Pesquisar

Notícias



Sumaré poderá ter Olimpíada de Matemática na rede municipal de ensino

Visualize fotos

Projeto do vereador Prof. Edinho, em discussão na reunião da Câmara Municipal desta terça-feira, cria a competição para alunos do ensino fundamental e médio 

Nesta terça-feira (8), entra em votação na Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 250/2025, que institui a Olimpíada de Matemática de Sumaré. De autoria do vereador Prof. Edinho (Republicanos), a proposta tem como objetivo promover o estudo da matemática, identificar talentos e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica no município. O projeto compõe a pauta da 10ª sessão ordinária do ano, que pode ser acompanhada diretamente do plenário ou através do canal do Legislativo no Youtube (https://www.youtube.com/@CamaraSumare).

No projeto, o vereador explica que a Olimpíada deve ser realizada anualmente nas escolas municipais de Sumaré, sendo facultativa a participação das escolas particulares. O evento é destinado aos alunos do ensino fundamental II e do ensino médio. A Secretaria de Educação do município regulamentará os níveis das provas de acordo com as séries dos estudantes, garantindo que as avaliações sejam aplicadas de forma adequada e específica para cada etapa.

De acordo com a propositura, a Olimpíada pretende desenvolver nos alunos habilidades de raciocínio lógico, criatividade e capacidade de resolução de problemas; identificar e incentivar talentos na área da matemática, proporcionando oportunidades de aprofundamento e participação em competições regionais e nacionais; promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento matemático, garantindo a participação de alunos de todas as regiões do município; fomentar a integração entre escolas, professores e alunos, criando um ambiente colaborativo e de troca de experiências; e valorizar o papel dos professores de matemática, incentivando a formação continuada e a adoção de práticas pedagógicas inovadoras.

A organização e a execução do evento serão de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, que poderá firmar parcerias com diversas instituições para que a Olimpíada ocorra. Também caberá à secretaria elaborar o regulamento da competição, que deve conter o cronograma de inscrições, etapas e divulgação dos resultados, informações sobre o formato e conteúdo das provas, os critérios de avaliação e classificação, as formas de premiação, e os mecanismos de acompanhamento e avaliação do impacto da Olimpíada no desempenho escolar e no interesse dos alunos pela matemática.

Para acompanhar o desenvolvimento do projeto, a Secretaria Municipal de Educação poderá apresentar, anualmente, um relatório de resultados da Olimpíada, contendo o número de participantes e escolas envolvidas, a análise do desempenho dos alunos, o impacto da competição no interesse dos alunos pela matemática e no desempenho escolar, além de sugestões de melhorias para as edições futuras.

Na justificativa do PL, Prof. Edinho elucida que “experiências semelhantes em outros municípios, como a Olimpíada Montealtense de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OMMEP) em Monte Alto/SP, têm demonstrado resultados positivos na formação acadêmica dos estudantes e na promoção da educação de qualidade. Além disso, a Olimpíada promoverá a inclusão social e a valorização dos professores, fortalecendo o ecossistema educacional do Município. Com a estruturação de um regulamento claro, parcerias estratégicas e mecanismos de avaliação contínua, a Olimpíada de Matemática de Sumaré se consolidará como uma política pública de impacto, contribuindo para o desenvolvimento educacional e social do município, acrescenta o vereador.

 

Ordem do Dia

Também na sessão desta terça, serão discutidos e votados os projetos de lei nº 246/2025, de autoria do vereador César Bianchi (PP), que Institui a ação cultural "O Jovem Poeta" nas escolas municipais da cidade de Sumaré; e nº 260/2025, apresentado por Geraldo Medeiros (PT), que visa denominar a área localizada na esquina entre a Rua Zeferino Rodrigues da Silva com a Rua Maximiano Rita, entre o Jardim Nova Esperança e o Jd. Calegari, como Praça José Severiano dos Santos (Zé Domingo).



Versão para Impressão

Fique por dentro

Outras Notícias


Programa de vacinação domiciliar para autistas é aprovado na Câmara de Sumaré

18 de novembro de 2025

Projeto apresentado pelo vereador Tavares que quer garantir respeito às necessidades das pessoas com TEA foi votado durante a reunião do Legislativo desta terça-feira  A Câmara de Sumaré aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (18), o Projeto de Lei nº 345/2025, que in...

Leia Mais

Câmara de Sumaré entrega Diploma de Honra ao Mérito Dandara e Zumbi dos Palmares

17 de novembro de 2025

Honraria será concedida a 12 personalidades em sessão solene, nesta quarta-feira, no plenário do Legislativo  A Câmara de Sumaré promove, nesta quarta-feira (19), a Sessão Solene de entrega do Diploma de Honra ao Mérito Dandara e Zumbi dos Palmares. Em 2025, serão homenageada...

Leia Mais

Presidente Hélio Silva quer “Dia Municipal do Motoboy” em Sumaré

17 de novembro de 2025

Proposta será debatida na sessão da Câmara desta terça-feira juntamente com outros três projetos  Os vereadores de Sumaré votam, na sessão ordinária desta terça-feira (18), um projeto de lei que institui no Calendário Oficial de Eventos o “Dia Municipal do Motoboy”. O PL nº 1...

Leia Mais

Câmara de Sumaré aprova PPA que prevê receita de R$ 7 bi para os próximos 4 anos

12 de novembro de 2025

Texto enviado pelo Executivo foi debatido em audiência pública e aprovado em dois turnos de votação Os vereadores de Sumaré aprovaram o Projeto de Lei nº 420/2025, de autoria do prefeito Henrique do Paraíso, que dispõe sobre o Plano Plurianual para o quadriênio 2026-2029. A m...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!