Ideia proposta pelo vereador Valdir de Oliveira será apreciada na sessão da próxima terça-feira (24); já o vereador Ulisses Gomes propõe a criação de um dia em memória às pessoas faleceram vítimas da pandemia
Dois projetos de lei que serão votados pela Câmara Municipal de Sumaré prestam homenagens às vítimas da Covid-19 no município. Um deles institui um dia em memória às pessoas que faleceram em decorrência da pandemia e o outro cria um memorial em homenagem aos mortos. Os projetos serão votados durante a 17ª sessão ordinária do ano, na próxima terça-feira (24). A sessão será transmitida, a partir das 15h, pelo canal da Câmara no YouTube.
O PL nº 59/2021, de autoria do vereador Ulisses Gomes (PT), institui o 23 de março como “Dia em memória às pessoas que faleceram vítimas da Covid-19 no município de Sumaré”. Se o projeto for aprovado, a data deve constar no calendário oficial de eventos do município. “Esta propositura tem o objetivo de prestar relevante homenagem aos cidadãos que faleceram vitimados pela Covid-19 no município de Sumaré, onde este inimigo invisível trouxe, além do medo, tensão e isolamento à população sumareense, um rastro doloroso de lembranças”, justifica Ulisses.
Já o PL nº 97/2021, proposto pelo vereador Valdir de Oliveira (Republicanos), cria um memorial em homenagem aos mortos em decorrência da Covid-19 em Sumaré. O memorial deverá ser instalado em local a escolha do Poder Executivo e deverá trazer nome, foto e datas de nascimento e óbito das vítimas. Além do memorial físico, deverá ser criado um memorial virtual, nos mesmos termos.
“A matéria que trata da criação de memorial em reverência a todas as vítimas do novo coronavírus tem como objetivo fazer uma homenagem individual para cada vítima da Covid-19 em nosso município, disponibilizando um local para que as famílias e amigos que não puderam se despedir dos seus entes de forma plena e com respeito ao tempo necessário, por meio das cerimônias de despedidas, possam prestar a merecida homenagem a esses sumareenses”, explica Valdir.
“O memorial será um espaço de acolhida, reencontro, reflexão e cerimônias para abrigar o luto tardio, silenciado e sufocado. As pessoas serão homenageadas a partir da edição de decreto municipal, que deverá conter os nomes das vítimas da Covid-19 e dos profissionais envolvidos no combate à pandemia no Município de Sumaré”, completa o vereador.
ORDEM DO DIA
Ainda na 17ª sessão ordinária do ano, os vereadores discutem e votam, além de requerimentos e moções, outras oito proposituras.
Estará em pauta o PL nº 292/2021, de autoria dos vereadores Hélio Silva (Cidadania) e Andre da Farmácia (PSC), que dispõe sobre a obrigatoriedade das concessionárias de serviços públicos a limpeza das faixas de servidão sob as redes e linhas de distribuição de energia elétrica, gás, linha da malha ferroviária, rodovias atuantes e oleoduto. Antes, os parlamentares votam a Emenda Aditiva nº 02 ao Projeto de Lei nº 292/2021, apresentada pelo vereador Sirineu Araújo (PL), que inclui o Parágrafo Único ao artigo 3º do projeto. Ambos voltam às discussões após pedido de vista requerido pelo vereador Hélio Silva.
Também retorna depois de pedido de vista, dessa vez, pelo vereador Alan Leal (Patriota), o PL nº 374/2021, apresentado pelo vereador Digão (União Brasil). A proposta institui o "Censo Inclusão" para a identificação do perfil socioeconômico das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Após pedido de vista do vereador Lucas Agostinho (União Brasil), torna à pauta o Substitutivo Total nº 1 ao Projeto de Lei nº 67/2022, do vereador Silvio Coltro (PL), que autoriza a Secretaria Municipal de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente a realizar a venda de orquídeas produzidas no Orquidário do Município de Sumaré.
Serão discutidos também o PL nº 07/2022, apresentado pelo vereador João Maioral (PDT), que dispõe sobre a proibição de instalação de bombas de autosserviço nos postos de combustíveis; e o PL nº 131/2022, de autoria dos vereadores Willian Souza (PT), Andre Da Farmácia, Hélio Silva e Joel Cardoso (PSD), que dispõe sobre a juntada de documentos por advogado no processo administrativo no âmbito da Administração Pública Municipal Direta e Indireta.
Encerra a Ordem do Dia, a votação dos Projetos de Decreto Legislativo nº 03/2022, do vereador Willian Souza, que confere o título de Cidadão Sumareense a Orisvaldo Dias; e nº 05/2022, do vereador Andre Da Farmácia, que confere Título de Cidadão sumareense a Gabriel Carrasco Casquel Júnior.
Publicado em: 23 de maio de 2022
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Proposta dos vereadores Alan Leal, Welington da Farmácia e Hélio Silva prevê que os equipamentos poderão ser instalados tanto pelo Poder Público quanto por meio de parcerias com a iniciativa privada A Câmara Municipal de Sumaré aprovou, nesta terça-feira (19), durante a 24ª...
Iniciativa da Câmara Municipal de Sumaré terá disputa entre 233 candidatos de 25 escolas que oferecem ensino médio O Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Sumaré recebeu 233 inscrições para a edição de 2026 do projeto, que seleciona estudantes do ensino médio para vivencia...
18/08/2025 (segunda-feira) | Credencial prevista em projeto dos vereadores Wellington Souza e Hélio Silva pretende garantir prioridade no acesso a serviços públicos, assistência social, psicológica e apoio familiar A Câmara de Sumaré vota, na sessão ordinária desta terça-f...
Hélio Silva abriu os trabalhos do grupo que irá atuar no ajustamento do Legislativo sumareense à lei que regula o tratamento de dados pessoais A Câmara Municipal de Sumaré deu início ao programa de adequação do Legislativo às diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pess...
13/08/2025 (quarta-feira) | Evento contou com 160 inscritos e foi realizado pela Câmara Municipal de Sumaré, por meio da Escola do Legislativo Professora Ceilita Miranda De Nadai, em parceria com o Sumprev A Câmara Municipal de Sumaré, por meio da Escola do Legislativo Pro...
Projeto de lei apresentado pelo presidente da Câmara, vereador Hélio Silva, foi aprovado durante a 23ª sessão ordinária do ano, realizada nesta terça-feira A Câmara Municipal de Sumaré aprovou um projeto de lei que institui, no Calendário Oficial de Eventos do Município, o "...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9