A 36ª Sessão Ordinária do ano foi marcada pelo debate acalorado a respeito das enchentes que costumam acometer os moradores de Sumaré no final de ano, atingindo residências, destruindo móveis e causando transtorno à população. Na sessão realizada ontem, dia 03, o vereador Dirceu Dalben (PPS) apresentou um requerimento que será encaminhado à prefeitura cobrando a limpeza e desassoreamento de todos os córregos e ribeirões do município. A sessão foi realizada na noite desta quinta-feira, dia 03 de novembro, devido ao feriado de finados e o ponto facultativo de endoenças.
Dalben alertou que é melhor tomar as providências agora para que a população não sofra, principalmente os moradores da região dos bairros São Domingos, Primavera, Manchester, Picerno, Matão às margens do Tijuco Preto, Jatobá, entre outros.
“Estamos presenciando a chegada do período das águas que começa agora e daqui par ao final do ano a tendência é que aumente as chuvas, causando enchentes e alagamentos. O ano passado não foi diferente, o ano retrasado também não. E mais uma vez estamos aqui alertando e orientando a administração para que, mesmo em final de mandato, a prefeita não deixe de tomar as providências que não foram tomadas nos anos anteriores”, comentou o parlamentar.
Os vereadores discutiram durante a sessão a situação que aflige o município anualmente. Dalben apresentou um requerimento que será encaminhado à prefeitura cobrando que seja realizada a limpeza e desassoreamento dos córregos e ribeirões do município.
Além dos requerimentos, indicações e moções, os vereadores discutiram outros cinco projetos de lei que foram adiados para votação em outra sessão. São eles:
O Projeto de Lei nº 212/2013 que propõe mudança em uma lei sobre a construção de postos de combustíveis. De autoria do vereador Josué Cardozo (SD), o projeto quer estabelecer que o posto de combustível não seja instalado a uma distância menor que 200 metros de raio de creches, escolas, hospitais, asilos, templos religiosos, entre outros.
O vereador Joel Cardoso da Luz (SD) apresentou o projeto de lei nº 129/13 que dispõe sobre a prioridade às pessoas com mais de sessenta anos de idade na tramitação de processos administrativos junto ao município.
O vereador Benedito Ferreira Lustosa (Dito Lustosa - PTB) apresentou o projeto de lei nº 69/16 que suprime o inciso II do Artigo 2º da Lei Municipal nº 5.207, de 20 de junho de 2011.
O Poder Executivo apresentou o veto integral ao projeto de lei nº 72/14 do vereador Décio Marmirolli (PSB) que declara a Área de Uso Institucional nº 1 do Loteamento Jardim Macarenko como Área de Proteção Ambiental Permanente.
O Poder Executivo apresentou veto integral ao projeto de lei nº do vereador Décio Marmirolli que dispõe sobre a obrigatoriedade da disciplina de Educação Moral e Cívica nas escolas do Ensino Fundamental da Rede Pública e Particulares.
Publicado em: 29 de novembro de 2016
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Apresentado pelo vereador Ney do Gás, projeto obriga o uso de grades ou dispositivos de segurança em bombas de sucção de piscinas localizadas em clubes, academias, condomínios, associações, hotéis e pousadas do município A Câmara Municipal de Sumaré aprovou, na sessão desta...
Primeira reunião de 2026 acontece nesta terça-feira (3), às 10h, com transmissão ao vivo pelo YouTube A Câmara Municipal de Sumaré retoma as sessões ordinárias nesta terça-feira (3), com a votação de quatro projetos de lei de autoria dos vereadores. A primeira reunião de 2026...
Capacitação integra o processo de adequação do Legislativo à LGPD Os servidores da Câmara Municipal de Sumaré participaram, nesta terça-feira (20), de uma capacitação sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A iniciativa integra o processo de adequação do Le...
Do total, 441 matérias foram protocoladas pelos parlamentares, que pautaram avanços e melhorias para a população sumareense em diversas áreas A Câmara Municipal de Sumaré encerrou o ano de 2025 com 523 projetos de lei apresentados ao Parlamento. Desse total, 441 matérias f...
Além do projeto apresentado pelo prefeito Henrique do Paraíso, que prevê arrecadação de R$ 1,8 bilhão para o próximo ano, vereadores aprovaram duas emendas impositivas de autoria do presidente do Legislativo, vereador Hélio Silva Durante a sessão ordinária desta terça-fei...
Peça do orçamento será votada em segundo turno com duas emendas impositivas de autoria do presidente Hélio Silva A Câmara Municipal de Sumaré vota, nesta terça-feira (9), em segundo turno, o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. Enviado pelo prefeito Henrique do Pa...
Copyright 2026 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.10