Estudantes também discutiram um requerimento e seis moções na 5ª reunião do ano
Os integrantes do Parlamento Jovem de Sumaré se reuniram na manhã deste sábado (7) para discutir e votar dois projetos de lei. O PL nº 1/2025, de autoria da parlamentar Luana Machado, institui a obrigatoriedade de instalação de sistemas de aviso sonoro nos pontos de ônibus municipais para a identificação de veículos de transporte coletivo, visando a inclusão de deficientes visuais. Já o PL nº 2/2025, apresentado pelo parlamentar jovem Murilo Viana Ferreira, dispõe sobre a modernização da infraestrutura urbana, com a implementação de dutos subterrâneos para distribuição de energia e serviços de internet, substituição de postes por árvores, utilização de iluminação pública sustentável e normas sobre limpeza urbana. Ambos os projetos foram aprovados em plenário, juntamente com um requerimento e seis moções. A estudante Bárbara Rodrigues Costa também tomou posse como parlamentar jovem, após desistência de outra aluna eleita.
O texto do PL nº 1/2025 informa que a instalação de sistemas de aviso sonoro nos pontos de ônibus municipais tem a finalidade de informar, de maneira clara e acessível, aos deficientes visuais, a aproximação dos veículos de transporte coletivo e suas respectivas linhas. Segundo a proposta, o sistema deverá emitir mensagens audíveis que informem a chegada dos ônibus, especificando a linha, o destino e a numeração do veículo. O aviso sonoro deverá ser acionado automaticamente quando o ônibus estiver a uma distância determinada do ponto de parada (definida pela autoridade competente do transporte público), com uma frequência mínima de dez segundos de intervalo entre os avisos. A instalação dos dispositivos deverá ser feita de forma a garantir acessibilidade, considerando o conforto e a segurança do deficiente visual.
Na justificativa do projeto, a autora argumenta que “atualmente, as pessoas com deficiência visual enfrentam dificuldades para se localizar nos pontos de ônibus e identificar qual veículo está se aproximando, o que compromete a acessibilidade e inclusão social. O sistema de aviso sonoro proposto não só facilita a identificação dos ônibus, mas também contribui para a integração das pessoas com deficiência no cotidiano urbano, permitindo-lhes utilizar o transporte público de maneira mais independente e segura. A implementação desse sistema representa um avanço importante na construção de uma cidade mais inclusiva, acessível e que respeite os direitos de todos os cidadãos, independente de suas condições físicas”, completa Luana.
Já o PL nº 2/2025 institui a política de substituição gradual da fiação aérea por um sistema de dutos subterrâneos para a distribuição de energia elétrica e serviços de telecomunicação, nas vias públicas do município. De acordo com a propositura, a implementação dos dutos deve ocorrer progressivamente, priorizando áreas com maior risco de acidentes e regiões urbanas com alta densidade populacional. As empresas de fornecimento de energia elétrica e telecomunicações ficam responsáveis pela adequação de suas infraestruturas, devendo realizar as adaptações necessárias para operar por meio do novo sistema subterrâneo.
O projeto ainda veda a instalação de novos postes para fiação aérea, exceto aqueles destinados exclusivamente à iluminação pública, que deverá ser alimentada por energia solar ou outras fontes sustentáveis. Nos locais onde houver remoção de postes de fiação elétrica e de telecomunicação, será promovida a plantação de árvores nativas, em conformidade com os planos de arborização urbana do município. “Além dos ganhos em segurança, a iniciativa busca revolucionar a relação entre tecnologia e sustentabilidade, integrando a arborização urbana como elemento fundamental para o planejamento das cidades”, reforça Murilo na justificativa do documento.
Os projetos de lei aprovados pelo Parlamento Jovem podem ser, posteriormente, protocolados pelos vereadores eleitos para tramitação e votação no plenário do Legislativo, e assim integrar a legislação municipal.
Requerimento
Durante a 5ª reunião do Parlamento Jovem, também foi aprovado o requerimento nº 1/2025. Apresentado pelo presidente Rick Isomura Nascimento, o documento solicita informações ao secretário municipal de educação, esclarecendo sobre as providências administrativas tomadas quanto à falta de manutenção no sistema de combate a incêndios e à sinalização de emergência inadequada na Escola Municipal Dr. Leandro Franceschini.
Moções
Foram aprovadas ainda seis moções na sessão deste sábado. A moção nº 12/2025, do parlamentar jovem Lucas Grechi Moura, lembrou o Dia do Meio Ambiente. Já a moção nº 13/2025, apresentada pelo estudante Murilo Viana Ferreira, expressou pesar pelo falecimento do professor Manoel Antônio da Silva. A moção nº 14/2025, de Rick Isomura Nascimento, foi em congratulação ao Mês do Orgulho LGBT. Do mesmo autor, as moções nº 15 e 16/2025, foram de agradecimento pela entrega de uniformes e kits escolares em Sumaré, e de congratulação à Professora Heley de Abreu Silva Batista. O parlamentar jovem Matheus Daniel Barbosa de Lira apresentou a moção nº 17/2025 de repúdio ao aumento abusivo no preço das passagens de ônibus municipais e intermunicipais que atendem à população de Sumaré.
Formação
Antes da sessão, os parlamentares jovens participaram da palestra “Violência contra a mulher: entre o silêncio e o julgamento – como a cultura e os discursos reforçam a violência de gênero”. A capacitação foi oferecida pelas integrantes da Comissão "OAB Vai à Escola": Dra. Letícia Alves Leoni Battistoni, Dra. Ana Caroline Silva Santos Gonçalves, Dra. Maria Carolina Basso e Dra. Micaeli Fernanda Silva Santos. A comissão da OAB realiza palestras com crianças e adolescentes dando ênfase na importância do exercício da cidadania, abordando a concepção dos direitos e deveres individuais e coletivos. O conteúdo da exposição está disponível para acesso no canal da Câmara no Youtube.
Publicado em: 09 de junho de 2025
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Vereador é autor da lei municipal que dá o nome de Mário Gabriel dos Santos Ferreira de Freitas, o Balotelli, ao novo equipamento esportivo O vereador Rai do Paraíso (Republicanos) participou da inauguração da nova quadra poliesportiva do Centro de Convivência da Terceira Id...
Numa iniciativa cultural do mandato do vereador Dudu Lima (Cidadania), será realizada no próximo domingo, dia 13 de julho, a partir das 8h30, a abertura oficial da exposição “Sumaré: Um olhar sobre o tempo”. A mostra promete encantar os moradores com uma viagem visual pela his...
Evento gratuito acontece em agosto, no plenário do Legislativo; inscrições já podem ser realizadas pelos servidores públicos A Câmara Municipal de Sumaré e o Fundo de Previdência Social do Município (Sumprev) abriram inscrições para um seminário que vai abordar as novas reg...
Moções de congratulação às paróquias que participaram da procissão de Corpus Christi e aos 35 anos de ministério dos pastores Antônio Benedito e Sônia Capelleto foram aprovadas por unanimidade em plenário Duas moções com temática religiosa fizeram parte da sessão ordinária...
Reconhecimentos foram feitos por meio de duas moções, aprovadas durante a sessão ordinária dessa semana, na Câmara de Sumaré O vereador Rai do Paraíso (Republicanos) apresentou duas moções de congratulação durante a sessão dessa semana, na Câmara Municipal de Sumaré. A moç...
Peça orçamentária foi confirmada em segundo turno pela Câmara Municipal, nesta terça; texto vai orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o próximo ano A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2026 foi aprovada, em segundo turno, na Câmara Mun...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9