Pesquisar

Notícias



Parlamentares jovens de Sumaré aprovam moções durante sessão ordinária

Visualize fotos

Estudantes eleitos para o Parlamento Jovem se reuniram na 3ª sessão ordinária do ano, na manhã de sábado

 

Quatro moções foram aprovadas pelos parlamentares jovens de Sumaré na 3ª sessão ordinária do ano, realizada na manhã de sábado (5). O encontro do Parlamento Jovem foi organizado pela Escola do Legislativo Professora Ceilita Miranda de Nadai.

A primeira moção aprovada foi apresentada pelos parlamentares jovens Abner Samuel, Áthila do Nascimento Correa, Emanuelle dos Reis Zambelli, Lucas Grechi Moura, Matheus Daniel Barboza Lira e Rodrigo Rodrigues Dalmédico Vollet. A moção nº 4/2025 faz uma homenagem ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, comemorado no dia 24 de abril.

"Esse reconhecimento ressalta a importância de promover o respeito, a valorização e a inclusão social das pessoas surdas, que enfrentam barreiras de comunicação diárias e que merecem um espaço de respeito e igualdade social em todos os lugares, principalmente nas escolas públicas ou privadas atendendo o que determina a Lei n° 13.146, de 6 de julho de 2015, que instituiu a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)", diz o documento.

Em seguida, foi aprovada a moção nº 5/2025, apresentada pelo mesmo grupo de parlamentares jovens, em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril. A data tem o objetivo de promover a inclusão social e combater o preconceito contra as pessoas autistas e ampliar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). "Celebrar essa data incentiva que se faça o diagnóstico precoce e possa permitir o acesso a terapias e tratamentos adequados, o que proporciona ter uma melhor qualidade de vida e seu desenvolvimento para as pessoas dentro do espectro autista", destaca a moção.

Também foi aprovada a moção nº 6/2025, de autoria do parlamentar jovem Nathan Henrique Calixto de Souza, em congratulação à direção e aos servidores da Escola do Legislativo. No documento, Nathan reflete que a Escola do Legislativo, através do projeto do Parlamento Jovem, atua para "pensar nos jovens do município de Sumaré e oferecer formação de matérias extracurriculares de grande valia para a construção de um jovem participante da vida pública e consequentemente contribuir com o futuro da sociedade".

Por fim, foi aprovada a moção nº 6/2025, escrita pelo parlamentar jovem Breno Vieira Guerra, de apelo pela implementação de mais oficinas e projetos municipais envolvendo a cultura do teatro. Durante a sessão, ainda foi lida a indicação nº 9/2025, de autoria da parlamentar jovem Isabella de Lima Carvalho, que pede implantação de ciclovia nos bairros de Sumaré, e o projeto de lei nº 1/2025, da parlamentar jovem Luana Machado, que obriga a instalação de sistemas de aviso sonoro nos pontos de ônibus municipais para identificação de veículo de transporte coletivo por pessoas com deficiência visual.

 

Cultura e políticas públicas

Antes da sessão, os parlamentares jovens participaram de uma atividade de formação sobre cultura e política pública. A palestra foi ministrada pelo ator, diretor e professor Vinicius Cassiolato, presidente do Conselho de Cultura de Sumaré. O objetivo foi promover reflexões sobre a cultura e o fazer artístico de forma que instiguem os participantes a criar circuitos artísticos em seu território, além de instigar a reflexão sobre a importância dos movimentos coletivos na política pública da cultura por meio de fóruns populares e conselhos de cultura.



Versão para Impressão

Fique por dentro

Outras Notícias


Personalidades de Sumaré recebem Diploma de Honra ao Mérito Dandara e Zumbi dos Palmares 

19 de novembro de 2025

Honraria destinada a pessoas que prestaram relevantes serviços à população negra e afrodescendente foi entregue em sessão solene na noite desta quarta-feira, no plenário da Câmara   A Câmara Municipal de Sumaré entregou, na noite desta quarta-feira (19), os Diplomas de Honra...

Leia Mais

Projeto aprovado pela Câmara prevê energia solar fotovoltaica em edifícios públicos de Sumaré

19 de novembro de 2025

Proposta dos vereadores Ney do Gás e Rai do Paraíso faz parte do Programa Sustentabilidade Energética no Serviço Público Municipal   Um projeto de lei aprovado pela Câmara de Sumaré prevê a adoção progressiva de sistemas de energia renovável, como placas solares fotovoltaic...

Leia Mais

Audiência pública em Sumaré debate Autismo, TDAH e outros transtornos do desenvolvimento

19 de novembro de 2025

Reunião é organizada pela Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura, Lazer e Turismo da Câmara Municipal   A Câmara Municipal de Sumaré realiza audiência pública para debater as políticas municipais voltadas à saúde, educação e assistência social de crianças...

Leia Mais

Programa de vacinação domiciliar para autistas é aprovado na Câmara de Sumaré

18 de novembro de 2025

Projeto apresentado pelo vereador Tavares que quer garantir respeito às necessidades das pessoas com TEA foi votado durante a reunião do Legislativo desta terça-feira  A Câmara de Sumaré aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (18), o Projeto de Lei nº 345/2025, que in...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!