Pesquisar

Notícias



Câmara de Sumaré aprova projetos de conscientização contra o suicídio e gravidez na adolescência

Câmara de Sumaré aprova projetos de conscientização contra o suicídio e gravidez na adolescência
Visualize fotos

Os projetos de lei que propõem conscientização sobre o suicídio e gravidez na adolescência foram aprovados na noite desta terça-feira (04) durante a 26ª sessão ordinária do ano. Também foram discutidas e votadas indicações sugerindo ao Poder Executivo melhorias nos locais apontados pela população aos vereadores durante a semana e também sugestões de projetos que podem vir a melhorar a vida do sumareense.

O projeto de lei nº 149/18 do vereador Edgardo Cabral foi aprovado por unanimidade e propõe a criação da Semana Municipal de Prevenção ao Suicídio no Calendário Oficial de Eventos do município a ser realizada na semana que inclui o dia 10 de setembro que é o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio.

De acordo com o texto do projeto, poderão acontecer atividades como palestras, oficinas, debates, seminários e ações de informação, conscientização, prevenção e sensibilização.

“O tabu sobre o tema do suicídio é um dos principais obstáculos no combate desse grave problema de saúde pública. A reversão desse quadro será possível por meio de ações que promovam o debate do assunto na sociedade, com o envolvimento de entidades estatais, sociedades de classes e cidadãos interessados ou envolvidos na problemática, entre outros atores relevantes no combate ao suicídio”, comentou o vereador Edgardo Cabral.

Também foi aprovado o projeto de lei nº 130/18 do vereador Valdir de Oliveira (DEM) que institui a Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência a ser realizado anualmente na semana do dia 26 de setembro, data em que se comemora o Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência.

O objetivo do projeto é disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência de gravidez na adolescência.

“Este dia é celebrado em cerca de 70 países no mundo inteiro, com atividades em todo mundo. Várias ações chamam atenção para o uso responsável de métodos contraceptivos confiáveis, incluindo eventos de educação sexual em escolas entre outras atividades de conscientização”, explicou Valdir de Oliveira.

Os vereadores também aprovaram em segunda discussão o Substitutivo Total à Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 01/18 apresentado pelo vereador Willian Souza (PT) que propõe alteração da Lei Orgânica do Município acrescentando o inciso III no artigo 33. Desta forma não perderá o mandato o vereador que para assumir, na condição de suplente, pelo tempo em que durar o afastamento ou licença de titular, cargo ou mandato público eletivo, estadual ou federal.

E ainda foi aprovado o projeto de lei nº 131/2018 do vereador Fabio Ferreira (SD) que regulariza a Rua 03 do Loteamento Residencial Jardim Santiago e Rua 16 do Residencial Santa Joana de “Rua Rosemar Vieira de Santana”.

A próxima sessão legislativa será feita na terça-feira, 11 de setembro. Conforme o regimento interno da casa, as sessões ordinárias são realizadas às terças-feiras, a partir das 18h e seguem até 11 de dezembro, quando há a previsão de encerramento do segundo semestre legislativo.



Versão para Impressão

Publicado em: 05 de setembro de 2018

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias


Welington da Farmácia quer censo para mapear pessoas com autismo em Sumaré

24 de fevereiro de 2025

Projeto de lei de autoria do vereador busca catalogar informações socioeconômicas, educacionais e de saúde para direcionar políticas públicas às pessoas com TEA no município Um projeto de lei que será votado na Câmara nesta terça-feira (25) quer instituir o Censo Qualificado...

Leia Mais

Hélio Silva é eleito 1º vice-presidente do Parlamento Metropolitano da RMC

21 de fevereiro de 2025

Reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira na Câmara Municipal de Campinas   Na 1ª reunião do Parlamento Metropolitano da RMC de 2025, ocorrida na manhã desta sexta-feira (21), o presidente do Legislativo sumareense, vereador Hélio Silva (Cidadania) foi eleito 1º vice-pres...

Leia Mais

Escola do Legislativo da Câmara de Sumaré se engaja em campanha de doação de sangue ao Boldrini

19 de fevereiro de 2025

Ação lançada pela família de parlamentar jovem em tratamento de saúde no hospital incentiva a participação de novos doadores A Escola do Legislativo Profa. Ceilita Miranda de Nadai da Câmara Municipal de Sumaré se mobiliza na campanha lançada pela família da parlamentar jovem...

Leia Mais

Câmara de Sumaré aprova Campanha Junho Verde com ações de educação ambiental

18 de fevereiro de 2025

Projeto do vereador Ney do Gás foi aprovado durante sessão ordinária desta terça-feira   A partir deste ano, Sumaré passa a contar com a Campanha Junho Verde, iniciativa voltada à educação ambiental no município. A proposta foi aprovada na sessão da Câmara Municipal de Sumar...

Leia Mais

Presidente Hélio Silva lamenta morte de ex-vereador Raul João Paulo

18 de fevereiro de 2025

Policial militar aposentado e pastor da Assembleia de Deus, Raul cumpriu dois mandatos na Câmara Municipal de Sumaré O presidente da Câmara Municipal de Sumaré, vereador Hélio Silva (Cidadania), lamentou o falecimento do ex-vereador Raul João Paulo, ocorrido na última sexta-f...

Leia Mais

Câmara de Sumaré vota Dia Municipal da Língua Brasileira de Sinais

17 de fevereiro de 2025

Projeto do presidente do Legislativo, vereador Hélio Silva, está na pauta da sessão ordinária desta terça-feira juntamente com mais dois projetos   A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é tema do Projeto de Lei nº 152/2025, que será votado na sessão ordinária desta terça-fe...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.4

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!