A família do falecido cuja renda mensal seja igual ou inferior a três salários mínimos pode ficar isenta da cobrança da taxa de exumação em Sumaré. Aprovado por unanimidade na noite de ontem (16) durante a 32ª Sessão Ordinária do ano, o Projeto de Lei nº 62/14 do vereador Josué Cardozo (PT) apresenta a emenda na Lei Municipal nº 1703/85 que trata sobre os cemitérios públicos e seu funcionamento.
Atualmente, o artigo 17 da Lei 1703/85 prevê a obrigatoriedade da cobrança da taxa de exumação tendo ou não expirado o prazo de concessão perpétua e temporária. Com a proposta do vereador Josué Cardozo, o artigo 17 passa a ter três incisos onde garante às famílias carentes do falecido a isenção da taxa de exumação.
“O objetivo é contribuir com a população mais carente. Uma vez que a população paga muitas taxas e no momento como esse, a morte, além de todo o sofrimento que traz à família, muitos não estão preparados. A cobrança nesse momento de tamanha dor e sofrimento é demasiado pragmática, inconveniente e constrangedora, principalmente para pessoas de baixa renda”, justificou o parlamentar.
De acordo com a proposta de Cardozo, a família deverá requerer a isenção à Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, comprovando a renda. O prazo para conceder a isenção deverá ser de, no máximo, 15 dias.
Ainda durante a 32ª Sessão Ordinária, os vereadores aprovaram 178 indicações e 34 requerimentos em prol de melhorias e benefícios para a população e município.
Outro projeto aprovado foi o de nº 60/14 do vereador Rubens Champam (PSDB) que denomina a Rua 06 do Loteamento Parque Dante Marmirolli de Rua Gilda dos Santos.
O outro projeto do vereador Champam, que dispõe sobre o controle do desperdício de água potável distribuída para uso e institui o Programa Municipal de Conservação e Uso Racional de água em edificações, não foi votado porque recebeu emenda do vereador Benedito Lustosa, o Dito Lustosa (SDD).
O projeto de lei nº 175/13 do vereador Prof Marquinho (PT) foi adiado por pedido de vistas do vereador Ronaldo Mendes (PSDB). A proposta dispõe sobre o exercício da fiscalização dos órgãos e serviços públicos municipais por entidades da sociedade civil.
O projeto de lei nº 74/14 do vereador Warlei de Faria, o Fininho (PSDB), também não foi votado porque recebeu vistas do Prof. Marquinho. O projeto denomina o orquidário inaugurado há pouco tempo no município de “Orquidário Sumaré”.
Publicado em: 18 de setembro de 2014
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Vereador Dudu Lima é coautor de congratulação à Fatec Sumaré, e atleta Léu Romário foi o segundo homenageado Duas moções de autoria do presidente do Legislativo sumareense, vereador Hélio Silva (Cidadania), foram aprovadas durante a sessão ordinária da Câmara de Sumaré, oc...
Projeto de lei de autoria do vereador busca catalogar informações socioeconômicas, educacionais e de saúde para direcionar políticas públicas às pessoas com TEA no município Um projeto de lei que será votado na Câmara nesta terça-feira (25) quer instituir o Censo Qualificado...
Reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira na Câmara Municipal de Campinas Na 1ª reunião do Parlamento Metropolitano da RMC de 2025, ocorrida na manhã desta sexta-feira (21), o presidente do Legislativo sumareense, vereador Hélio Silva (Cidadania) foi eleito 1º vice-pres...
Ação lançada pela família de parlamentar jovem em tratamento de saúde no hospital incentiva a participação de novos doadores A Escola do Legislativo Profa. Ceilita Miranda de Nadai da Câmara Municipal de Sumaré se mobiliza na campanha lançada pela família da parlamentar jovem...
Projeto do vereador Ney do Gás foi aprovado durante sessão ordinária desta terça-feira A partir deste ano, Sumaré passa a contar com a Campanha Junho Verde, iniciativa voltada à educação ambiental no município. A proposta foi aprovada na sessão da Câmara Municipal de Sumar...
Policial militar aposentado e pastor da Assembleia de Deus, Raul cumpriu dois mandatos na Câmara Municipal de Sumaré O presidente da Câmara Municipal de Sumaré, vereador Hélio Silva (Cidadania), lamentou o falecimento do ex-vereador Raul João Paulo, ocorrido na última sexta-f...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.6