Pesquisar

Notícias



Câmara aprova inclusão da Semana da África e da Cultura Afro-brasileira no calendário oficial de eventos

Visualize fotos

Proposta apresentada pelo vereador Ulisses Gomes foi aprovada por unanimidade durante a 40ª sessão ordinária do ano

Na semana em que se celebra o Dia da Consciência Negra, a Câmara Municipal de Sumaré aprovou um projeto de lei que inclui a Semana da África e da Cultura Afro-brasileira no calendário oficial de eventos do município. A proposta do vereador Ulisses Gomes (PT) foi aprovada por unanimidade durante a 40ª sessão ordinária do ano, realizada nesta terça-feira (22). O texto do PL nº 296/2022 agora segue para sanção do prefeito Luiz Dalben.

Se a lei for sancionada, a Semana da África e da Cultura Afro-Brasileira será celebrada anualmente entre os dias 20 e 25 de maio, quando deverão ocorrer discussões e debates nas escolas públicas municipais. Na disciplina de história, os estudantes deverão aprender sobre a africanidade na formação sociocultural brasileira, visando à superação dos preconceitos e discriminações contra afrodescendentes.

"Se realmente queremos construir uma sociedade igualitária, é necessário compreender qual o papel que cada estrutura socioeconômica desempenha na reprodução do racismo, a fim de desenhar estratégias eficazes para o seu enfrentamento. Nesse cenário, o combate à desigualdade racial na educação é essencial, enquanto elemento indispensável para qualquer mudança, de modo que, sem uma educação efetivamente antirracista, não é possível pensar em uma sociedade igualitária", esclarece o autor do projeto.

Ulisses Gomes explica ainda que a data escolhida para a Semana da África e da Cultura Afro-brasileira em Sumaré remete ao dia 25 de maio de 1963, quando foi fundada a Organização da Unidade Africana (OUA), hoje conhecida como União Africana. Nesta data também é comemorado o Dia da África, anteriormente chamado Dia da Liberdade de África e Dia da Libertação de África.

O projeto de lei do vereador Ulisses Gomes tem como objetivo contribuir ainda mais com legislação municipal já existente sobre o tema, como a norma que instituiu o 20 de Novembro como Dia da Consciência Negra em Sumaré (Lei nº 3.660, de 7 de março de 2002) e aquela que tornou a data feriado municipal (Lei nº 3.922, de 18 de fevereiro de 2004); o Diploma de Honra ao Mérito Dandara e Zumbi dos Palmares, criado em 2004 e revisado em 2021; e a reserva de vagas para negros e afrodescendentes em concursos públicos municipais (Lei 5.906, de 2 de janeiro de 2017).

Sessão ordinária

Devido a um problema técnico no sistema eletrônico de votação do plenário, identificado pela equipe de sonoplastia da Câmara na manhã desta terça-feira, a reunião precisou ser realizada de forma remota. As votações transcorreram normalmente. O projeto do vereador Ulisses Gomes foi o único aprovado durante a Ordem do Dia.

Os outros três projetos previstos saíram de pauta. O PL nº 76/2021, de autoria do vereador Ney do Gás (Cidadania), que institui o Programa de Prevenção a Diabetes nas Creches e Escolas Públicas do Município de Sumaré, foi retirado pelo próprio autor. O PL nº 284/2021, apresentado pelo vereador Rudinei Lobo (PL), que cria o Programa de Incentivo ao Esporte a Pessoas com Deficiência no município de Sumaré, saiu por apresentação de emenda apresentada pelos vereadores Hélio Silva (Cidadania), Joel Cardoso (PSD) e Andre da Farmácia (PSC).

O PL nº 293/2022, de autoria do vereador Digão (União Brasil), que proíbe as escolas de educação infantil conveniadas ao Programa Pró-Educação Básica (Proeb) e as escolas municipais de receberem e servirem merendas prontas e transportadas de outra localidade que não seja a própria escola, também saiu por apresentação de emenda do vereador Hélio Silva.

Em regime de urgência, foram aprovados cinco projetos de lei de autoria do prefeito Luiz Dalben: os PLs nº 297/2022 e nº 298/2022 estendem a denominação de vias públicas e os PLs nº 299/2022, nº 301/2022 e nº 302/2022 dispõem sobre autorização ao Executivo Municipal para promover a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente.

Também foram aprovadas três moções de congratulação.



Versão para Impressão

Publicado em: 24 de novembro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias


Câmara de Sumaré faz homenagem a corretores de imóveis que atuam na cidade

26 de agosto de 2025

Seis moções de congratulação à categoria foram aprovadas durante a sessão desta terça-feira, em homenagem ao Dia do Corretor de Imóveis A Câmara Municipal de Sumaré aprovou seis moções de congratulação ao Dia do Corretor de Imóveis, comemorado anualmente em 27 de agosto. As h...

Leia Mais

Câmara vota conscientização sobre distrofias musculares em Sumaré

25 de agosto de 2025

Proposta dos vereadores Tião Correa e Hélio Silva, presidente do Legislativo, estabelece a data de 17 de setembro como Dia Municipal de Conscientização sobre as Distrofias Musculares; projeto integra a pauta da sessão desta terça-feira   A conscientização sobre as distrofias...

Leia Mais

Escola do Legislativo participa da VII Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Sumaré

21 de agosto de 2025

Participação acontece por meio de uma palestra com o tema “Erradicação da fome, garantia de direitos e participação social”, ministrada pelo professor Luis Carlos Gonçalves, da equipe da Escola do Legislativo   A Escola do Legislativo Professora Ceilita Miranda de Nadai, da...

Leia Mais

Monitoramento em passarelas e passagens subterrâneas de Sumaré é aprovado pela Câmara

19 de agosto de 2025

Proposta dos vereadores Alan Leal, Welington da Farmácia e Hélio Silva prevê que os equipamentos poderão ser instalados tanto pelo Poder Público quanto por meio de parcerias com a iniciativa privada  A Câmara Municipal de Sumaré aprovou, nesta terça-feira (19), durante a 24ª...

Leia Mais

Parlamento Jovem amplia alcance nas escolas e registra 40% a mais de inscritos

18 de agosto de 2025

Iniciativa da Câmara Municipal de Sumaré terá disputa entre 233 candidatos de 25 escolas que oferecem ensino médio  O Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Sumaré recebeu 233 inscrições para a edição de 2026 do projeto, que seleciona estudantes do ensino médio para vivencia...

Leia Mais

Câmara de Sumaré vota documento de identificação para pacientes com câncer

18 de agosto de 2025

18/08/2025 (segunda-feira) | Credencial prevista em projeto dos vereadores Wellington Souza e Hélio Silva pretende garantir prioridade no acesso a serviços públicos, assistência social, psicológica e apoio familiar   A Câmara de Sumaré vota, na sessão ordinária desta terça-f...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!