Após um ano de investigações, a CEI (Comissão Especial de Inquérito) dos Transportes apresenta relatório final que aponta irregularidades diversas na prestação do serviço público ao Poder Executivo e Ministério Público para que sejam tomadas as devidas providências. A leitura do documento aconteceu na manhã desta sexta-feira, 16/03, no plenário da Câmara Municipal de Sumaré.
Foram citadas a inadequada condição dos veículos com bancos quebrados, falta de higiene, buracos no teto causando goteiras em dias de chuva, falhas mecânicas, falta de freio; desrespeito ao cumprimento dos horários estabelecidos; desrespeito de funcionários da empresa com passageiros; número insuficiente de veículos para a demanda de Sumaré; desrespeito ao direito do idoso; veículos em velocidade além do permitido; entre outras irregularidades caracterizando desobediência ao contrato estabelecido entre a prefeitura de Sumaré e a empresa Ouro Verde, concessionária do serviço de transporte público coletivo no município.
Além do Poder Executivo e MP, o relatório também será encaminhado para a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), ao Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Americana e Região e à Agência Nacional de Transporte Terrestre.
“Não cabe à essa Comissão determinar crime ou quebra de contrato. Cabe, sim, encaminhar aos órgãos competentes. O que cabe a essa comissão é investigar e isso foi feito e bem feito. Acredito que não esqueci de nada. Fiz encaminhamento e fiz apontamentos”, declarou o vereador Rubens Champam (PSDB), relator da CEI.
Membro da comissão, o vereador Hélio Silva diz que recebeu respostas da SMMUR (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rural) na data de hoje e vai fazer um pequeno relatório apartado para também encaminhar. “Esperamos que o prefeito tire essa empresa do município”, comentou.
Também membro da CEI, o vereador Dr. Sérgio Rosa (PDT) também concorda com o relatório final e, assim como os outros, aguarda ação do Poder Executivo depois de ter em mãos as informações colhidas pela investigação.
“O transporte público tem que ser o melhor e é por isso que lutamos. Me sinto contemplado pelo relatório”, disse o vereador Edgardo Cabral (PRB), também membro da Comissão.
O presidente da Comissão, Ronaldo Mendes (PSDB), declarou que as audiências públicas contribuíram muito para a construção do relatório e que a função é dar argumentos e fatos para que o prefeito tome as medidas cabíveis. “Depois de todo o empenho dessa comissão, indo em todas as regiões da cidade ouvindo a população sumareense, finalizamos hoje um passo importante para a história do transporte público de Sumaré”, disse.
O relatório final foi aprovado por todos os cinco vereadores membros e será destinado ao presidente da Câmara Municipal, Joel Cardoso da Luz (SD), para que faça os encaminhamentos solicitados.
Publicado em: 16 de março de 2018
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Mudança na data acontece devido ao feriado de Tiradentes Devido ao feriado de Tiradentes, a sessão ordinária da Câmara, que normalmente é realizada às terças-feiras, ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 23 de abril. O horário também foi alterado para as 11h, pois, no mesm...
Proposta do Executivo foi aprovada, em regime de urgência, na sessão ordinária desta terça-feira Os vereadores de Sumaré aprovaram, em regime de urgência, o Projeto de Lei nº 299/2025, que autoriza a participação do município em consórcios intermunicipais na área da saúde....
O plenário da Câmara Municipal de Sumaré sediou audiência pública da Prefeitura para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2026. A audiência aconteceu na segunda-feira (14), a partir das 18h, no plenário José Maria Matosinho (Travessa Primeiro Centenário, 32,...
Votação da proposta, apresentada pelo vereador Valdir de Oliveira e que altera a legislação em vigor sobre o tema, acontece na reunião da Câmara Municipal desta terça-feira O Projeto de Lei nº 265/2025, que inclui doadores de tecidos na dispensa do pagamento, pela famíli...
Evento será realizado pela Prefeitura, que tem até o dia 15 de abril para apresentar o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano seguinte O plenário da Câmara Municipal de Sumaré sediará uma audiência pública da Prefeitura para debater a Lei de Diretrizes Orçamen...
Evento será realizado pela Prefeitura, que tem até o dia 15 de abril para apresentar o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano seguinte O plenário da Câmara Municipal de Sumaré sediará uma audiência pública da Prefeitura para debater a Lei de Diretrizes Orçamen...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.6