Pesquisar

Notícias



Procuradoria Especial da Mulher discursa na sessão solene da entrega do diploma 'Cida Segura' e 'Anita Garibaldi'

Noite de homenagens aconteceu na sexta-feira, dia 18 de março
Visualize fotos

A Procuradoria Especial da Mulher foi convidada a participar da sessão solene de entrega de diplomas de honra ao mérito "Anita Garibaldi" e "Cida Segura". Debora Rossini, representando a PEM, fez uma fala, que segue abaixo:

"Boa noite a todas e todos!

Cumprimento o Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Sumaré, vereador Willian Souza, e estendo a saudação aos senhores vereadores e demais autoridades aqui presentes. Agradeço também o convite para participar da noite de hoje representando a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara e aproveito a oportunidade para comemorar  1 ano de instituição da Procuradoria nesse mês e divulgar nosso informativo que vocês receberam na entrada sobre as competências, informações relevantes e contatos da rede de apoio às mulheres na cidade de Sumaré.

 

E que alegria que é fazer tal representação numa noite solene de homenagens às mulheres! Homenagem a aquelas que emprestam seus nomes aos diplomas de honra ao mérito, Anita Garibaldi e Cida Segura, e também às 23 mulheres que estão conosco aqui no palco. É por vocês que estamos todos aqui hoje!

 

Mas, antes de chegarmos aqui nesse momento de comemorações, é importante fazermos uma retrospectiva e também analisar a realidade em que estamos.

 Inicio essa volta ao passado lembrando que apenas há 90 anos as mulheres tiveram direito ao voto no Brasil. Foi em fevereiro de 1932. São apenas 3 ou 4 gerações de mulheres que exerceram seus direitos políticos plenamente. Mesmo assim, pouco avançamos nessas 9 décadas: as mulheres são 54% do eleitorado brasileiro, mas na última eleição municipal, a de 2020, apenas 16% das cadeiras de todas as Câmaras Municipais da nação foram ocupadas por nós, segundo o IBGE. Sumaré só teve 3 mulheres vereadoras em toda sua história. Hoje não temos nenhuma.

 Além dessa desigualdade no âmbito da política, cento e trinta e seis anos é o tempo estimado pelo Fórum Econômico Mundial para que haja paridade entre homens e mulheres no mercado de trabalho. Lá se vão mais algumas gerações recebendo menos pelo mesmo trabalho só por serem mulheres. Na Câmara Municipal de Sumaré, as mulheres são apenas 27% da folha de pagamento.

Indo agora para o âmbito do trabalho doméstico, que engloba tanto tarefas da casa quanto os cuidados a crianças e idosos, as mulheres dedicam o dobro de horas que os homens a essas tarefas, também segundo publicação do IBGE em 2021.

 Percebem a estrutura social na qual nos encontramos? Ganhamos bem menos e trabalhamos o dobro dentro de casa. Como teremos tempo para nos dedicarmos às demandas da vida pública e política assim? O nosso dia também tem apenas 24h.

 E como essa noite é de homenagens, que esses diplomas sejam mais valorizados por conta das estatísticas apresentadas aqui, porque foi muito mais difícil desenvolver o trabalho que todas vocês fizeram em benefício da sociedade só por serem mulheres! Que vocês mesmas reconheçam isso e que nós, que aqui viemos prestigiá-las, também o façamos.

Parabéns a todas e muito obrigada. Nós podemos!"



Versão para Impressão

Publicado em: 24 de março de 2022

Publicado por: Debora F. R.

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Procuradoria Especial da Mulher

Fique por dentro

Outras Notícias


NOTA DE REPÚDIO

11 de julho de 2022

  A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Sumaré vem, publicamente, manifestar seu absoluto repúdio aos atos cometidos pelo procurador Demétrius Oliveira de Macedo contra a procuradora-geral Gabriela Samadello Monteiro de Barros, na cidade de Registro, na últ...

Leia Mais

Moção de Congratulações às Mulheres é entregue à PEM

24 de março de 2022

Aprovada no dia 8 de março de 2022, a Moção nº 062/2022 , a todas as mulheres do municípios de Sumaré , foi entregue oficialmente à Procuradoria Especial da Mulher. Segue texto na íntegra da propositura:     "EXMO. SR. PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SUMARÉ/SP.   MOÇÃO...

Leia Mais

Obras da exposição "Mulher, mostra tua cara" são sorteadas aos participantes

10 de março de 2022

 O Mês da Mulher, em 2021, foi comemorado em outubro em decorrência da pandemia. Como parte da programação, a parlamentar jovem Geissieli Victor de Oliveira foi convidada pela Procuradoria Especial da Mulher (PEM) a desenvolver 7 ilustrações retratando diversas faces da mulher...

Leia Mais

PEM participa da X Conferência Municipal do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres

01 de dezembro de 2021

A programação  contou com o credenciamento online, abertura e exposição das autoridades presentes. Na sequência, a Procuradora Especial da Mulher da Câmara Municipal de Sumaré, Debora Rossini, abordou a temática conferencial "Mulheres, Política e Sociedade".  Também foi apres...

Leia Mais

Procuradoria Especial da Mulher participa da sessão solene da entrega do diploma 'Cida Segura'

05 de novembro de 2021

Abaixo segue o discurso da procuradora Debora Rossini: "Boa noite a todas e todos! Cumprimento o Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Sumaré, vereador Willian Souza, agradecendo também o convite para participar da noite de hoje, e estendo a saudação aos senhores verea...

Leia Mais

Exposição virtual "Mulher, mostra sua cara"

03 de novembro de 2021

Com o fim do mês de outubro, Mês da Mulher, a exposição das sete ilustrações relativas às diversas faces da mulher está disponível no link abaixo, trazendo também os QR codes que trazem músicas e conteúdos ligados à temática de cada desenho. O texto abaixo abriu a exposição...

Leia Mais

Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.2

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!