Pesquisar

Notícias



Vereadores aprovam alteração em lei para isenção da taxa de exumação à famílias carentes

Vereadores aprovam alteração em lei para isenção da taxa de exumação à famílias carentes
Visualize fotos

A família do falecido cuja renda mensal seja igual ou inferior a três salários mínimos pode ficar isenta da cobrança da taxa de exumação em Sumaré. Aprovado por unanimidade na noite de ontem (16) durante a 32ª Sessão Ordinária do ano, o Projeto de Lei nº 62/14 do vereador Josué Cardozo (PT) apresenta a emenda na Lei Municipal nº 1703/85 que trata sobre os cemitérios públicos e seu funcionamento.
Atualmente, o artigo 17 da Lei 1703/85 prevê a obrigatoriedade da cobrança da taxa de exumação tendo ou não expirado o prazo de concessão perpétua e temporária. Com a proposta do vereador Josué Cardozo, o artigo 17 passa a ter três incisos onde garante às famílias carentes do falecido a isenção da taxa de exumação.
“O objetivo é contribuir com a população mais carente. Uma vez que a população paga muitas taxas e no momento como esse, a morte, além de todo o sofrimento que traz à família, muitos não estão preparados. A cobrança nesse momento de tamanha dor e sofrimento é demasiado pragmática, inconveniente e constrangedora, principalmente para pessoas de baixa renda”, justificou o parlamentar.
De acordo com a proposta de Cardozo, a família deverá requerer a isenção à Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, comprovando a renda. O prazo para conceder a isenção deverá ser de, no máximo, 15 dias.
Ainda durante a 32ª Sessão Ordinária, os vereadores aprovaram 178 indicações e 34 requerimentos em prol de melhorias e benefícios para a população e município.
Outro projeto aprovado foi o de nº 60/14 do vereador Rubens Champam (PSDB) que denomina a Rua 06 do Loteamento Parque Dante Marmirolli de Rua Gilda dos Santos.
O outro projeto do vereador Champam, que dispõe sobre o controle do desperdício de água potável distribuída para uso e institui o Programa Municipal de Conservação e Uso Racional de água em edificações, não foi votado porque recebeu emenda do vereador Benedito Lustosa, o Dito Lustosa (SDD).
O projeto de lei nº 175/13 do vereador Prof Marquinho (PT) foi adiado por pedido de vistas do vereador Ronaldo Mendes (PSDB). A proposta dispõe sobre o exercício da fiscalização dos órgãos e serviços públicos municipais por entidades da sociedade civil.
O projeto de lei nº 74/14 do vereador Warlei de Faria, o Fininho (PSDB), também não foi votado porque recebeu vistas do Prof. Marquinho. O projeto denomina o orquidário inaugurado há pouco tempo no município de “Orquidário Sumaré”. 



Versão para Impressão

Publicado em: 18 de setembro de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias


Primeira sessão de 2026 do Parlamento Jovem de Sumaré acontece neste sábado

04 de fevereiro de 2026

Estudantes eleitos devem escolher Mesa Diretora e participar de oficina sobre conceitos e técnicas para redação de proposituras   Neste sábado (7), o plenário da Câmara de Sumaré recebe a primeira sessão do Parlamento Jovem de 2026. Os 21 estudantes eleitos se reúnem, a part...

Leia Mais

Vereadores de Sumaré aprovam “Lei Manuela” para aumentar segurança em piscinas

03 de fevereiro de 2026

Apresentado pelo vereador Ney do Gás, projeto obriga o uso de grades ou dispositivos de segurança em bombas de sucção de piscinas localizadas em clubes, academias, condomínios, associações, hotéis e pousadas do município  A Câmara Municipal de Sumaré aprovou, na sessão desta...

Leia Mais

Câmara de Sumaré retoma sessões ordinárias com votação de quatro projetos de lei

02 de fevereiro de 2026

Primeira reunião de 2026 acontece nesta terça-feira (3), às 10h, com transmissão ao vivo pelo YouTube A Câmara Municipal de Sumaré retoma as sessões ordinárias nesta terça-feira (3), com a votação de quatro projetos de lei de autoria dos vereadores. A primeira reunião de 2026...

Leia Mais

Servidores recebem treinamento sobre proteção de dados na Câmara de Sumaré

21 de janeiro de 2026

Capacitação integra o processo de adequação do Legislativo à LGPD   Os servidores da Câmara Municipal de Sumaré participaram, nesta terça-feira (20), de uma capacitação sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A iniciativa integra o processo de adequação do Le...

Leia Mais

Câmara de Sumaré recebe mais de 500 projetos de lei no primeiro ano da legislatura 2025-2028

20 de janeiro de 2026

Do total, 441 matérias foram protocoladas pelos parlamentares, que pautaram avanços e melhorias para a população sumareense em diversas áreas   A Câmara Municipal de Sumaré encerrou o ano de 2025 com 523 projetos de lei apresentados ao Parlamento. Desse total, 441 matérias f...

Leia Mais

Câmara de Sumaré aprova LOA para 2026 em segundo turno

09 de dezembro de 2025

Além do projeto apresentado pelo prefeito Henrique do Paraíso, que prevê arrecadação de R$ 1,8 bilhão para o próximo ano, vereadores aprovaram duas emendas impositivas de autoria do presidente do Legislativo, vereador Hélio Silva   Durante a sessão ordinária desta terça-fei...

Leia Mais

Copyright 2026 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.10

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!