Pesquisar

Notícias



'Mulher mais segura': Câmara de Sumaré aprova projeto de acolhimento às vítimas de violência

Visualize fotos

Proposta apresentada pelo presidente do Legislativo, vereador Hélio Silva, cria rede integrada de proteção às mulheres

No mês em que se celebra a luta por igualdade de direitos para as mulheres, a Câmara Municipal de Sumaré aprovou um projeto de lei que cria o programa “Mulher mais segura”. A finalidade é implementar uma rede integrada de proteção, saúde e acolhimento às vítimas de violência no município. A proposta foi apresentada pelo presidente da Câmara, vereador Hélio Silva (Cidadania). O PL nº 145/2025 foi aprovado por unanimidade com 19 votos favoráveis na sessão ordinária desta terça-feira (11). A proposta agora segue para sanção do Executivo.

O projeto “Mulher mais segura” terá como prioridade o melhor atendimento à mulher vítima de violência, com a finalidade de preservar sua dignidade, saúde e integridade física e psicológica. Para isso, poderá ser criada uma central única de acolhimento especializado com equipes multidisciplinares e capacitadas para prestar serviços de saúde, assistência social, jurídico, psicológico, de apoio e acompanhamento da mulher nos setores públicos.

O texto do presidente Hélio Silva também prevê a realização de campanhas de conscientização e prevenção da violência contra a mulher, com foco na desconstrução de estereótipos e preconceitos, bem como o fortalecimento da rede de proteção e enfrentamento à violência contra a mulher, por meio da articulação entre órgãos governamentais, entidades da sociedade civil e demais instituições.

Deverá ser garantido ainda o atendimento humanizado e assistência de forma articulada com todos os serviços que compõe a rede integrada de proteção, saúde e acolhimento à mulher em situação de violência. Visando à inserção da mulher vítima de violência no mercado de trabalho, as beneficiárias do projeto poderão ser encaminhadas aos serviços públicos de educação e capacitação profissional.

Na avaliação do vereador, a articulação do Poder Executivo municipal com as demais instituições permitirá a execução de políticas públicas efetivas de segurança das mulheres e fará com que elas se sintam inseridas na rede de apoio e proteção.

"A importância do projeto está no planejamento das ações, que se dará em conjunto com os demais órgãos integrantes da rede de proteção, saúde e acolhimento às vítimas de violência no âmbito do município de Sumaré. A implantação de uma política de proteção às mulheres e de combate à violência que se pretenda efetiva precisa ser conduzida por vários setores interligados", defende Hélio Silva na justificativa do projeto.

Demais projetos

Ainda durante a sessão desta terça-feira, foi aprovado o PL nº 139/2025, de autoria do vereador Ney do Gás (PV), que institui no município o “Disque Plante uma Árvore”. Em regime de urgência, foi aprovado também o PL nº 243/2025, de autoria do vereador Rai do Paraíso (Republicanos), Pereirinha (Cidadania) e Welington da Farmácia (MDB), que altera a Lei Municipal nº 6.656/2021.

A legislação em vigor tornava obrigatória a instalação de redes de proteção em todas as áreas dos novos empreendimentos, prédios e apartamentos de Sumaré que ofereçam risco de queda, como janelas, inclusive de banheiros e áreas de serviços, varandas, áreas de manutenção e de sistemas de ar condicionado e áreas comuns. Com a alteração aprovada na sessão desta terça, a lei torna facultativa a instalação das redes de proteção.

Moções

Quatro moções foram aprovadas pelos parlamentares nesta terça. A moção nº 9/2025, de autoria do vereador Valdir de Oliveira (Republicanos), congratula a senhora Simone Aparecida Malaquias, "em reconhecimento ao excelente trabalho prestado a Sumaré e pelo comprometimento com a promoção da solidariedade e do bem-estar social".

De autoria do vereador Tião Correa (PSDB), foram aprovadas a Moção nº 10/2025, em congratulação ao padre Luan Flávio de Oliveira, e a Moção nº 11/2025, aos integrantes da Paróquia São Miguel Arcanjo, pelas comemorações de 25 anos de criação da paróquia.

Por fim, foi aprovada a Moção nº 12/2025, de autoria do vereador Alan Leal (PRD), ao delegado Eduardo Salge da Fonseca e Cunha, "pelo excepcional trabalho realizado na Delegacia de Defesa da Mulher de Sumaré".

O acesso integral aos documentos da sessão pode ser feito através do site da Câmara, no link https://sumare.siscam.com.br/sessoes.



Versão para Impressão

Publicado em: 11 de março de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias


Vereadores aprovam projeto que garante plantio de árvores a partir de matrículas na rede municipal de Sumaré

21 de março de 2025

Programa “Criança Matriculada, Árvore Plantada”, de autoria do vereador Dudu Lima, pretende promover educação e equilíbrio ambiental com o plantio de mudas a cada criança matriculada no 1º ano do ensino fundamental   O Projeto de Lei nº 195/2025, que institui o “Programa Cri...

Leia Mais

Dia de conscientização sobre o burnout é aprovado pelos vereadores de Sumaré

20 de março de 2025

Proposta apresentada pelo vereador César Bianchi quer trazer reflexões sobre a doença do esgotamento profissional dos trabalhadores No momento em que o tema da saúde mental vem ganhando cada vez mais atenção em todo o mundo, a Câmara Municipal de Sumaré aprovou, na última ter...

Leia Mais

Lei Eduardo Brazilino Queiroz: Câmara de Sumaré aprova projeto que estabelece regras para diagnóstico de febre maculosa

19 de março de 2025

 Proposta apresentada pelo vereador Prof. Edinho foi aprovada quase um ano após a morte de adolescente que não recebeu diagnóstico correto para a doença   Durante a última sessão ordinária da Câmara de Sumaré, ocorrida nesta terça-feira (18), o plenário aprovou o Projeto de...

Leia Mais

Câmara aprova escola cívico-militar em Sumaré

18 de março de 2025

Projeto de lei de autoria do prefeito foi apresentado em regime de urgência e aprovado na sessão ordinária desta terça-feira  A Câmara Municipal de Sumaré aprovou a proposta do Executivo Municipal que cria o Programa Escola Cívico-Militar na rede de educação básica do municíp...

Leia Mais

Alan Leal quer gratuidade em ônibus de Sumaré para inscritos no Enem

17 de março de 2025

17/03/2025 (Segunda-feira) | Proposta que será votada na sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira garante transporte sem custo para estudantes em dias de aplicação do exame   O Projeto de Lei nº 27/2025, que autoriza a gratuidade no transporte coletivo municipa...

Leia Mais

Parlamento Jovem aprova moção de congratulação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

17 de março de 2025

17/03/2025 (Segunda-feira) | Proposta de autoria do presidente do Parlamento Jovem, Rick Isomura, foi aprovada na sessão ordinária deste sábado O Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Sumaré aprovou uma moção de congratulação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, cel...

Leia Mais

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.6

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!