Homenagem ocorreu na noite desta quinta-feira, no Anfiteatro Dirce Dalben
Nesta quinta-feira (14), aconteceu a sessão solene de entrega dos diplomas Cida Segura e Anita Garibaldi, promovida pela Câmara Municipal de Sumaré. No evento, em homenagem às mulheres que se destacaram no município, foram entregues oito honrarias escolhidas e aprovadas pelos vereadores. Os dois diplomas do Legislativo sumareense são tradicionalmente entregues em março, mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher.
Três mulheres foram contempladas com o Diploma de Honra ao Mérito Cida Segura: Elaine Bejamim, homenageada pelo presidente da Casa, vereador Hélio Silva (Cidadania); Sandy Vaughan Vieira, homenageada pelo vereador Silvio Coltro (PL); e Sueli Gonçalves da Silva, que recebeu das mãos do vereador Ulisses Gomes (PT) a homenagem concedida pelo vereador Willian Souza (PT).
O nome da honraria é uma homenagem a Maria Aparecida de Jesus Segura, importante liderança popular que morreu em 2003. Mineira de nascimento, Cida Segura era moradora de Sumaré, onde atuou na luta pela reforma agrária e liderou grandes ocupações em áreas da Fepasa. Mais tarde, junto com as Mulheres da Terra, ajudou na construção da escola do Assentamento II de Sumaré, que atualmente leva seu nome. Lutou também para que a cidade tivesse sua primeira unidade do Programa Saúde da Família (PSF). Participou da fundação da Organização das Mulheres Assentadas e Quilombolas do Estado de São Paulo (OMAQUESP), foi militante das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e do Partido dos Trabalhadores (PT).
Outras cinco mulheres receberam o Diploma de Honra ao Mérito Anita Garibaldi: Cintia Carolina Vitorino Moreira, homenageada pelo vereador Rodrigo Dorival Gomes (Cidadania); Deny Tozatti, homenageada pelo vereador Silvio Coltro (PL); Mara Dalben, homenageada pelo presidente Hélio Silva; Maria das Dores Caroba, homenageada pelo vereador Lucas Agostinho (União Brasil); e Osvarina Oliveira, homenageada pelo vereador Ney do Gás (Cidadania).
O prêmio é uma referência à catarinense Anita de Jesus Ribeiro, que morreu na Itália em 1849. Anita Garibaldi ficou conhecida como a “Heroína dos Dois Mundos”, por ter participado de diversas batalhas, no Brasil e na Itália, ao lado de seu marido, Giuseppe Garibaldi. Lutou na Revolução Farroupilha (Guerra dos Farrapos), na Batalha dos Curitibanos e na Batalha de Gianicolo, na Itália.
Também estiveram presentes no evento a Secretária de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social de Sumaré, Ana Cléia Meneguetti; a Presidente do Conselho Municipal de Direitos da Mulher, Renata Duarte; a Corregedora da Guarda Municipal, Simone Nery; e a Procuradora Especial da Mulher da Câmara Municipal, Michele Tome.
Publicado em: 15 de março de 2024
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Evento promovido pela Comissão de Meio Ambiente do Legislativo e solicitado pela Associação de Defesa do Meio Ambiente de Sumaré acontece na segunda-feira A Câmara de Sumaré promove, na próxima segunda-feira (1º), audiência pública para debater assuntos relevantes ligados...
Reunião convocada pela Comissão de Saúde e Educação do Legislativo debateu políticas municipais para crianças com autismo, TDAH e outras condições que impactam o desenvolvimento infantil A Câmara Municipal de Sumaré realizou, na noite desta quarta-feira (26), uma audiência...
Moção foi entregue ao secretário Junio Francisco Batista e sua equipe pelo plantio de 500 mudas de árvores nativas no Horto Florestal Municipal O vereador Professor Edinho (Republicanos) entregou uma moção de congratulação e aplausos à Secretaria Municipal de Sustentabilidad...
Evento acontece nesta quinta-feira e reúne 21 estudantes do Ensino Médio eleitos em escolas públicas do município A Câmara de Sumaré realiza, nesta quinta-feira (27), a sessão solene de posse dos jovens parlamentares eleitos para o ano de 2026. O evento acontece às 19h, no a...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.9