A falta de reclamação formal pelo usuário de transporte público coletivo à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rural (SMMUR) é um dos obstáculos para cobrança de melhorias no serviço. Essa informação foi declarada tanto pelo secretário da pasta, José Aparecido Ribeiro Marin, pelo diretor de transporte Mauro Jorge Cegantin e pelo agente de transporte, Paulo Floriano Pereira, durante depoimento prestado na CEI da Ouro Verde em oitiva realizada nesta sexta-feira, dia 26.
O diretor de transportes informou que a SMMUR não recebe reclamações dos usuários formalmente. “Recebemos reclamações da cooperativa contra a concessionária e vice-versa. Do usuário não tem. Temos que fazer um trabalho em conjunto e peço aos vereadores para nos encaminhar as queixas dos moradores com a localidade para atendermos. E também abrir um canal com a Câmara porque as reclamações estão chegando aqui e não na Secretaria”, comentou.
O Secretário da SMMUR confirmou o relato do diretor de transportes. Confirmou que existe o 0800 772 77 22 para receber reclamações, mas poucos ligam. “Nós temos muitas reclamações, mas elas são informais. Não chegam em papel e as ligações também são poucas, mas quando recebemos, a nossa fiscalização vai até o local”, disse José Aparecido Ribeiro.
Para descobrir as deficiências do serviço, o diretor de transporte declarou que a Secretaria está realizando um estudo sobre cada uma das linhas feitas tanto pela concessionária Ouro Verde quanto pelos permissionários do transporte complementar. “Desde o começo do ano estamos analisando pontualmente cada itinerário. No momento, por exemplo, estamos verificando a situação das linhas do bairro Maria Antônia e fazendo as adequações necessárias”, comentou.
Durante as três horas da oitiva, os vereadores membros da CEI ouviram os três depoentes e fizeram seus questionamentos. A comissão é composta pelo vereador Ronaldo Mendes (PSDB) como presidente, vereador Rubens Champam (PSDB) como relator, vereadores Hélio Silva, Dr. Sérgio Rosa e Edgardo Cabral como membros.
O vereador Ronaldo perguntou sobre a comissão de fiscalização da concessionária e dos permissionários. O diretor de transportes explicou que não existe uma comissão específica para fiscalizar o contrato com a empresa Ouro Verde. “Nossos fiscais estão de olho. O prefeito Luiz Dalben pediu para verificarmos preto no branco e o que está na lei é para ser cumprido”, comentou.
O agente de transportes informou a respeito das notificações e multas. “As infrações cometidas são encaminhadas para a empresa e há um prazo para adequação. A multa ou penalidade só é aplicada quando não há o cumprimento do determinado pela SMMUR”, explicou Floriano.
O vereador Hélio perguntou sobre o cumprimento das obrigações trabalhistas da empresa Ouro Verde, se foi aplicada alguma penalidade e se todos os veículos da frota estão com a documentação atualizada. Cegantin relatou que a fiscalização da SMMUR não encontrou nenhuma observação sobre documentos atrasados e trabalhistas. Floriano também informou que não há nenhuma reclamação de funcionários da Ouro Verde na Secretaria.
Para finalizar, o vereador Dr. Sérgio Rosa (PDT) afirmou a necessidade de melhorar o canal de comunicação do 0800 com ampla divulgação. E também lembrou que a CEI irá realizar Audiências Públicas nos bairros para melhor ouvir as queixas da população em relação ao serviço de transporte público coletivo em Sumaré.
Publicado em: 30 de maio de 2017
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
CAMARA MUNICIPAL DE SUMARÉ EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA A Câmara Municipal de Sumaré, através de seu Presidente Helio Silva, torna pública a data da realização da AUDIÊNCIA PÚBLICA para discussão sobre “A Não renovação da Concessão do Hospital Estadual de...
Luana Machado está em tratamento no Hospital Boldrini, em Campinas, especializado em oncologia e hematologia pediátrica A campanha de doação de sangue em nome da parlamentar jovem Luana Machado ganhou reforço após aprovação de uma moção de apoio pela Câmara Municipal de Suma...
Estudantes eleitos se reuniram para debater homenagens a figuras do esporte e comemoração de datas históricas; indicações sobre bibliotecas comunitárias e ensino de Libras também foram apresentadas Na manhã deste sábado (17), os parlamentares jovens de Sumaré aprovaram qua...
CAMARA MUNICIPAL DE SUMARÉ EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA A Câmara Municipal de Sumaré, através de seu Presidente Helio Silva, torna pública a data da realização da AUDIÊNCIA PÚBLICA para discussão sobre “A Não renovação da Concessão do Hospital Estadual de...
Ação lançada pela família de parlamentar jovem em tratamento de saúde no hospital incentiva a participação de novos doadores A Escola do Legislativo Profa. Ceilita Miranda de Nadai da Câmara Municipal de Sumaré retoma a campanha lançada pela família da parlamentar jovem Lu...
Proposta do vereador Wellington Souza está na Ordem do Dia da sessão ordinária da Câmara Municipal dessa terça-feira A Câmara de Sumaré se reúne nesta terça-feira (20) para apreciar o Projeto de Lei nº 296/2025, que assegura às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.6