Pesquisar

Notícias



Autistas poderão ter carteira de identificação no município

Visualize fotos

Proposta do vereador Rudinei Lobo aprovada em plenário busca facilitar identificação para garantir direitos das pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista

A Câmara de Sumaré aprovou o Projeto de Lei que cria a Carteira de Identificação do Autista (CIA), para pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O PL nº50/2021 foi apresentado pelo vereador Rudinei Lobo (PL), aprovado com 18 votos favoráveis durante a sessão ordinária desta terça-feira (23) e segue agora para apreciação do prefeito Luiz Dalben.

O objetivo da carteira é garantir que os autistas tenham seus direitos assegurados mediante prévia identificação, inclusive com atendimento preferencial, uma vez que o autismo não é fácil ser identificado por quem não tenha um contato direto, em determinados casos.

“O benefício da carteira de identificação é manter os direitos dos autistas reservados e ajudar ainda na localização da família quando eles se perdem. Por isso, há necessidade de constar o endereço, nome do responsável e o telefone a fim de facilitar a identificação e contato com a família ou responsável”, justifica Rudinei Lobo.

A carteira será expedida sem qualquer custo, por meio de requerimento devidamente preenchido e assinado pelo interessado ou por seu representante legal, acompanhado de relatório médico, documentos pessoais, bem como dos de seus pais ou responsáveis legais. O documento deverá ser devidamente numerado, de modo a possibilitar a contagem dos portadores do TEA, cabendo aos órgãos competentes expedi-la em um prazo máximo de 15 dias e com validade mínima de cinco anos. A carteira substituirá o cartão de estacionamento quando não possuir o cartão já expedido pelo órgão competente.

“O projeto em tela possui embasamento no Estatuto da Pessoa com Deficiência, por meio da Lei nº 12.764 de 2012, inspirada na Convenção Internacional das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo de Nova York, visando à inclusão social e à cidadania. Nem toda deficiência é visível, portanto, se a condição de autista constar na carteira de identidade, será possível acelerar os atendimentos, diminuir a burocracia e melhorar o acesso às instituições administrativas públicas e privadas, evitando o constrangimento e demora no atendimento e o desgaste psicológico”, conclui o vereador.

ORDEM DO DIA

Além do projeto que cria a Carteira de Identificação do Autista, também foi aprovado o PL nº 44/2021, de autoria do vereador Ulisses Gomes (PT), que recebeu 18 votos favoráveis. A propositura dispõe sobre a adoção de medida compensatória e mitigadora aos impactos negativos sobre o meio ambiente, provenientes das atividades e ações antrópicas de construção de edificações, loteamentos, obras de vias de rodagem expressa e similares e supressão de vegetação em Sumaré.

O PL nº 37/2021, de autoria do presidente da Casa, vereador Willian Souza (PT), saiu da Ordem do Dia após apresentação de emenda. A proposta dispunha sobre a revogação da Lei Municipal nº 6.513, de 22 de janeiro de 2021, que proíbe a locação, para festas e eventos, de imóveis localizados em áreas residenciais.

Para que o assunto seja amplamente debatido pela Câmara Municipal, o plenário decidiu pela criação de uma Comissão de Assuntos Relevantes para elaborar estudos sobre a regulamentação do uso de imóveis em áreas residenciais para festas e eventos. A comissão foi aprovada por meio do Projeto de Resolução nº 4/2021, de autoria do presidente e recebeu 18 votos favoráveis.

Votados em bloco, com 19 votos favoráveis cada, foram aprovados ainda os requerimentos nº 9/2021 e 10/2021, de autoria do vereador Rudinei Lobo, e requerimento nº 11/2021, de autoria do presidente da Câmara, vereador Willian Souza.

MOÇÕES

Cinco moções foram aprovadas. A moção nº 40/2021, de autoria do vereador Rodrigo Dorival Gomes (Cidadania), que congratula os integrantes do Rotary Club pelo Dia do Rotariano, recebeu 18 votos.

O vereador Andre da Farmácia (PSC) conseguiu a aprovação de duas moções de sua autoria: nº 41/2021, em agradecimento aos educadores que desempenharam suas funções durante a pandemia (18 votos favoráveis); e nº 42/2021, em agradecimento à empresa Rollpack pela doação de 1 milhão de toneladas de utilitários para descarte de resíduos sólidos em Sumaré (17 votos favoráveis).

Também foi aprovada a moção nº 44/2021, de autoria do vereador Sirineu Araújo (PL), em repúdio à viação Ouro Verde. O documento foi aprovado com 18 votos. A última moção aprovada foi a nº 45/2021, de autoria do presidente da Casa, vereador Willian Souza (PT), em congratulação à artista Alexandra Tupi Krenak, moradora de Sumaré que desenvolve trabalho voltado à cultura e às artes indígenas. A moção recebeu 18 votos favoráveis.



Versão para Impressão

Publicado em: 24 de fevereiro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias


Parlamento Jovem amplia alcance nas escolas e registra 40% a mais de inscritos

18 de agosto de 2025

Iniciativa da Câmara Municipal de Sumaré terá disputa entre 233 candidatos de 25 escolas que oferecem ensino médio  O Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Sumaré recebeu 233 inscrições para a edição de 2026 do projeto, que seleciona estudantes do ensino médio para vivencia...

Leia Mais

Câmara de Sumaré vota documento de identificação para pacientes com câncer

18 de agosto de 2025

18/08/2025 (segunda-feira) | Credencial prevista em projeto dos vereadores Wellington Souza e Hélio Silva pretende garantir prioridade no acesso a serviços públicos, assistência social, psicológica e apoio familiar   A Câmara de Sumaré vota, na sessão ordinária desta terça-f...

Leia Mais

Presidente da Câmara de Sumaré dá início ao programa de adequação do Legislativo à LGPD

15 de agosto de 2025

Hélio Silva abriu os trabalhos do grupo que irá atuar no ajustamento do Legislativo sumareense à lei que regula o tratamento de dados pessoais  A Câmara Municipal de Sumaré deu início ao programa de adequação do Legislativo às diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pess...

Leia Mais

Seminário esclarece novas regras para aposentadoria de servidores públicos municipais de Sumaré

13 de agosto de 2025

13/08/2025 (quarta-feira) | Evento contou com 160 inscritos e foi realizado pela Câmara Municipal de Sumaré, por meio da Escola do Legislativo Professora Ceilita Miranda De Nadai, em parceria com o Sumprev   A Câmara Municipal de Sumaré, por meio da Escola do Legislativo Pro...

Leia Mais

Dia Roxo: Câmara de Sumaré aprova data para defesa da pessoa com epilepsia

12 de agosto de 2025

Projeto de lei apresentado pelo presidente da Câmara, vereador Hélio Silva, foi aprovado durante a 23ª sessão ordinária do ano, realizada nesta terça-feira  A Câmara Municipal de Sumaré aprovou um projeto de lei que institui, no Calendário Oficial de Eventos do Município, o "...

Leia Mais

Câmara de Sumaré tem quatro projetos na pauta da sessão desta terça-feira  

11 de agosto de 2025

  11/08/2025 (segunda-feira) | Ordem do Dia conta com dois projetos de decreto legislativo para concessão de Título de Cidadão Sumareense e dois projetos de lei para inclusão de datas no Calendário Oficial de Eventos do Município   Os vereadores de Sumaré se reúnem para a 2...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!