Pesquisar

Notícias



Novo projeto para Zona Azul é aprovado na Câmara de Sumaré

Visualize fotos

 

Votada em regime de urgência, proposta enviada pelo Executivo teve 15 vereadores a seu favor e cinco contrários 

 

A Câmara Municipal aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (1º), o Projeto de Lei nº 273/2025, que cria novas regras para o estacionamento rotativo, a Zona Azul, de Sumaré. Enviado pelo prefeito municipal Henrique do Paraíso, o PL foi votado em regime de urgência e recebeu 15 manifestações favoráveis e cinco contrárias. Após a aprovação do Legislativo, a proposta retorna para a sanção do Executivo.

O projeto determina que o sistema de estacionamento será instalado em vias definidas através de decreto, podendo ter sua zona de abrangência alterada ou estendida à critério da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rural (SMMUR), conforme demanda. A Secretaria será responsável pela organização, gerenciamento e fiscalização da Zona Azul no município. O projeto de lei não traz o valor da tarifa de estacionamento, definição que deve ocorrer em ato normativo posterior.

De acordo com a proposta, o período máximo de estacionamento contínuo será de duas horas, podendo ser prorrogado por mais duas horas. O prazo máximo de tolerância para estacionar sem efetuar o pagamento é de 15 minutos, e a permanência do condutor ou de passageiros no interior do veículo não permite a isenção da tarifa. Também fica proibida a reserva de vagas no estacionamento rotativo.

Os horários de funcionamento da Zona Azul ainda devem ser estabelecidos via decreto e poderão ser alterados por solicitação da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária e Sumaré (ACIAS) em datas especiais para o comércio.

Ainda segundo o projeto, a aquisição dos créditos para utilização do sistema poderá ser feita através de aplicativos, dinheiro, cartões de crédito e pix, diretamente com agentes da Zona Azul ou em pontos de venda habilitados. As isenções destinadas a idosos e pessoas com deficiência ocorrerão por meio da utilização de credenciais expostas no painel do veículo, desde que esteja estacionado nas vagas destinadas a estes condutores. Caso o automóvel esteja estacionado em vaga comum, deverá ser recolhida a taxa normalmente. A isenção de estacionamento será válida somente por três horas.

Para casos de irregularidade, será inserido no para-brisa do automóvel um aviso, que estipula o pagamento correspondente a duas tarifas de Zona Azul, dentro de 24 horas. Persistindo a irregularidade após esse período, o usuário deverá pagar uma tarifa de regularização, correspondente a dez tarifas, o que deverá ocorrer em até 72 horas do aviso.

O projeto gerou polêmica no plenário da Câmara, e os vereadores Wellington Souza (PT), Lucas Agostinho (União Brasil), Rodrigo Digão (União Brasil), Geraldo Medeiros (PT) e Rudinei Lobo (PSB) se posicionaram de forma desfavorável, alegando que o tema deveria ser debatido com a Associação Comercial e com a população em geral antes do protocolo do projeto, por conta de seus impactos nas áreas de implantação.

A íntegra dos debates está disponível no canal da Câmara no Youtube (https://www.youtube.com/@CamaraSumare).



Versão para Impressão

Fique por dentro

Outras Notícias


Câmara de Sumaré entrega Diploma de Honra ao Mérito Dandara e Zumbi dos Palmares

17 de novembro de 2025

Honraria será concedida a 12 personalidades em sessão solene, nesta quarta-feira, no plenário do Legislativo  A Câmara de Sumaré promove, nesta quarta-feira (19), a Sessão Solene de entrega do Diploma de Honra ao Mérito Dandara e Zumbi dos Palmares. Em 2025, serão homenageada...

Leia Mais

Presidente Hélio Silva quer “Dia Municipal do Motoboy” em Sumaré

17 de novembro de 2025

Proposta será debatida na sessão da Câmara desta terça-feira juntamente com outros três projetos  Os vereadores de Sumaré votam, na sessão ordinária desta terça-feira (18), um projeto de lei que institui no Calendário Oficial de Eventos o “Dia Municipal do Motoboy”. O PL nº 1...

Leia Mais

Câmara de Sumaré aprova PPA que prevê receita de R$ 7 bi para os próximos 4 anos

12 de novembro de 2025

Texto enviado pelo Executivo foi debatido em audiência pública e aprovado em dois turnos de votação Os vereadores de Sumaré aprovaram o Projeto de Lei nº 420/2025, de autoria do prefeito Henrique do Paraíso, que dispõe sobre o Plano Plurianual para o quadriênio 2026-2029. A m...

Leia Mais

Defesa Civil de Sumaré é homenageada pela Câmara após atuação em temporal

11 de novembro de 2025

Moção de congratulação destacou profissionalismo, agilidade e dedicação dos servidores, que trabalharam sob condições adversas para proteger vidas e minimizar prejuízos A equipe da Defesa Civil de Sumaré foi homenageada pela Câmara Municipal, durante a sessão ordinária desta...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!