Pesquisar

Notícias



Vereadores aprovam alteração em lei para isenção da taxa de exumação à famílias carentes

Vereadores aprovam alteração em lei para isenção da taxa de exumação à famílias carentes
Visualize fotos

A família do falecido cuja renda mensal seja igual ou inferior a três salários mínimos pode ficar isenta da cobrança da taxa de exumação em Sumaré. Aprovado por unanimidade na noite de ontem (16) durante a 32ª Sessão Ordinária do ano, o Projeto de Lei nº 62/14 do vereador Josué Cardozo (PT) apresenta a emenda na Lei Municipal nº 1703/85 que trata sobre os cemitérios públicos e seu funcionamento.
Atualmente, o artigo 17 da Lei 1703/85 prevê a obrigatoriedade da cobrança da taxa de exumação tendo ou não expirado o prazo de concessão perpétua e temporária. Com a proposta do vereador Josué Cardozo, o artigo 17 passa a ter três incisos onde garante às famílias carentes do falecido a isenção da taxa de exumação.
“O objetivo é contribuir com a população mais carente. Uma vez que a população paga muitas taxas e no momento como esse, a morte, além de todo o sofrimento que traz à família, muitos não estão preparados. A cobrança nesse momento de tamanha dor e sofrimento é demasiado pragmática, inconveniente e constrangedora, principalmente para pessoas de baixa renda”, justificou o parlamentar.
De acordo com a proposta de Cardozo, a família deverá requerer a isenção à Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, comprovando a renda. O prazo para conceder a isenção deverá ser de, no máximo, 15 dias.
Ainda durante a 32ª Sessão Ordinária, os vereadores aprovaram 178 indicações e 34 requerimentos em prol de melhorias e benefícios para a população e município.
Outro projeto aprovado foi o de nº 60/14 do vereador Rubens Champam (PSDB) que denomina a Rua 06 do Loteamento Parque Dante Marmirolli de Rua Gilda dos Santos.
O outro projeto do vereador Champam, que dispõe sobre o controle do desperdício de água potável distribuída para uso e institui o Programa Municipal de Conservação e Uso Racional de água em edificações, não foi votado porque recebeu emenda do vereador Benedito Lustosa, o Dito Lustosa (SDD).
O projeto de lei nº 175/13 do vereador Prof Marquinho (PT) foi adiado por pedido de vistas do vereador Ronaldo Mendes (PSDB). A proposta dispõe sobre o exercício da fiscalização dos órgãos e serviços públicos municipais por entidades da sociedade civil.
O projeto de lei nº 74/14 do vereador Warlei de Faria, o Fininho (PSDB), também não foi votado porque recebeu vistas do Prof. Marquinho. O projeto denomina o orquidário inaugurado há pouco tempo no município de “Orquidário Sumaré”. 



Versão para Impressão

Publicado em: 18 de setembro de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias


Sessão ordinária da Câmara de Sumaré acontecerá na próxima quarta-feira

16 de abril de 2025

Mudança na data acontece devido ao feriado de Tiradentes   Devido ao feriado de Tiradentes, a sessão ordinária da Câmara, que normalmente é realizada às terças-feiras, ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 23 de abril. O horário também foi alterado para as 11h, pois, no mesm...

Leia Mais

Câmara de Sumaré aprova participação do município em consórcios da área da saúde

16 de abril de 2025

Proposta do Executivo foi aprovada, em regime de urgência, na sessão ordinária desta terça-feira   Os vereadores de Sumaré aprovaram, em regime de urgência, o Projeto de Lei nº 299/2025, que autoriza a participação do município em consórcios intermunicipais na área da saúde....

Leia Mais

Confira a íntegra da audiência pública para discussão da LDO 2026

15 de abril de 2025

O plenário da Câmara Municipal de Sumaré sediou audiência pública da Prefeitura para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2026. A audiência aconteceu na segunda-feira (14), a partir das 18h, no plenário José Maria Matosinho (Travessa Primeiro Centenário, 32,...

Leia Mais

Famílias de doadores de tecido poderão ter gratuidade em tarifas públicas do serviço funerário

14 de abril de 2025

Votação da proposta, apresentada pelo vereador Valdir de Oliveira e que altera a legislação em vigor sobre o tema, acontece na reunião da Câmara Municipal desta terça-feira   O Projeto de Lei nº 265/2025, que inclui doadores de tecidos na dispensa do pagamento, pela famíli...

Leia Mais

Plenário da Câmara recebe audiência pública sobre a LDO 2026

14 de abril de 2025

Evento será realizado pela Prefeitura, que tem até o dia 15 de abril para apresentar o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano seguinte  O plenário da Câmara Municipal de Sumaré sediará uma audiência pública da Prefeitura para debater a Lei de Diretrizes Orçamen...

Leia Mais

Plenário da Câmara recebe audiência pública sobre a LDO 2026

10 de abril de 2025

Evento será realizado pela Prefeitura, que tem até o dia 15 de abril para apresentar o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano seguinte  O plenário da Câmara Municipal de Sumaré sediará uma audiência pública da Prefeitura para debater a Lei de Diretrizes Orçamen...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.6

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!