Confira os projetos de lei discutidos e votados na quinta sessão ordinária de 2012 realizada nesta terça-feira, dia 06
Os vereadores aprovaram quatro projetos de lei do Poder Legislativo e três do Poder Executivo e adiaram a votação de um projeto de lei previsto na ordem do dia da quinta sessão ordinária de 2012. Foram discutidos e aprovados 99 indicações, 15 moções e 17 requerimentos.
O Projeto de Lei nº 96/2012, de autoria do vereador Marcos de Paula, foi aprovado por 10 votos. O projeto autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder desconto de 50% no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para o contribuinte, pessoa física, que proceder a transferência de registro de veículo automotor para a Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de Sumaré e recolhimento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). “Muitos moradores desconhecem esse fato, mas com o emplacamento de veículos no município, gera-se um impacto financeiro positivo para a cidade. Metade do que o governo arrecada com o IPVA volta para o município em forma de repasse e tem fundamental importância para que a prefeitura possa investir em áreas como a saúde, educação, segurança, infraestrutura urbana, entre outras, que se refletem diretamente na qualidade de vida da população”, justificou o vereador.
O Projeto de Lei nº 146/2011, de autoria da prefeitura, foi aprovado por 09 votos. O projeto altera o Mapa Oficial nº 01, introduz a nova Zona de Uso com a Sigla ZOE e altera a Zona de Uso com a sigla ZH1, tudo em relação à Lei Municipal nº 2831/95 e seus anexos. A proposta foi elaborada, tendo em vista também as tratativas feitas junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo em relação aos empreendimentos denominados “Estância Árvore da Vida” e “Cooperativa Habitacional dos Professores de Sumaré”.
O Projeto de Lei nº 177/2011, de autoria do vereador Niraldo Ferreira de Siqueira, foi aprovado por 10 votos. O projeto institui incentivo fiscal para realização de atividades esportivas amadoras, artísticas e culturais a ser concedido aos contribuintes do ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza), com domicílio ou sede no município ou fora dele. Os contribuintes do imposto serão beneficiados com a presente Lei se efetuarem doação ou patrocínio, sempre através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do município de Sumaré, a favor das entidades esportivas que disputam campeonatos amadores, subentendendo categorias sub 11, 13, 15, 17, 18 e 20, em campeonatos municipais, estaduais ou nacional representando a cidade de Sumaré, “Copa Taça São Paulo de Juniores”, entidades artísticas ou culturais sediadas no município, bem como a favor de atletas e artistas aqui residentes.
O Substitutivo Total ao Projeto de Lei nº 103/2011, de autoria do vereador Dito Lustosa (PCdoB), não foi votado porque recebeu emenda do vereador Roberto Vensel (PT). O projeto estabelece a Tarifa Social de Energia Elétrica no município de Sumaré. Será beneficiada com a tarifa a unidade consumidora habitada por família.
URGÊNCIAS
O Projeto de Lei 23/2012 foi apresentado em regime de urgência especial pelo vereador Welington Domingos Pereira e foi aprovado por 12 votos. O projeto propõe alteração da Lei Municipal nº 4.307, obrigando os microônibus do transporte público municipal, na modalidade complementar, a ter duas portas para maior conforto e segurança aos usuários. “A acessibilidade do munícipe em um microônibus que possua duas portas, o mesmo terá mais segurança em um eventual acidente e/ou incêndio facilitando uma saída rápida e preservando a vida”, justificou o vereador.
O Projeto de Lei nº 20/2012 foi apresentado em regime de urgência especial pela prefeitura foi aprovado por 10 votos contra 01. O projeto autoriza o Poder Executivo a firmar Termo de Compromisso com Organização Não Governamental “INSTITUTO ATITUDE”, pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, visando à execução do projeto Oficina de Cidadania Cultural. O projeto visa à democratização do acesso a cultura, voltados para crianças, jovens e adultos, abrangendo diversos segmentos culturais. Serão ministradas aulas nas diversas áreas da cultura, de acordo com a estrutura cultural e comunitária existente, com o fornecimento de material e recursos humanos adequados.
O Projeto de Lei nº 26/2012 foi apresentado em regime de urgência especial pela prefeitura e aprovado por 11 votos. O projeto dispõe sobre a prorrogação dos efeitos da autorização ao Executivo Municipal prevista na Lei 5123, que trata do repasse de recursos financeiros na forma de convênio fixados, às Associações de Pais e Mestres (APM), pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, do município de Sumaré, no valor de R$ 294.977,00. O objetivo é garantir que as APMs das escolas públicas municipais recebam os valores que constaram nos termos de convênios para repasse no exercício de 2011 e por questões financeiras não repassados, sendo reprogramado o desembolso para o exercício de 2012.
O Projeto de Lei nº 25/2012 foi apresentado em regime de urgência especial pela prefeitura e aprovado por 11 votos. O projeto altera a destinação dos trechos de praças que passam a integrar o sistema viário do Jardim Aclimação, portanto permanecendo afetados a classe de bens de uso comum do povo. O objetivo é atender as demandas em relação ao sistema viário, sendo necessária a alteração do arruamento local, com a permuta entre as áreas públicas, uma área de terras de 1.645,47 metros quadrados, denominada de Área 1, e uma área de terras de 153,99 metros quadrados, denominada de Área 2, a serem desafetadas da Praça do Jardim Aclimação para regularização do sistema viário e em seguida a Área 4, a ser desafetada da Rua D do Bairro para compensação com as áreas de praça desafetadas do mesmo bairro, desta forma viabilizar o acesso de veículos utilizando as ruas do bairro apenas para veículos leves.
Publicado em: 07 de março de 2012
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Projeto de lei do vereador Rai do Paraíso foi aprovado na sessão ordinária da Câmara de Sumaré desta terça-feira e agora segue para sanção do prefeito Um projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Sumaré pretende instituir um programa de arrecadação de latas de leite em...
Vereador Dudu Lima é coautor de congratulação à Fatec Sumaré, e atleta Léu Romário foi o segundo homenageado Duas moções de autoria do presidente do Legislativo sumareense, vereador Hélio Silva (Cidadania), foram aprovadas durante a sessão ordinária da Câmara de Sumaré, oc...
Projeto de lei de autoria do vereador busca catalogar informações socioeconômicas, educacionais e de saúde para direcionar políticas públicas às pessoas com TEA no município Um projeto de lei que será votado na Câmara nesta terça-feira (25) quer instituir o Censo Qualificado...
Reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira na Câmara Municipal de Campinas Na 1ª reunião do Parlamento Metropolitano da RMC de 2025, ocorrida na manhã desta sexta-feira (21), o presidente do Legislativo sumareense, vereador Hélio Silva (Cidadania) foi eleito 1º vice-pres...
Ação lançada pela família de parlamentar jovem em tratamento de saúde no hospital incentiva a participação de novos doadores A Escola do Legislativo Profa. Ceilita Miranda de Nadai da Câmara Municipal de Sumaré se mobiliza na campanha lançada pela família da parlamentar jovem...
Projeto do vereador Ney do Gás foi aprovado durante sessão ordinária desta terça-feira A partir deste ano, Sumaré passa a contar com a Campanha Junho Verde, iniciativa voltada à educação ambiental no município. A proposta foi aprovada na sessão da Câmara Municipal de Sumar...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.6