Pesquisar

Notícias



Plenário da Câmara rejeita requerimento que cobra Prefeitura sobre fiscalização de serviços em vias públicas de Sumaré

Visualize fotos

No documento, vereadores citam furto de cabos de telefonia e dizem que "suspeitos receberam acompanhamento do Departamento de Trânsito da Prefeitura" 

A Câmara Municipal de Sumaré rejeitou, com 15 votos contrários e cinco favoráveis, um requerimento que cobrava explicações da Prefeitura sobre a fiscalização de serviços públicos em vias da cidade. O requerimento nº 40/2025 foi apresentado na sessão desta terça-feira (8), pelos vereadores Rudinei Lobo (PSB), Lucas Agostinho (União Brasil), Geraldo Medeiros (PT), Rodrigo Digão (União Brasil) e Wellington Souza (PT). O documento cita "a detenção de 13 indivíduos que se passaram por equipe de telefonia para furtar cabos subterrâneos na Vila Santana, causando prejuízos estimados em R$ 100 mil e interrupção dos serviços para cerca de mil moradores". Ainda conforme o requerimento, "os suspeitos receberam acompanhamento do Departamento de Trânsito da Prefeitura, o que levanta dúvidas sobre os procedimentos de autorização e fiscalização desses serviços". A ocorrência de furtos de cabos telefônicos foi registrada pela Polícia Militar na noite do dia 5 de fevereiro.

Diante do fato, os vereadores que assinam o requerimento questionam a Prefeitura sobre quais os procedimentos adotados pelo Executivo para verificar a autenticidade das solicitações de acompanhamento do departamento de trânsito em serviços realizados em vias públicas. Os parlamentares também perguntam quem foi o responsável pela autorização do acompanhamento da equipe de trânsito no caso ocorrido na Vila Santana e se existe documentação formal dessa autorização.

"Como é realizada a fiscalização das empresas que solicitam apoio do Departamento de Trânsito, a fim de assegurar que estejam devidamente regularizadas perante os órgãos competentes?", cobra o requerimento. Por fim, os vereadores perguntam se houve reunião entre representantes da empresa investigada e da Prefeitura para tratar sobre a autorização.

 

Demais documentos aprovados

Ainda durante a sessão, os vereadores aprovaram cinco requerimentos que concedem a Medalha Tiradentes a servidores da segurança pública de Sumaré. A solenidade de entrega das medalhas vai ocorrer no dia 24 de abril, no plenário da Câmara. Também foram aprovadas sete moções de congratulação.

Todos os quatro projetos de lei apresentados na sessão foram aprovados por unanimidade. O único apresentado em regime de urgência foi o PL nº238/2025, de autoria do vereador Allan Sangalli (PSB), que autoriza a instalação de iluminação pública em vielas de Sumaré.

Os demais projetos aprovados já estavam pautados na Ordem do Dia: PL nº 250/2025, de autoria do vereador Prof. Edinho (Republicanos), que institui a Olimpíada de Matemática de Sumaré; PL nº 246/2025, de autoria do vereador César Bianchi (PP), que institui a ação cultural "O Jovem Poeta" nas escolas municipais da cidade de Sumaré; e PL nº 260/2025, apresentado por Geraldo Medeiros (PT), que denomina como Praça José Severiano dos Santos (Zé Domingo) a área localizada na esquina entre a Rua Zeferino Rodrigues da Silva com a Rua Maximiano Rita, entre o Jardim Nova Esperança e o Jd. Calegari.

A íntegra da sessão está disponível no canal da Câmara no YouTube. Já os documentos votados na reunião se encontram no site da Câmara, através do link https://sumare.siscam.com.br/Sessoes/Sessao/229.



Versão para Impressão

Fique por dentro

Outras Notícias


Sessão ordinária da Câmara de Sumaré é transferida para a próxima quinta-feira

24 de outubro de 2025

Por conta do feriado do Dia do Servidor Público, reunião que ocorreria na terça-feira, dia 28, deve acontecer no dia 30 de outubro   Os vereadores de Sumaré se reúnem para a 34ª sessão ordinária da Câmara na próxima quinta-feira (30). A mudança na data da reunião, que normal...

Leia Mais

Audiência Pública LOA 2026: Confira a íntegra

23 de outubro de 2025

A Câmara Municipal de Sumaré realizou, nesta quarta-feira (22), audiência pública para debater o Projeto de Lei nº 446/2025, de autoria do prefeito Henrique do Paraíso, que orça a receita e fixa as despesas de Sumaré para 2026. Conhecido como Lei Orçamentária Anual (LOA), o pr...

Leia Mais

Vereadores aprovam Carteira de Identificação da Pessoa com Epilepsia em Sumaré

21 de outubro de 2025

Proposta do presidente do Legislativo, vereador Hélio Silva, recebeu 20 votos favoráveis na reunião desta terça-feira   A Câmara de Sumaré aprovou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (21), um projeto de lei que institui no município a Carteira de Identificação da P...

Leia Mais

Câmara promove audiência pública para debate da Lei Orçamentária Anual (LOA) de Sumaré  

20 de outubro de 2025

  Projeto apresentado pelo prefeito Henrique do Paraíso prevê receita de mais de R$ 1,8 bilhão para o exercício financeiro de 2026   A Câmara Municipal de Sumaré realiza, nesta quarta-feira (22), audiência pública para debater o Projeto de Lei nº 446/2025, de autoria do pre...

Leia Mais

Rodrigo Digão quer “Farmácia de Todos” em Sumaré

20 de outubro de 2025

Projeto de autoria do vereador entra em votação na sessão da Câmara desta terça-feira   Os vereadores de Sumaré se reúnem nesta terça-feira (21) para votar o Projeto de Lei nº 463/2025, que institui o Programa "Farmácia de Todos", sob a supervisão da Secretaria Municipal de...

Leia Mais

Convite Audiência Pública – LOA – 2026

17 de outubro de 2025

A Câmara Municipal de Sumaré, através de seu Presidente Vereador Hélio Silva, tem a honra de convidar a todos (as) os interessados (as) para a AUDIÊNCIA PÚBLICA com a finalidade de apreciar o Projeto de Lei nº 446, de 26 de setembro de 2025, que “Orça a Receita e fixa a Despes...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!