Pesquisar

Notícias



Câmara entrega Medalha Paulo Freire aos educadores de Sumaré

Visualize fotos

Concedida pelo Legislativo de forma inédita, homenagem vai agraciar 13 professoras e 11 professores que se destacaram no ensino
 
Vinte e quatro professores serão homenageados com a Medalha Paulo Freire, entregue pela Câmara Municipal de Sumaré. A sessão solene de entrega acontece nesta quinta-feira (31), às 18h, no Anfiteatro Dirce Dalben, no Centro Administrativo de Nova Veneza (Avenida Brasil, 1.111). A Medalha Paulo Freire foi instituída pelo Decreto-Legislativo nº 452/2019, de autoria do presidente da Câmara Municipal de Sumaré, vereador Willian Souza (PT).
 
A lista das 13 professoras e 11 professores agraciados foi feita com a indicação dos próprios vereadores. Autor do decreto-legislativo e presidente da Mesa Diretora, o vereador Willian Souza indicou os professores Douglas Medina dos Santos e Luiz Carlos Gonçalves. Márcio Brianes (PCdoB) vai homenagear os professores Waldecy Floriano e Luiz Fernandes da Silva. Professor Edinho (Rede) escolheu Olívio Pazini Júnior e Lidiane Rodrigues dos Santos.
 
O vereador Sebastião Correa (PTB) homenageia Claudiney Mazetto e Ari Fernando Borsetti Junior. Ulisses Gomes (PT) entregará a medalha a Ana Cleonice Pereira da Silva e Sandro Oliveira Santana. Rubens Champam (PSDB) indicou Débora Arraes Rocha e Celia Maria de Carvalho Maia. Rudinei Lobo (Republicanos) sugeriu os nomes de Aline Costa Schibelsky e Edna Cristina Peracini.
 
Já o vereador Dudú Lima (Cidadania) vai homenagear Renan Eraldo Soeiro de Faria e Adauto Ribeiro Pelegrino. Ronaldo Mendes (PSDB) entregará a medalha a Eliene de Oliveira Menezes da Costa e Rejane Aparecida Cuzim. Ney do Gás (PV) indicou Francisco Morais Alves Ferreira e Renata Cristina Vicente. O vereador Valdir de Oliveira (DEM) prestará homenagem às professoras Marisilvia de Cássia Solon Ribeiro e Ivete Constante Fagiolo, e Josué Cardoso (SD) entregará as medalhas a Maria Belintane e Rosilda Aparecida Damasio.
 
PAULO FREIRE
 
A medalha aos educadores de destaque de Sumaré leva o nome do personagem cuja vida e a obra foram marcadas por sua opção a favor dos oprimidos. Nascido em Recife, em 1921, Paulo Freire pôde, desde cedo, observar as dificuldades de sobrevivência das classes menos favorecidas. Talvez daí tenha vindo a sua indignação contra as injustiças e seu grande desejo: a transformação da sociedade que, segundo ele, devia ser menos autoritária, discriminatória e desigual.
 
A sua prática na educação, ou sua práxis educativa, como ele preferia chamar, foi sempre coerente com o seu sonho de democracia, desde os tempos de professor de escola, até aqueles em que passou a criador de ideias e métodos, os quais assistiu serem reconhecidos e divulgados pelo mundo.
 
A convite do presidente João Goulart, Paulo Freire coordenou, no Brasil, o Programa Nacional de Alfabetização, usando o método de alfabetização criado por ele e que deveria atingir 5 milhões de adultos. Como o “Método Paulo Freire” não trata apenas de alfabetizar, mas também de politizar, os alfabetizandos eram levados a perceber as injustiças que os oprimiam e a necessidade de buscar mudanças, através de organizações próprias - o que fez com que passassem a ser identificados como ameaça.
 
Assim, o Programa foi extinto pelo governo militar em abril de 1964, menos de três meses após ter sido oficializado. Por ousar e colocar em prática uma metodologia capaz, não só de instrumentalizar a leitura e a escrita dos iletrados, ou dos alfabetizandos, como ele preferia chamar, mas de incitar a sua libertação, Freire foi acusado de subverter a ordem instituída e, depois de preso, teve que se retirar do país, seguindo o caminho do exílio. No Chile, escreveu sua principal obra: “Pedagogia do oprimido”.
 
Depois de 16 anos de exílio, Paulo Freire voltou ao Brasil, em 1980. Lecionou em importantes universidades como a Unicamp e a PUC de São Paulo.
 
Em 1989, assumiu, então, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Seu mandato teve como marca a recuperação salarial dos professores, a revisão curricular e a implantação de programas de alfabetização de jovens e adultos.
 
Paulo Freire ganhou vários prêmios em todo o mundo, como reconhecimento da relevância de seus trabalhos na área da educação. Em abril de 1997, lançou seu último livro, “Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa”, e, em maio do mesmo ano, vítima de um infarto do miocárdio, acabou por falecer. Em 2012, por meio da Lei 12.612, de 13 de abril de 2012, de autoria da Deputada Federal Luíza Erundina, Paulo Freire foi declarado Patrono da Educação Brasileira.



Versão para Impressão

Publicado em: 29 de outubro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias


Câmara de Sumaré faz homenagem a corretores de imóveis que atuam na cidade

26 de agosto de 2025

Seis moções de congratulação à categoria foram aprovadas durante a sessão desta terça-feira, em homenagem ao Dia do Corretor de Imóveis A Câmara Municipal de Sumaré aprovou seis moções de congratulação ao Dia do Corretor de Imóveis, comemorado anualmente em 27 de agosto. As h...

Leia Mais

Câmara vota conscientização sobre distrofias musculares em Sumaré

25 de agosto de 2025

Proposta dos vereadores Tião Correa e Hélio Silva, presidente do Legislativo, estabelece a data de 17 de setembro como Dia Municipal de Conscientização sobre as Distrofias Musculares; projeto integra a pauta da sessão desta terça-feira   A conscientização sobre as distrofias...

Leia Mais

Escola do Legislativo participa da VII Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Sumaré

21 de agosto de 2025

Participação acontece por meio de uma palestra com o tema “Erradicação da fome, garantia de direitos e participação social”, ministrada pelo professor Luis Carlos Gonçalves, da equipe da Escola do Legislativo   A Escola do Legislativo Professora Ceilita Miranda de Nadai, da...

Leia Mais

Monitoramento em passarelas e passagens subterrâneas de Sumaré é aprovado pela Câmara

19 de agosto de 2025

Proposta dos vereadores Alan Leal, Welington da Farmácia e Hélio Silva prevê que os equipamentos poderão ser instalados tanto pelo Poder Público quanto por meio de parcerias com a iniciativa privada  A Câmara Municipal de Sumaré aprovou, nesta terça-feira (19), durante a 24ª...

Leia Mais

Parlamento Jovem amplia alcance nas escolas e registra 40% a mais de inscritos

18 de agosto de 2025

Iniciativa da Câmara Municipal de Sumaré terá disputa entre 233 candidatos de 25 escolas que oferecem ensino médio  O Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Sumaré recebeu 233 inscrições para a edição de 2026 do projeto, que seleciona estudantes do ensino médio para vivencia...

Leia Mais

Câmara de Sumaré vota documento de identificação para pacientes com câncer

18 de agosto de 2025

18/08/2025 (segunda-feira) | Credencial prevista em projeto dos vereadores Wellington Souza e Hélio Silva pretende garantir prioridade no acesso a serviços públicos, assistência social, psicológica e apoio familiar   A Câmara de Sumaré vota, na sessão ordinária desta terça-f...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!