Pesquisar

Notícias



Benefício para aposentados foi aprovado ontem

Benefício para aposentados foi aprovado ontem
Visualize fotos

Confira os projetos de lei discutidos e votados na vigésima sétima sessão ordinária de 2011 realizada nesta terça-feira, dia 30

Os vereadores aprovaram dois projetos de lei do Poder Legislativo e três do Poder Executivo apresentados em regime de urgência, rejeitaram veto do prefeito a um projeto de lei e adiaram a discussão de três projetos de lei previstos na ordem do dia. Ainda foram discutidos e aprovados 65 indicações, 13 moções e 16 requerimentos.

O Projeto de Lei nº 113/2010, de autoria do vereador Dalmo Machado (PPS), vice-presidente da Câmara, foi aprovado por nove votos. Ele tinha recebido uma emenda do vereador Josué Cardozo (PT) na sessão anterior, mas na sessão desta terça-feira, Josué pediu e foi retirada sua emenda. Portanto, o projeto foi aprovado da forma como foi apresentado pelo autor. O projeto propõe alteração nos incisos IX e X do artigo 178 da Lei nº 2.244, alterada pela lei nº 3.599, que diz respeito ao código tributário. O artigo em questão trata sobre a isenção do pagamento do imposto sobre a propriedade de bens imóveis, edificados ou não. A lei atual determina que os contribuintes aposentados ou pensionistas, cuja renda mensal seja igual ou inferior a cinco (05) salários mínimos, proprietários de um único imóvel residencial, utilizado para sua moradia, ficarão isentos do pagamento do IPTU, desde que requeiram e comprovem tal situação perante o órgão da Fazenda Municipal. O vereador Dalmo propõe a extensão do benefício para imóveis mistos.

Também foi aprovado, por 12 votos, o 1º Turno da Proposta de Emenda à Lei Orgânica do município de Sumaré nº 02/2010. De autoria dos vereadores, a proposta dispõe sobre a revisão e atualização da Lei Orgânica do município.

O Projeto de Lei nº 121/2011 foi apresentado em regime de urgência pela prefeitura e aprovado por 11 a 0. O projeto autoriza a celebração de convênios de qualquer natureza com o Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, especialmente para receber doações de bens e equipamentos e dar continuidade ao Projeto Estadual “Viva Leite”, que busca a suplementação alimentar infantil com a distribuição de leite fluido pasteurizado às crianças que preencham as condições estabelecidas, em face da necessidade de nutrientes essenciais ao processo de crescimento e desenvolvimento, sendo cadastradas e beneficiadas com controle mensal, com curva de crescimento e peso e supervisão da área de saúde.

O Projeto de Lei nº 122/2011 foi apresentado em regime de urgência pela prefeitura e aprovado por 09 a 0. O projeto autoria o DAE (Departamento de Água e Esgoto) a celebrar Termo de Confissão de Débitos Previdenciários da Autarquia e acordo de parcelamento com o Fundo de Previdência Social do município, bem como a Nota Atuária da dívida.

O Projeto de Lei nº 123/2011 foi apresentado pela prefeitura em regime de urgência e aprovado por 10 a 02. O projeto autoriza o Poder Executivo a celebrar Termo de Confissão de Débitos Previdenciários e acordo de parcelamento com o Fundo de Previdência Social do município, bem como Nota Atuária da dívida.

Foi rejeitado por 11 votos o Veto Integral do prefeito José Antônio Bacchim (PT) ao Projeto de Lei nº 97/2011 aprovado pela Câmara Municipal que “altera dispositivos da Lei Municipal nº 4.982/2010 e da Lei 5.087/2010”.

O Projeto de Lei nº 03/2010, de autoria do vereador Décio Marmirolli (PSDB), foi retirado da discussão por pedido de vistas do vereador Niraldo Ferreira de Siqueira (PCdoB). No projeto, Marmirolli quer instituir a “Semana de Prevenção e Controle do Câncer de Mama” no município de Sumaré, a ser realizada anualmente na última semana do mês de novembro.

O Projeto de Lei nº 58/2009, de autoria do vereador Toninho Mineiro (PSDB), saiu da discussão por emenda do vereador Geraldo Medeiros (PT). Ele propõe o direito de pagamento reduzido da taxa de inscrição, em concursos públicos municipais ou processos de seleção, aos candidatos que: sejam estudantes matriculados regularmente em uma das séries do ensino fundamental e médio, curso pré-vestibular e curso superior em nível de graduação ou pós-graduação; recebam remuneração mensal inferior a dois (02) salários mínimos.

O Projeto de Lei nº 108/2011, de autoria dos vereadores Welington Domingos Pereira (PDT) e Marcos de Paula (PSB), saiu da discussão por pedido de vistas do vereador Josué Cardozo (PT). O projeto dispõe sobre a ordenação dos elementos que compõem a paisagem urbana de logradouro público no território do município de Sumaré. 



Versão para Impressão

Publicado em: 31 de agosto de 2011

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias


Sessão ordinária da Câmara de Sumaré é transferida para a próxima quinta-feira

24 de outubro de 2025

Por conta do feriado do Dia do Servidor Público, reunião que ocorreria na terça-feira, dia 28, deve acontecer no dia 30 de outubro   Os vereadores de Sumaré se reúnem para a 34ª sessão ordinária da Câmara na próxima quinta-feira (30). A mudança na data da reunião, que normal...

Leia Mais

Audiência Pública LOA 2026: Confira a íntegra

23 de outubro de 2025

A Câmara Municipal de Sumaré realizou, nesta quarta-feira (22), audiência pública para debater o Projeto de Lei nº 446/2025, de autoria do prefeito Henrique do Paraíso, que orça a receita e fixa as despesas de Sumaré para 2026. Conhecido como Lei Orçamentária Anual (LOA), o pr...

Leia Mais

Vereadores aprovam Carteira de Identificação da Pessoa com Epilepsia em Sumaré

21 de outubro de 2025

Proposta do presidente do Legislativo, vereador Hélio Silva, recebeu 20 votos favoráveis na reunião desta terça-feira   A Câmara de Sumaré aprovou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (21), um projeto de lei que institui no município a Carteira de Identificação da P...

Leia Mais

Câmara promove audiência pública para debate da Lei Orçamentária Anual (LOA) de Sumaré  

20 de outubro de 2025

  Projeto apresentado pelo prefeito Henrique do Paraíso prevê receita de mais de R$ 1,8 bilhão para o exercício financeiro de 2026   A Câmara Municipal de Sumaré realiza, nesta quarta-feira (22), audiência pública para debater o Projeto de Lei nº 446/2025, de autoria do pre...

Leia Mais

Rodrigo Digão quer “Farmácia de Todos” em Sumaré

20 de outubro de 2025

Projeto de autoria do vereador entra em votação na sessão da Câmara desta terça-feira   Os vereadores de Sumaré se reúnem nesta terça-feira (21) para votar o Projeto de Lei nº 463/2025, que institui o Programa "Farmácia de Todos", sob a supervisão da Secretaria Municipal de...

Leia Mais

Convite Audiência Pública – LOA – 2026

17 de outubro de 2025

A Câmara Municipal de Sumaré, através de seu Presidente Vereador Hélio Silva, tem a honra de convidar a todos (as) os interessados (as) para a AUDIÊNCIA PÚBLICA com a finalidade de apreciar o Projeto de Lei nº 446, de 26 de setembro de 2025, que “Orça a Receita e fixa a Despes...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!