setembro ele levantou uma série de questionamentos sobre o Samu.
Dalben também questiona o Poder Executivo e cobra mais ação da Prefeitura para melhorar o serviço para a população. “Mesmo após reuniões, reclamações, indicações e requerimentos questionando a situação do Samu em nossa cidade, nenhuma providência foi tomada pelos órgãos competentes até o momento. Dessa forma eu reforço mais uma vez através de mais um requerimento a urgência de ações imediatas para resolver os problemas pontuados, para que o cidadão sumareense não venha ser penalizado com ocorrências negativas já comprovadas pela demora no atendimento”, concluiu Dalben.
Dentre várias informações e cobranças, o presidente da Câmara quer saber se com tantas reclamações referentes ao Samu, o Poder Executivo já cobrou severamente dos responsáveis pela unidade de Sumaré as soluções imediatas para os problemas.
Publicado em: 22 de outubro de 2013
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Reunião será precedida de oficina sobre a construção do Ciclo de Gestão das Políticas Públicas e o uso do Design Thinking Os parlamentares jovens de Sumaré se reúnem, neste sábado (2), para a 6ª reunião ordinária do ano. O encontro acontece a partir das 9h, no plenário da Câm...
Vereador é autor da lei municipal que dá o nome de Mário Gabriel dos Santos Ferreira de Freitas, o Balotelli, ao novo equipamento esportivo O vereador Rai do Paraíso (Republicanos) participou da inauguração da nova quadra poliesportiva do Centro de Convivência da Terceira Id...
Numa iniciativa cultural do mandato do vereador Dudu Lima (Cidadania), será realizada no próximo domingo, dia 13 de julho, a partir das 8h30, a abertura oficial da exposição “Sumaré: Um olhar sobre o tempo”. A mostra promete encantar os moradores com uma viagem visual pela his...
Evento gratuito acontece em agosto, no plenário do Legislativo; inscrições já podem ser realizadas pelos servidores públicos A Câmara Municipal de Sumaré e o Fundo de Previdência Social do Município (Sumprev) abriram inscrições para um seminário que vai abordar as novas reg...
Moções de congratulação às paróquias que participaram da procissão de Corpus Christi e aos 35 anos de ministério dos pastores Antônio Benedito e Sônia Capelleto foram aprovadas por unanimidade em plenário Duas moções com temática religiosa fizeram parte da sessão ordinária...
Reconhecimentos foram feitos por meio de duas moções, aprovadas durante a sessão ordinária dessa semana, na Câmara de Sumaré O vereador Rai do Paraíso (Republicanos) apresentou duas moções de congratulação durante a sessão dessa semana, na Câmara Municipal de Sumaré. A moç...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9