Pesquisar

Notícias



Vereador Prof Marquinho propõe assegurar direito de fiscalização do Poder Executivo por entidade civil

Visualize fotos

Com o Projeto de Lei 175/2014, o vereador Marcos da Conceição, o Prof. Marquinho (PT), assegura às entidades da sociedade civil solicitar e receber dos órgãos da Administração Pública Municipal as informações relativas à sua estrutura administrativa, ao seu funcionamento e à eficácia, eficiência e produtividade dos serviços prestados à população.
O projeto está em trâmite na Câmara Municipal e aguarda votação. A proposta esclarece que são entidades da sociedade civil aquelas constituídas na forma da lei com a finalidade de defender interesse coletivo ou geral, representar e organizar movimentos sociais, prestar-lhes assessoramento e realizar estudos e pesquisas de seu interesse.
“O presente projeto de lei tem por propósito tornar operacional a aplicação do ‘princípio da transparência. A democratização do aparelho de Estado passa necessariamente pela reapropriação dele pela sociedade, através da fiscalização e do controle social das ações governamentais”, disse o vereador.
A solicitação de informações poderá abranger tudo o que for de interesse público justificado e razoável para a plena transparência da Administração Pública municipal, especificamente: constituição do órgão e organização de suas funções; recursos humanos e materiais; documentos, registros e cadastros; atos e decisões; capacidade de atendimento e execução dos serviços e; avaliação de desempenho.
“Dificuldades na obtenção de informações, demora no atendimento delas, dados insuficientes, tudo isso tem dificultado muito a realização plena do direito dos cidadãos à informação, sobretudo àquelas referentes ao interesse coletivo ou geral”, comentou Prof. Marquinho.
O acesso, nos termos do projeto de lei, às dependências dos órgãos e entidades da administração municipal direta e indireta será autorizado desde que a entidade solicitante encaminhe à respectiva direção o pedido de acesso, por escrito, devidamente motivado e no qual constem os seguintes dados: objetivo da pesquisa e lista dos itens sobre os quais se deseja obter informações; cópia autenticada do registro legal da entidade solicitante e; lista do nome das pessoas credenciadas pela entidade para a visita de coleta de dados e informações no local.
“O exercício da fiscalização pelo povo do funcionamento de uma Administração Pública que tem por fundamento de seu poder e finalidade ele próprio, o povo, tem de ser facilitado ao máximo posto que nesse campo é muito fácil se escamotear a vontade popular por meio de complicações dos procedimentos, formalismos inúteis e expedientes jurídicos”, concluiu O vereador Prof. Marquinho. 



Versão para Impressão

Fique por dentro

Outras Notícias


Personalidades de Sumaré recebem Diploma de Honra ao Mérito Dandara e Zumbi dos Palmares 

19 de novembro de 2025

Honraria destinada a pessoas que prestaram relevantes serviços à população negra e afrodescendente foi entregue em sessão solene na noite desta quarta-feira, no plenário da Câmara   A Câmara Municipal de Sumaré entregou, na noite desta quarta-feira (19), os Diplomas de Honra...

Leia Mais

Projeto aprovado pela Câmara prevê energia solar fotovoltaica em edifícios públicos de Sumaré

19 de novembro de 2025

Proposta dos vereadores Ney do Gás e Rai do Paraíso faz parte do Programa Sustentabilidade Energética no Serviço Público Municipal   Um projeto de lei aprovado pela Câmara de Sumaré prevê a adoção progressiva de sistemas de energia renovável, como placas solares fotovoltaic...

Leia Mais

Audiência pública em Sumaré debate Autismo, TDAH e outros transtornos do desenvolvimento

19 de novembro de 2025

Reunião é organizada pela Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura, Lazer e Turismo da Câmara Municipal   A Câmara Municipal de Sumaré realiza audiência pública para debater as políticas municipais voltadas à saúde, educação e assistência social de crianças...

Leia Mais

Programa de vacinação domiciliar para autistas é aprovado na Câmara de Sumaré

18 de novembro de 2025

Projeto apresentado pelo vereador Tavares que quer garantir respeito às necessidades das pessoas com TEA foi votado durante a reunião do Legislativo desta terça-feira  A Câmara de Sumaré aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (18), o Projeto de Lei nº 345/2025, que in...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!