Pesquisar

Notícias



Trabalhadores do DAE ameaçam paralisar e pedem ajuda a vereadores

Trabalhadores do DAE ameaçam paralisar e pedem ajuda a vereadores
Visualize fotos

Os 279 funcionários concursados do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Sumaré temem que a concessão da autarquia ameace seus empregos e procuraram os vereadores na noite desta terça-feira (19) para pedir ajuda. A comissão representante dos trabalhadores e o presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos de Sumaré, Araken Lunardi, se reuniram com os parlamentares no intervalo da 28ª Sessão Ordinária desta noite para apresentar o problema e reivindicar ajuda.
Para os trabalhadores não há garantia de emprego para nenhum deles e não há diálogo transparente com a presidência da autarquia ou com o Poder Executivo. “Não temos autorização para participar do processo de concessão, não podemos ver os documentos que importam e a nenhum de nós foi dada nenhuma garantia de emprego. Por isso viemos até a Câmara para conseguirmos que o nosso direito de voz seja respeitado”, comentou um dos representantes da comissão, Jobson Clayton de Pierri.
A possibilidade de perder o emprego está causando transtorno para 279 famílias. Diante disso, os trabalhadores cobraram uma posição imediata da Câmara Municipal. Eles procuraram o Poder Legislativo depois de descobrirem que o projeto para extinção do DAE seria encaminhado para ser votado em urgência, de forma que não houvesse divulgação para os trabalhadores.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Dr. Rui Macedo (PSDB), comentou que muitas informações sobre a concessão ainda precisam ser esclarecidas e que Sumaré pode sofrer a maior lesão patrimonial da história com esse processo. “Quanto aos trabalhadores eu garanto que nós vamos lutar até o fim para que todos tenham garantidos os seus direitos e que o emprego de nenhum fique ameaçado”, disse.
Todos os vereadores se comprometeram a não votar esse projeto caso venha em regime de urgência. Durante a reunião, a comissão de trabalhadores pediu e todos os parlamentares levantaram a mão como símbolo de compromisso com a palavra.
Uma nova reunião foi marcada para continuar a discussão do assunto. Os vereadores, a comissão de trabalhadores do DAE e o Sindicato irão se reunir amanhã (20) às 09 horas no plenário da Câmara Municipal.
Os trabalhadores estão dispostos a fazer paralisação e tomará essa decisão em assembleia convocada para ser realizada na quinta-feira às 08 horas na própria sede da autarquia.
CEI FAZ AINDA ESSA SEMANA OUTRA TENTATIVA DE SUSPENDER CONCESSÃO
A CEI (Comissão Especial de Inquérito) que investiga o processo de concessão do DAE-Sumaré tentou reverter a situação colocando um mandado na Justiça, mas não obteve sucesso. O presidente da Comissão, vereador Geraldo Medeiros (PT), revelou ter buscado na justiça um meio de suspender o processo de concessão da autarquia.
Mas, segundo Medeiros, ainda existe uma alternativa. “Nós temos uma última cartada que não podemos revelar no momento. Até o final dessa semana nós iremos apresentá-la. E estamos confiantes que dessa vez teremos sucesso”, comentou.
O objetivo da CEI é tentar atrasar para poder discutir melhor. “Do jeito que está previsto não pode acontecer. O edital prevê um aumento na tarifa de água que irá atingir gravemente muitas famílias de baixa renda que não terão condições de pagar a conta de água todo mês. Algumas coisas precisam ser melhor discutidas”, alegou o vereador Joel Cardoso (PROS), um dos integrantes da CEI. 



Versão para Impressão

Publicado em: 20 de agosto de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias


Sessão ordinária da Câmara de Sumaré é transferida para a próxima quinta-feira

24 de outubro de 2025

Por conta do feriado do Dia do Servidor Público, reunião que ocorreria na terça-feira, dia 28, deve acontecer no dia 30 de outubro   Os vereadores de Sumaré se reúnem para a 34ª sessão ordinária da Câmara na próxima quinta-feira (30). A mudança na data da reunião, que normal...

Leia Mais

Audiência Pública LOA 2026: Confira a íntegra

23 de outubro de 2025

A Câmara Municipal de Sumaré realizou, nesta quarta-feira (22), audiência pública para debater o Projeto de Lei nº 446/2025, de autoria do prefeito Henrique do Paraíso, que orça a receita e fixa as despesas de Sumaré para 2026. Conhecido como Lei Orçamentária Anual (LOA), o pr...

Leia Mais

Vereadores aprovam Carteira de Identificação da Pessoa com Epilepsia em Sumaré

21 de outubro de 2025

Proposta do presidente do Legislativo, vereador Hélio Silva, recebeu 20 votos favoráveis na reunião desta terça-feira   A Câmara de Sumaré aprovou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (21), um projeto de lei que institui no município a Carteira de Identificação da P...

Leia Mais

Câmara promove audiência pública para debate da Lei Orçamentária Anual (LOA) de Sumaré  

20 de outubro de 2025

  Projeto apresentado pelo prefeito Henrique do Paraíso prevê receita de mais de R$ 1,8 bilhão para o exercício financeiro de 2026   A Câmara Municipal de Sumaré realiza, nesta quarta-feira (22), audiência pública para debater o Projeto de Lei nº 446/2025, de autoria do pre...

Leia Mais

Rodrigo Digão quer “Farmácia de Todos” em Sumaré

20 de outubro de 2025

Projeto de autoria do vereador entra em votação na sessão da Câmara desta terça-feira   Os vereadores de Sumaré se reúnem nesta terça-feira (21) para votar o Projeto de Lei nº 463/2025, que institui o Programa "Farmácia de Todos", sob a supervisão da Secretaria Municipal de...

Leia Mais

Convite Audiência Pública – LOA – 2026

17 de outubro de 2025

A Câmara Municipal de Sumaré, através de seu Presidente Vereador Hélio Silva, tem a honra de convidar a todos (as) os interessados (as) para a AUDIÊNCIA PÚBLICA com a finalidade de apreciar o Projeto de Lei nº 446, de 26 de setembro de 2025, que “Orça a Receita e fixa a Despes...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!