A isenção de pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) aos portadores de neoplasia maligna (câncer) foi aprovada por unanimidade pelos vereadores da Câmara Municipal de Sumaré na 9ª Sessão Ordinária do ano, realizada ontem (04/04).
O projeto de lei nº 46/17 apresentado pelo vereador Dr. Sérgio Rosa (PDT) foi aplaudido pelos parlamentares na sessão desta terça-feira e tem como justificativa a finalidade de auxiliar os portadores de câncer “em suas despesas financeiras, uma vez que esses portadores têm uma difícil e árdua missão de combater as patologias”.
“Os gastos para combater estas doenças são imensuráveis e os governos, em todos os âmbitos, seja municipal, estadual ou federal, estão editando leis que beneficiem os portadores destas doenças”, comentou o parlamentar Dr. Sérgio Rosa.
A proposta determina também que o imóvel esteja no nome do portador da doença ou cônjuge e que seja utilizado como sua residência. Outro requisito para ter direito à isenção é a comprovação de rendimento familiar não superior a 03 (três) salários mínimos federais vigentes no país.
Se a isenção for aprovada, o doente terá o benefício garantido por três anos, podendo ser continuado, caso sejam apresentados os documentos atualizados para cumprir as exigências determinadas.
Outros dois projetos de lei foram aprovados por unanimidade durante a 9ª sessão ordinária do ano. Além das indicações, requerimentos e moções que foram apresentadas, discutidas e aprovadas durante toda a primeira fase da sessão, que é o expediente.
Foi aprovado também o projeto de lei nº 36/17 do vereador Willian Souza (PT) para criar o Festival Municipal de Teatro e Dança de Sumaré.
E o projeto de lei nº 47/17 do vereador Décio Marmirolli (PSB) que altera dispositivos da Lei Municipal nº 5.895, de 24 de novembro de 2016, que denomina a Rua 01 do Loteamento Portal do Lago de Rua Aneide Rodrigues Basso.
URGÊNCIA DO PODER EXECUTIVO
A prefeitura de Sumaré encaminhou ainda em regime de urgência o projeto de lei nº 58/17 e foi aprovado por unanimidade. O projeto autoriza a celebração de convênio/protocolo de intenções junto à Companhia Paulista de Desenvolvimento (CPD), com o objetivo de elaboração de estudos técnicos e de modelagem de parceria com o setor privado para projetos de interesse do município.
A justificativa do projeto explica que a CPD ofereceu ao município a elaboração de estudos que serão desenvolvidos visando produzir um conjunto de informações que permitam à administração municipal formular um modelo de implantação de projetos que possam estimular a participação da iniciativa privada na viabilização dos investimentos para a implementação de serviços e obras de interesse da população sumareense.
Publicado em: 05 de abril de 2017
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Estudantes eleitos devem escolher Mesa Diretora e participar de oficina sobre conceitos e técnicas para redação de proposituras Neste sábado (7), o plenário da Câmara de Sumaré recebe a primeira sessão do Parlamento Jovem de 2026. Os 21 estudantes eleitos se reúnem, a part...
Apresentado pelo vereador Ney do Gás, projeto obriga o uso de grades ou dispositivos de segurança em bombas de sucção de piscinas localizadas em clubes, academias, condomínios, associações, hotéis e pousadas do município A Câmara Municipal de Sumaré aprovou, na sessão desta...
Primeira reunião de 2026 acontece nesta terça-feira (3), às 10h, com transmissão ao vivo pelo YouTube A Câmara Municipal de Sumaré retoma as sessões ordinárias nesta terça-feira (3), com a votação de quatro projetos de lei de autoria dos vereadores. A primeira reunião de 2026...
Capacitação integra o processo de adequação do Legislativo à LGPD Os servidores da Câmara Municipal de Sumaré participaram, nesta terça-feira (20), de uma capacitação sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A iniciativa integra o processo de adequação do Le...
Do total, 441 matérias foram protocoladas pelos parlamentares, que pautaram avanços e melhorias para a população sumareense em diversas áreas A Câmara Municipal de Sumaré encerrou o ano de 2025 com 523 projetos de lei apresentados ao Parlamento. Desse total, 441 matérias f...
Além do projeto apresentado pelo prefeito Henrique do Paraíso, que prevê arrecadação de R$ 1,8 bilhão para o próximo ano, vereadores aprovaram duas emendas impositivas de autoria do presidente do Legislativo, vereador Hélio Silva Durante a sessão ordinária desta terça-fei...
Copyright 2026 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.10