Os projetos de lei que propõem conscientização sobre o suicídio e gravidez na adolescência foram aprovados na noite desta terça-feira (04) durante a 26ª sessão ordinária do ano. Também foram discutidas e votadas indicações sugerindo ao Poder Executivo melhorias nos locais apontados pela população aos vereadores durante a semana e também sugestões de projetos que podem vir a melhorar a vida do sumareense.
O projeto de lei nº 149/18 do vereador Edgardo Cabral foi aprovado por unanimidade e propõe a criação da Semana Municipal de Prevenção ao Suicídio no Calendário Oficial de Eventos do município a ser realizada na semana que inclui o dia 10 de setembro que é o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio.
De acordo com o texto do projeto, poderão acontecer atividades como palestras, oficinas, debates, seminários e ações de informação, conscientização, prevenção e sensibilização.
“O tabu sobre o tema do suicídio é um dos principais obstáculos no combate desse grave problema de saúde pública. A reversão desse quadro será possível por meio de ações que promovam o debate do assunto na sociedade, com o envolvimento de entidades estatais, sociedades de classes e cidadãos interessados ou envolvidos na problemática, entre outros atores relevantes no combate ao suicídio”, comentou o vereador Edgardo Cabral.
Também foi aprovado o projeto de lei nº 130/18 do vereador Valdir de Oliveira (DEM) que institui a Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência a ser realizado anualmente na semana do dia 26 de setembro, data em que se comemora o Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência.
O objetivo do projeto é disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência de gravidez na adolescência.
“Este dia é celebrado em cerca de 70 países no mundo inteiro, com atividades em todo mundo. Várias ações chamam atenção para o uso responsável de métodos contraceptivos confiáveis, incluindo eventos de educação sexual em escolas entre outras atividades de conscientização”, explicou Valdir de Oliveira.
Os vereadores também aprovaram em segunda discussão o Substitutivo Total à Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 01/18 apresentado pelo vereador Willian Souza (PT) que propõe alteração da Lei Orgânica do Município acrescentando o inciso III no artigo 33. Desta forma não perderá o mandato o vereador que para assumir, na condição de suplente, pelo tempo em que durar o afastamento ou licença de titular, cargo ou mandato público eletivo, estadual ou federal.
E ainda foi aprovado o projeto de lei nº 131/2018 do vereador Fabio Ferreira (SD) que regulariza a Rua 03 do Loteamento Residencial Jardim Santiago e Rua 16 do Residencial Santa Joana de “Rua Rosemar Vieira de Santana”.
A próxima sessão legislativa será feita na terça-feira, 11 de setembro. Conforme o regimento interno da casa, as sessões ordinárias são realizadas às terças-feiras, a partir das 18h e seguem até 11 de dezembro, quando há a previsão de encerramento do segundo semestre legislativo.
Publicado em: 05 de setembro de 2018
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
CAMARA MUNICIPAL DE SUMARÉ EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA A Câmara Municipal de Sumaré, através de seu Presidente Helio Silva, torna pública a data da realização da AUDIÊNCIA PÚBLICA para discussão sobre “A Não renovação da Concessão do Hospital Estadual de...
Luana Machado está em tratamento no Hospital Boldrini, em Campinas, especializado em oncologia e hematologia pediátrica A campanha de doação de sangue em nome da parlamentar jovem Luana Machado ganhou reforço após aprovação de uma moção de apoio pela Câmara Municipal de Suma...
Estudantes eleitos se reuniram para debater homenagens a figuras do esporte e comemoração de datas históricas; indicações sobre bibliotecas comunitárias e ensino de Libras também foram apresentadas Na manhã deste sábado (17), os parlamentares jovens de Sumaré aprovaram qua...
CAMARA MUNICIPAL DE SUMARÉ EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA A Câmara Municipal de Sumaré, através de seu Presidente Helio Silva, torna pública a data da realização da AUDIÊNCIA PÚBLICA para discussão sobre “A Não renovação da Concessão do Hospital Estadual de...
Ação lançada pela família de parlamentar jovem em tratamento de saúde no hospital incentiva a participação de novos doadores A Escola do Legislativo Profa. Ceilita Miranda de Nadai da Câmara Municipal de Sumaré retoma a campanha lançada pela família da parlamentar jovem Lu...
Proposta do vereador Wellington Souza está na Ordem do Dia da sessão ordinária da Câmara Municipal dessa terça-feira A Câmara de Sumaré se reúne nesta terça-feira (20) para apreciar o Projeto de Lei nº 296/2025, que assegura às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.6