Pesquisar

Notícias



Prof Edinho propõe maior poder de fiscalização para a comunidade melhorar ainda mais a educação

Prof Edinho propõe maior poder de fiscalização para a comunidade melhorar ainda mais a educação
Visualize fotos

Com o objetivo de empoderar a participação da comunidade escolar na fiscalização para melhoria da Educação, o vereador Prof. Edinho (REDE) protocolou na Câmara de Sumaré o projeto de lei nº 81/18 propondo envolver todos os alunos, os familiares, profissionais da educação e pessoas da sociedade civil no processo de avaliação da qualidade da educação do município.

Cada escola possui um conselho escolar conforme exigido em lei. O intuito do vereador é impulsionar a atuação dos conselhos e fortalecer a gestão democrática na educação através do fomento à participação da comunidade escolar. “Principalmente os pais e alunos devem participar da avaliação institucional a fim de ajudarem na fiscalização da qualidade da educação no município de Sumaré!”, comentou Prof. Edinho.

De acordo com o artigo 2º do projeto de lei, a avaliação institucional prevista no Plano Municipal de Educação de Sumaré deverá contemplar o estímulo ao envolvimento de toda a comunidade escolar nas discussões públicas relativas às condições de oferta, ao processo educacional, ao enfrentamento das desigualdades educacionais e da exclusão escolar e aos resultados educacionais alcançados.

As escolas particulares credenciadas com o sistema municipal de educação também deverão ter seu conselho escolar ativo com a incumbência de conduzir o processo de autoavaliação institucional, inclusive sendo quesito para credenciamento e permanência das unidades junto ao sistema.

O projeto determina que as avaliações institucionais deverão ser realizadas, anualmente, e entregues até o mês de setembro de cada ano letivo e deverá abordar sobre assuntos relativos a características como o perfil do alunado e do corpo dos profissionais da educação, as relações entre dimensão do corpo docente, do corpo técnico e do corpo discente, a infraestrutura das escolas, os recursos pedagógicos disponíveis e os processos da gestão, entre outras relevantes, em conformidade com o inciso II, § 1º, do artigo 10 da Lei nº 5784, de 22 de junho de 2015.

Os Conselhos Escolares deverão registrar os resultados da avaliação participativa em livro ata de reuniões, a serem considerados no replanejamento da implementação do Projeto Político-Pedagógica nas escolas, e poderão encaminhar proposições referentes à melhoria das políticas educacionais do município, que comporão documento sobre o monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação de Sumaré, a fim de contribuir para o relatório a ser aprovado em Conferência Municipal.

Após lido durante a 15ª sessão ordinária do ano, o projeto agora seguirá para as comissões permanentes para receber parecer aprovando sua apresentação para votação.



Versão para Impressão

Fique por dentro

Outras Notícias


Câmara de Sumaré recebe palestra sobre autismo na adolescência e na vida adulta

28 de novembro de 2025

Evento ocorre na quarta-feira, às 19h, e será conduzido pelo escritor Leandro Rafer Venancio da Silva, especialista em acessibilidade e inclusão  Na próxima quarta-feira (3), o plenário da Câmara de Sumaré recebe a palestra “Autismo na adolescência e na vida adulta”. Uma inic...

Leia Mais

Estudantes eleitos para o Parlamento Jovem 2026 tomam posse

28 de novembro de 2025

Sessão solene aconteceu no auditório da Faculdade Anhanguera de Sumaré, na noite desta quinta-feira Os estudantes eleitos para o Parlamento Jovem 2026 da Câmara Municipal de Sumaré tomaram posse na noite desta quinta-feira (27). A sessão solene aconteceu no auditório da Facul...

Leia Mais

Meio ambiente é tema de audiência pública na Câmara de Sumaré

27 de novembro de 2025

Evento promovido pela Comissão de Meio Ambiente do Legislativo e solicitado pela Associação de Defesa do Meio Ambiente de Sumaré acontece na segunda-feira   A Câmara de Sumaré promove, na próxima segunda-feira (1º), audiência pública para debater assuntos relevantes ligados...

Leia Mais

Em audiência pública na Câmara, mães e famílias atípicas relatam desafios enfrentados pelas crianças neurodivergentes em Sumaré

27 de novembro de 2025

Reunião convocada pela Comissão de Saúde e Educação do Legislativo debateu políticas municipais para crianças com autismo, TDAH e outras condições que impactam o desenvolvimento infantil   A Câmara Municipal de Sumaré realizou, na noite desta quarta-feira (26), uma audiência...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!